domingo, 28 de agosto de 2011

Sonhos. Objetivos. Desejos (Parte 1)

Quantos sonhos você tem na vida? E quantos objetivos? E os seus desejos, quais são? E qual a diferença entre eles? Antes de mais nada, gostaria apenas de RATIFICAR que o posicionamento aqui expresso é ESTRITAMENTE PESSOAL e condiz apenas com minhas experiências de vida e do que aprendi com elas. 

Do meu ponto de vista existe um diferença básica quando falamos de sonhos, objetivos e desejos, os três são importantes e todos nós precisamos tê-los, mas cada um possui um lugar determinado em nossas vidas e eles precisam estar bem delimitados para que eu possa chegar em algum lugar.

Eu entendo que sonhos são ideais mais utópicos, mas nem por isso irrealizáveis, por exemplo, eu sonho com a paz mundial (quase uma miss, hehehe) mas eu tenho consciência que este sonho não depende unicamente de mim, pois precisam que mais 7 bilhões de pessoas também queiram isto; todavia, eu posso com certeza fazer a minha parte dentro de minha realidade e isso não deixa de ser importante e necessário. Vamos diminuir um pouco, eu sonho com uma renda igualitária para toda população, mas isso também depende do que o governo faz em relação a isso, as condições que ele dá para a população obter esta renda, eu não tenho como fazer isso sozinha. E assim por diante...mas, sonhar com estas realidades mostra que eu tenho consciência que minhas pequenas atitudes contribuem para alcançarmos esse ideal e principalmente nos dá a certeza que a exortação de São Paulo para não nos conformarmos com este mundo (Cf. Rm 12, 2) faz efeito em meu coração.

Já objetivo é algo mais concreto, algo que tenho determinado em minha vida e exige de mim esforço e dedicação pessoal e sobretudo, que depende quase 100% de minha dedicação e persistência naquilo que me foi despertado. Segundo o Aurélio, objetivo é um fim a ser atingido, um alvo, propósito, sendo assim, cabe a mim estabelecer os caminhos que serão necessários para chegar ali. E por fim, quando falamos de desejo chegamos a um terreno do meramente humano, carnal, sensitivo. Desejamos algo tangível, imediatista e temporário, por exemplo, após o almoço é normal muitas pessoas desejarem comer algo doce, ou ainda, quando sou apaixonado por alguém desejo ter aquela pessoa ao meu lado.

É preciso ter muito cuidado com essas realidades que estão em nossas vidas diariamente, porque se não soubermos colocar cada qual em seu devido lugar corremos o risco de invertermos as prioridades em nossas vidas e no fim não termos alcançado nada.

Eu entendo que é preciso sonhar para que não se perca a fantasia e o romantismo da vida. É preciso acreditar que coisas impossíveis podem acontecer, porque podem mesmo, os milagres estão por toda parte e você mesmo pode testemunhar isto em sua vida, entretanto, é preciso ter os pés no chão, é preciso firmeza para compreender que a capacidade de sonhar não pode tomar o lugar da capacidade de lutar. 

"Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado." 
(Roberto Shinyashkki) 

Objetivos são necessários para que nossa vida tenha um sentido. Quando eu vivo minha vida sem metas, sem pontos de chegada simplesmente eu não estou vivendo, mas apenas existindo. Acredito que precisamos criar e recriar novos abjetivos de vida, lutando e buscando alcança-los, mas quando não for possível, que possamos ter a cabeça erguida e maturidade para compreender que talvez não fosse o melhor para nós e então recomeçar. Eu digo por experiência própria que quando se tem uma meta a se alcançar, uma força no coração e confiança em Deus, nada é capaz de deter um objetivo.

"Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa."
 (Mahatma Gandhi)

E os desejos...ah! estes são mais complicados. É preciso cuidado, prudência e temperança para controlar os desejos, porque estes muitas vezes não passam de impulsos carnais. Carnais no sentido de responder somente ao desejo meramente humano, muitas (e na maioria) das vezes sem nenhum acréscimo ao espírito. Claro que faz parte dos prazeres da vida dá vazão a alguns desejos, como de comer um chocolate, beijar quem se ama, comprar uma roupa que gostou e se sentiu bem, todavia, não podemos ser consumidos por estes desejos, eles não podem tomar um destaque na nossa vida e precisamos encará-los de tal forma que o não acontecimento deles não irão mudar o rumo da minha vida, muito menos determinar minha personalidade. 

"A libertação do desejo leva à paz interior." 
(Lao-Tsé)

Agora, encarando de um ponto de vista cristão: precisamos ter no nosso coração a certeza que Deus deve ser o centro de todos nossos pensamentos, quando isto acontece, inevitavelmente meus sonhos, objetivos e desejos estarão equilibrados de tal modo que só podem transparecer Deus. Cristo é o modelo acabado deste equilíbrio, é o exemplo mais perfeito de como direcionar nossos planos e colocá-los ao dispor do Pai. Através da figura de Jesus conseguimos compreender que viver é entregar-se aos sonhos que Deus desperta em nós e que este é o caminho mais seguro a seguir mesmo que ele venha com pedras e cruzes; é preciso coragem para trilhar este caminho porque não é fácil, mas a vitória é certa (Cf. Jo 16, 33).



Por tanto, queridos amigos, busquem uma vida com sentido, com metas e desejos sadios voltado a Deus, de tal forma que seu coração e seu espírito estejam repletos de paz e amor e ao fim de nossas jornadas nesta vida, possamos no encontrar com Deus e finalmente dizer como São Paulo: Combati o bom combate! (Cf. 2Tm 4, 7)

Deus vos abençoe e Nossa Senhora nos guarde em seu coração!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sabereis que eu, o Senhor, digo e faço! (Ez 37, 14)

Interessante perceber como tantas coisas mudam em tão pouco tempo e ao mesmo tempo como tantas coisas não mudam mesmo com o passar do tempo. Comigo não é nem um pouco diferente. Durante toda minha vida sempre tive problemas sérios com minha auto-estima e consequentemente, problemas com carência. Nunca fui de ficar fazendo escândalo, nem cenas para chamar atenção, mas quando eu percebia que estava sendo de alguma forma sendo deixada de lado (mesmo que fosse na minha cabeça) eu me afundava numa tristeza e já achava que a vida não fazia sentido nenhum. Eu fazia de tudo para agradar a todos, para que todos gostassem de mim, mas no fundo, isso só me fazia mais triste ainda!

Depois que me aproximei da Igreja e como fui entendendo, pelo menos um pouco, o amor de Deus, fui ficando menos insegura, de alguma forma eu compreendia que havia um Deus que me amava acima e principalmente, além de tudo. Todavia não é um processo fácil, pois meu passado muitas vezes vem ao meu encontro, mesmo quando não é minha vontade encontrá-lo e quando menos espero, meu coração esquece o amor de Deus.

Há algumas semanas eu estava nesta situação. Achava que Deus havia esquecido de mim, uma pessoa que era muito especial pra mim provou que eu não tinha nenhum significado para ela e por fim, eu não iria participar da Jornada Mundial da Juventude, que era um sonho que eu estava alimentando a muito tempo e simplesmente não iria acontecer. Estava muito mal mesmo. E todos os sentimentos de inferioridade começaram a emergir e eu a afundar. E eu pedi com todo meu coração que Deus me tirasse desta, que desse uma luz e me mostrasse que estava ao meu lado, porque eu estava cega e não conseguia enxergar simplesmente todas as provas de Amor que Ele já havia me dado. E Ele me provou! Resumindo: numa demonstração INFINITA DO PODER DE DEUS, me foi dada a oportunidade de ir à Jornada Mundial da Juventude, e mesmo com tantas pessoas torcendo CONTRA, mesmo com todas as dificuldades, mesmo assim, Deus quis e Deus fez. (Cf. Ez 37, 14)

Preferia que não fosse assim, mas foi necessário este fato para eu me dá conta do que Deus já havia feito em minha vida. Desde minha concepção, não há dúvidas que Deus queria algo pra mim. Nasci e fui abandonada e por pouco não fui parar numa família desestruturada, sem contar as outras opções, mas ao contrário, Deus me deu a MELHOR MÃE DO MUNDO, que me deu tudo que era necessário para ter uma vida feliz, confortável, saudável. Desde cedo Deus me atraia a Ele e eu ouvi seu chamado e me deixei ser seduzida aos poucos pelo amor d'Ele. Claro que tive meus momentos de queda, muitas vezes deixei que os sentimentos do mundo me dominasse, minha personalidade sempre foi muito difícil de controlar, mas por mais doloroso que fosse, no final eu cedia e deixava que Deus me podasse e me formasse. Perdi meu pai aos doze e minha mãe aos 24, tenho uma avó idosa pra cuidar e uma família que simplesmente me abandonou e vive a me jogar pedras; mas eu não desisto de ser feliz. 

De fato, a falta de minha mãe as vezes é desesperadora, mas eu tenho plena certeza que ela me queria feliz. E não posso decepcioná-la, na verdade, não posso deixar pra trás tudo que Deus me deu, todos os dons, talentos, graças, virtudes, preciso responder a este chamado e minha resposta é a minha própria vida. E porque estou escrevendo tudo isto? Porque eu quero te dizer que não importa o que você já passou ou está passando, o passado não deve ter domínio sobre você, o que importa é que Deus te cumulou de toda sorte de bençãos e você precisa lutar para que elas aconteçam na sua vida, porque essas bençãos são como um presente embrulhado, você precisa abrir o pacote. Não se importe com o que as pessoas falam de você, a não ser que elas tenham a reta intenção de lhe corrigir e de fazer você uma pessoa melhor, mas com certeza a maioria só quer mesmo te criticar, então, escute e pondere, se for verdade, MUDE, se não for, ESQUEÇA, mas peça que Deus te dê sabedoria pra distinguir uma da outra. E por fim, SEJA FELIZ, mesmo nas dores e nos momentos de angústia, não permita que ninguém roube sua esperança e a certeza que você nasceu pra dá certo, que você é um vitorioso e principalmente, que DEU TE AMA!

E pra finalizar, deixa essa canção que sempre fez parte de minha vida e hoje mais que nunca e resume perfeitamente meu sentimento atual! Eu não sou egoísta, pode pegá-la pra você também e faça dela um hino que você cantará a cada vitória! 


Deus te guarde e Nossa Senhora te abençoe! =)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fotos da VÍGILIA! =)

Geeeeente!

Que emoção! Aí estão algumas fotos da vigília! Só de lembrar já fico com saudades! =)


Quando chegamos no local da vigília! Repara no céu! Jajá piora! =X


Gente, neste momento eu pensei que ia morrer. Era vento demais, água demais, gente demais! Só estava tranquila porque tinha indulgência plenária, então ia direto pra céu! kkkkkkkk


Após a benção do Santíssimo; benção vinda das mãos do Santo Padre!  Emocionada? Não só um pouquinho! =X


Tinha esse pouquinho de gente. Será que vocês me encontram aí?
Amanhecendo! Lindo demais! =)





Dios los bendiga! 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Enquanto isso...

Holaaaa! 

Gente, não tem como colocar as fotos da sexta e do sábado/domingo porque ficaram com Thays e ela viajou pra São Paulo e esquecemos de passar pra mim! Então vou falar da minha opinião sobre a JMJ, o que significou pra mim e algumas fotos extras. Pode ser??? Vocês me desculpam não mostrar detalhes sobre a vigília? =X

De qualquer forma, vou falar um pouco de como foi essa noite/madrugada tão esperada!

Eu, Victor e Thays chegamos teoricamente tarde no local da vigília, porque Victor precisa resolver a mudança da passagem dele no aeroporto que ficava muito longe do centro, que era onde estávamos. Cuatro Vientos era o local da vigília e ficava mais longe ainda. Pegamos o metrô, um ônibus e ainda andamos uns 20 minutos, quando chegamos, umas 19h, havia muitas pessoas do lado de fora e por isso achamos que estava atrasado, quando perguntamos a um grupo de brasileiros, descobrimos que na verdade a organização havia fechado os portões porque já estava cheio. Sinceramente, fiquei indignada, porque era um evento que tinha a estimativa de 2 milhões de pessoas e ali fora ainda devia ter umas 5 mil pessoas, fora as que estavam esperando nas outras entradas. 

Depois de mais ou menos uma hora esperando sem nenhuma informação precisa, abriram os portões. Nessa hora começou uma chuva com ventania e raios, gente, quer saber? Pensei que eu ia morrer naquela hora, fiquei com muito medo mesmo. Corremos muito e era muito mal iluminado, mas depois de andar um tempão naquela chuva que parecia mais de pedra do que água, finalmente encontramos os meninos da Doce Mãe de Deus. E então nos acomodamos e foi exatamente na hora que começou o discurso do Papa, discurso este que me emocionou bastante porque falou justamente daquilo que mais me angustia: VOCAÇÃO. Depois foi exposto o Santíssimo e recebemos a benção do próprio Benedicto, vou confessar que chorei lindo neste momento. Deus sabe o que se passava ali em meu coração!

Apesar de algumas coisas (que falarei mais na frente) foi bem emocionante ver aquela juventude reunida e adorando a Jesus. O silêncio que invadiu o ambiente, silêncio respeitoso de 2 milhões de pessoas, foi ensurdecedor, invadiu minha alma e meu coração. Realmente uma experiência que não existem palavras, nem imagens capazes de descrever. Só estando lá...

Particularmente a JMJ foi uma constatação de muitas coisas para mim, espiritualmente e em outras áreas de minha vida. Muitas coisas que preciso mudar, decisões que preciso tomar e aceitar certas coisas que faz tempo que estão na minha cara e eu não queria enxergar. Também me dei conta que seja aqui em João Pessoa, na Paraíba, no Brasil ou em Madri, Espanha, na Europa sempre existem as pessoas que simplesmente não entendem. Também percebi que existem várias expressões de uma mesma fé e precisamos respeitar as diferenças. Aprendi que a linguagem do amor é universal e por estarmos reunidos numa mesma intenção fazia de nós uma só nação. Confirmei minha fé católica, meu amor ao Santo Padre. Entendi que não importa o quanto certas atitudes e decisões são importantes, sempre existem aquelas pessoas que não compreendem e te criticam. Aprendi que a Europa é realmente fascinante, mas o Brasil é maravilhoso e os brasileiros mais ainda. 

Enfim...mais que uma jornada, literalmente falando, essa viagem serviu para minha vida e pra minha história. No fim de tudo, a certeza que eu mais tive com essa JMJ é que para Deus nada é impossível, que mesmo o mundo conspirando contra, Ele cumpre as promessas que faz. Lembrei muito de minha mãe, de como planejamos essa viagem e de como tínhamos nossos sonhos...é, foi bem diferente de como imaginamos, mas foi do jeito que Deus quis. Tenho certeza que ela está muito feliz de onde ela estiver. Eu olhava a beleza do céu na volta pra casa e de como eu queria contar tudo pra ela, mas então eu me lembrava que eu não precisava falar, porque ela estava vendo tudo comigo. 

Finalmente, eu percebi que posso ir aonde eu quiser, se isso for da vontade de Deus; que os sonhos são possíveis de se realizar quando você coloca nas mãos do Pai e deixa que Ele mesmo determine como isso vai  acontecer e mais importante aprendi que devemos acreditar naquela vozinha que fala dentro de nós, confiar nela e seguir em frente, porque eu escutei a voz que me dizia que eu iria pra Madri. E hoje estou aqui contando minha história e pronta pra começar um novo capítulo de minha vida, pronta para (re)começar minha missão e espalhar pra o mundo inteiro a VERDADE QUE NOS LIBERTA, a VERDADE QUE É UMA PESSOA, a VERDADE QUE É JESUS CRISTO.

Para fechar vou colocar algumas fotos destes diversos dias, só pra ilustrar mesmo, porque nem minhas palavras nem as fotos podem chegar perto do que foi essa viagem. E em 2013 temos mais e aqui bem pertinho, no RIO DE JANEIRO. Agora é arregaçar as mangas e organizar essa JMJ aqui e mostrar pro mundo inteiro do que a juventude brasileira é capaz!


Esperando nosso voo Recife-Madrid

Metro cheio de peregrinos =)


Quando chegamos em Madri. A primeira vez que pegamos o metrô sozinhos!

Na volta da Missa de abertura!

Missa de Abertura!

Vista de nosso Hostel! =)


Pra variar McDonalds...não quero sentir o cheiro pelo menos por um ano! (Argh!!)

Nossa bolsa de peregrino e com o que vinha dentro. Ainda tem o terço, chapéu, leque e o crucifixo!


Esperando o Papa na praça Cibelles!






Bem, acho que é isso! Tentei colocar o máximo de notícias possível, mas como é de costume neste blog, tratam-se apenas de um olhar pessoal, minhas palavras, meus pensamentos e nada mais. Espero ter passado um pouco da minha experiência lá e ter feito vocês sentirem um pouco desta jornada aqui! Agradeço a todos que passaram por aqui e por todos que me ajudaram, principalmente com as orações. 

Dios los bendiga !!!!!!!


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

4º dia - Jornada Mundial da Juventude - Madri

Holaaaaaaaa!

Muito feliz de escrever esse post e morrendo de ansiedade de mandar todas as notícias para vocês. VIMOS O PAPA! =)

Calma, calma...vamos por partes, que até chegar este momento foram 12 horas de espera.


Acordamos super cedo e pegamos direto para a praça Cibelles, onde o Papa discursaria. Quando chegamos lá estava tudo vazio, só o pessoal da organização mesmo. Enquanto buscávamos um lugar para ficar, eis que identifiquei uma pessoa da comunidade Doce Mãe de Deus e fomos para onde eles estavam. FINALMENTE ENCONTREI O RESTO DO PESSOAL!!! Nossa, fiquei muuito feliz mesmo, estava com muita saudades e louca para colocar notícias deles aqui!










Coração especial pra Dyego! 






 Especialmente para Junior!







Como eu já disse várias vezes aqui, o pessoal que é voluntário tá mais perdido que cego em tiroteio. Nunca existe uma informação precisa ou comum a todos. Quando chegamos, nos acomodamos em um local, depois disseram que não podia, nos colocaram num outro lugar e veio outra pessoa dizer que também não podia. depois de muita confusão, ficou decidido onde ficaríamos de uma vez. Como eu disse lá em cima, quando chegamos não tinha ninguém, mas aos poucos começou a encher de gente. Não vou contar com detalhes tudo que aconteceu nestas 12 horas de espera, as imagens podem mostrar, mas podem ter certeza que foi muito, MUITO, MUITO, MUITO CANSATIVO, mas compensou. Vimos o Papa bem de perto.












 Para quem nunca viu, aí está Zaqueu! 


Nosso BICHO-PREGUIÇA 

















Não pegamos o discurso dele porque alguns dos nossos não aguentavam mais estar naquele lugar e precisaram sair. Ficamos apenas escutando do gramado, mas mesmo assim foi maravilhoso ouvi-lo tão de perto. A frase que mais me marcou, particularmente, foi quando ele disse que a Igreja precisava de nós e nós precisávamos da Igreja. 

Eu sabia que o Papa era capaz de mobilizar tantas pessoas, mas não imaginava que essas pessoas éramos nós, os jovens; isso prova a força que temos! Era lindo de se ouvir quando aquela multidão dizia: ESTA É A JUVENTUDE DO PAPA. E quando gritavam seu nome, todos a uma só voz: BENEDICTO! Emocionante!

Quando terminou tudo, voltei pra casa com Thays e Victor. Estávamos muito cansados...só  queria tomar banho e dormir. Mas, estava muito feliz! Deus me deu muito mais que eu merecia, essa é sem dúvida a melhor experiência de minha vida, em todos os sentidos!

Agradeço demais essa oportunidade! Inclusive a todos que me ajudaram! =)

Por fim, as notícias de todos é que estão todos bem. Dormindo um pouco mal, porque é muita gente no alojamento, mas fora isso está tudo tranquilo. Todos mandaram beijos pra suas famílias e que estão com saudades! Desculpem mesmo a demora das notícias, mas a internet não estava muito boa hoje. 

Amanhã coloco mais notícias de hoje e de sábado na vigília! 

Dios los bendiga e hasta la vista!