quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

É o tempo da Graça!

"Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois Ele diz: 'No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri.'. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação." ( 2 Cor 6, 1s)

O tal do ser humano é uma bicho estanho. Cada vez mais me convenço do quanto desperdiçamos nossas vidas, nossos talentos, dons com tanta coisa que não nos serve de nada!

Durante muito tempo eu me perdi em datas; o fato de ter boa memória me fazia guardar inúmeras lembranças com detalhes impressionantes, até mesmo pra mim. Se por um lado isso é bom, por outro já me causou muita dor, tristeza, culpa e até mesmo raiva. Já dizia Ingrid Bergman: Felicidade é boa saúde e má memória. Claro que não acredito que este o segredo da felicidade, mas tenho plena convicção que faz parte da receita.

Infelizmente, muitos de nós, direciona a memória à coisas sem importância, mas que colocamos num grau elevadíssimo em nossa estima que ocupam o lugar de algo que realmente mereça nosso sentimento. O aniversário, por exemplo, ficou marcado no nosso senso comum que deve ser lembrado e celebrado sem exceções, sob pena de acaso seja esquecido, torne-se ofensa das mais graves. Certamente ser lembrado naquele dia que você nasceu e as pessoas celebrarem isso com alegria, eleva nossa auto-estima e é até importante porque o homem necessita de ritos, mas daí fazer disso um referencial para amigos verdadeiros ou não, já se torna exagero.

Acontece que ultrapassamos o limite e passamos das datas para tudo que acontece ao nosso redor; facilmente esquecemos vários bens nos feito, por um único mal eventual. Ignoramos, desprezamos, desconsideramos uma amizade, que antes era tão estimada, em detrimento de fatos isolados que muitas vezes nada mais são que mal entendidos, esquecemos um "amor" de outrora, simplesmente porque não sabemos lidar com nosso orgulho. 

Na mitologia grega, existiam dois deuses para o tempo: Kairos e Chronos; o primeiro era filho do segundo e estava relacionado ao tempo oportuno, enquanto que seu pai, Chronos, era aquele tempo que tinha duração, que era determinado. Quando São Paulo entrou em contato com a cultura grega, ele logo adequou este termo para a realidade cristã e tudo aquilo que era importante para nossa salvação, recebia o nome de Kairós ou TEMPO DA GRAÇA, que muito mais que cronologicamente, tornava-se eternizava pelo que causava na alma, como a Santa Ceia, que de tão importante e especial, não morreu ou ficou resumida a uma data do passado, mas eternizou-se de tal maneira que até hoje recordamo-a na nossas Missas diárias, foi um fato tão KAIRÓS que já faz 2.000 anos e continua tão vivo como aquele mesmo dia.



Por isso, meu amigos, muito mais que datas ou eventos marcantes, nossas vidas devem ser marcadas pelo Kairós, por aquele momento que pode ter acontecido numa tarde de terça-feira, mas causou tanto impacto em nosso coração que se eternizou; muito mais que aniversários, devemos celebrar o dia de HOJE, porque é só isso que temos. Muito mais que se apegar aos erros, as quedas, as tristezas que os outros nos causaram, devemos olhar os momentos felizes, as alegrias, os sorrisos que essas pessoas tiraram de nós, devemos olhar para aquilo que nos faz sorrir. O passado já não existe, porque sofrer com ele? Já os bons momentos nunca morrem, são eternos! A importância que as pessoas precisam ter em nossas vidas não precisa ser determinada pelo dia ou hora que ela apareceu, mas pelo que de bom ela deixou ou fez sair de nós.

Deixemos pra trás as mágoas, as tristezas. Peçamos a Deus a GRAÇA de perdoar e encher nosso coração de alegrias e boas lembranças. Que nosso tempo aqui neste mundo seja marcado pelo Kairós, para que quando nosso tempo Chronos chegar ao fim eu posso ter a firme certeza que vivi plenamente, sem deixar a GRAÇA passar!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Nada querer. Tudo ter."

"Nada querer. Tudo ter." 
(São João da Cruz)

Se pararmos para pensar em nossas vidas e em tudo que já tivemos materialmente, desde a infância até este exato momento, vamos relembrar de muitas coisas: brinquedos, roupas, caixa de lápis de cor, lancheira, mochila, caderno, videogame, computador, sapatos, enfim, uma infinidade de coisas; e então me pergunto quantas delas você ainda tem ou tem certeza que terá até o fim de sua vida? Acredito que poucas ou nenhuma!

Tudo que temos nesta vida é emprestado. Recebemos, trabalhamos para ter, usufruímos, mas de uma hora para outra, isso pode nos ser tomado; da mesma forma que Deus PERMITE que certas coisas cheguem em nossas mãos, Ele também permite que se vá. Ainda assim, vemos que a maioria das pessoas colocam sua confiança em bens materiais, perdem toda sua vida atrás de construir um império para si e para sua família e esquecem de viver e de cultivar aquilo que de fato vamos levar depois da morte: o Amor!

São Francisco de Assis dizia que somente é livre aquela pessoa que nada tem e por isso mesmo, diante de todos ele se despiu, não somente de suas roupas, mas dele mesmo, em busca da pérola mais preciosa, o Reino de Deus. Quantos teriam essa coragem?

Temos tanto medo de nos doar para Deus e ao próximo, temos medo de se envolver, de que seja tirada nossa liberdade. Grande ilusão! Deus não nos tira nada, Ele nos dá TUDO! Não precisamos ter medo! 


Isso não quer dizer que faremos como São Francisco, ou podemos fazer, depende do seu chamado, mas quer dizer que diante de todos nossos bens materiais temos desapego e sabemos que eles são passageiros, se doar a Deus é "SOMENTE" colocar sua vida em Suas mãos e deixar que Ele nos conduza! É ter confiança que mesmo nos momentos de provação, tribulação, estaremos de pé porque confiamos em nosso Pai!

Nós podemos e devemos lutar pelos ideias, sonhos, por uma vida melhor, mas não podemos esquecer que tantos morrem de fome e frio, enquanto nossas mesas estão fartas e temos roupas e agasalhos; devemos nos esforçar para aprender cada vez mais, mas precisamos usar esse conhecimento em favor da dignidade do outro e não para humilhá-lo ou somente para acumular bens. Nada querer e tudo ter é ter no coração a convicção que recebemos conforme nossos esforços, mas que o verdadeiro bem que temos é a Graça de Deus e que isto nos basta.

Quantos que vivem imersos em seu "tudo" mas na verdade não possuem NADA? Será que entendemos que nada temos? Porque mesmo que tenhamos algo, na verdade, não é nosso e precisamos nos alegrar com isso, pois é no "nada" que encontramos DEUS e Ele então torna-se TUDO!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ser um só coração, meu Senhor!

Sempre ouvi falar disto e na minha vida eu realmente percebia esta verdade, de que quando você convive muito com alguém, torna-se parecido com a mesma, seja na aparência, seja nos hábitos, nos trejeitos. De alguma forma, a convivência faz com que nos assemelhemos mais e mais com a pessoa ao nosso lado; acredito, porém, que isto aconteça somente com as pessoas que admiramos, afinal por que eu iria "imitar", mesmo que inconscientemente, alguém que eu não tenho apreço?

Muitas pessoas se surpreendiam quando eu dizia que era adotada, porque eu realmente me parecia fisicamente com minha mãe. Eu não sei dizer se éramos realmente parecidas ou foi a convivência que nos assemelhou, só sei que era assim! E não só fisicamente, mas vejo muito de minha mãe em mim, algumas vezes me pego com gestos parecidos com o dela: a forma de se sentar, de colocar perfume, de passar batom...pequenos detalhes, mas que quando percebo me faz IMEDIATAMENTE recorda-la. 

E comigo, pelo menos, acontece em outras situações. Quando convivo muito com alguns amigos, acabo adquirindo algumas manias, forma de falar, gírias, até a maneira de andar ou mexer no cabelo. Pode notar isso em você mesmo, tenho certeza que sempre deixamos algo de nós nos outros e também trazemos algo de outra pessoa para nossa vida. Quem dera que imitássemos também as qualidades destas pessoas!

"Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso 
desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos." 
(Sócrates)

Não é nenhuma vergonha ou falta de personalidade imitar boas qualidades das pessoas, na verdade, é uma prova de sabedoria e humildade, afinal, por que não imitar pessoas gentis? Ou pessoas perseverantes, corajosas, destemidas...enfim, boas qualidades devem ser imitadas e passadas adiante. Precisamos observar e escolher bem nossos exemplos, mas muita calma nessa hora, não tão rápido assim!

Mesmo com pessoas muito boas, que admiramos e que confiamos muito, podem haver decepções. Somos todos humanos, falhos e limitados; em algum momento de nossa vida iremos errar, cair, falhar e todos merecem uma nova chance, uma oportunidade. Por isso mesmo, apesar de não ser errado admirar e até imitar algumas pessoas, devemos ter claro algo: SOMENTE CRISTO DEVE SER NOSSO EXEMPLO PERFEITO!

Devemos ter uma foto de Jesus bem diante dos nossos olhos, sempre que acordamos, e pensar: eu quero ser IGUAL a Ele. Se com pessoas humanas, iguais a nós podemos imitar, muito mais devemos tomar por modelo Aquele que deu a vida por nós. Se adquirimos os hábitos, se nos assemelhamos às pessoas que são de nossa convivência, muito mais deveríamos CONFIGURARMOS a Cristo, em Suas atitudes, em Seu Amor e até mesmo em Sua Cruz. Para isso, entretanto, é necessário um longo caminho a percorrer. 

É preciso conhecer, admirar, amar e aderir a Jesus. Nesta ordem! Quando passamos por este caminho, inevitavelmente queremos nos tornar IGUAIS a Ele, porque de fato, entendemos que Ele é verdadeiramente, CAMINHO, VERDADE E VIDA. Aceitar essa verdade em nossas vidas faz com que, gradativamente, passemos a admirar as pessoas que quiseram imitar a Cristo e usando-as como nossos modelos de conduta, os santos por exemplo, nós mesmo passamos a ser exemplos para os outros, não por nossa capacidade, mérito ou qualidades próprias, mas por que as pessoas não nos enxergam mais, mas enxergam o próprio CRISTO em nossas faces, gestos, atitudes, no AMOR que espalhamos pelo mundo e assim, um dia, seremos capazes de dizer como Paulo: Não sou eu quem vivo, mas Cristo que vive em mim (Cf Gl 2, 20).

E se quiser saber o caminho mais curto para torna-se como Cristo, é simples: EUCARISTIA! Viver plenamente este Sacramento te aproxima inteiramente, do Cristo vivo, ressuscitado e vencedor! 

"Em tua presença eu me sinto
um mendigo sentado à mesa de um Rei
E sem ter como pagar tamanha refeição
só posso dar-te eterna gratidão

O cálice e Hóstia era um
Meu desejo também era com Ele ser um

Ser um só coração, meu Senhor
Mesmo sangue nas veias, Senhor
Tua carne em minha carne, Senhor
O teu sangue em meu sangue, Senhor

E estando unido a Ti
Esquecer-me de mim
Concedei que eu fique ETERNAMENTE assim..."

(Majestosa Eucaristia - Anjos de Resgate)


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Quem você quer enganar?

Me impressiona a quantidade de vezes que nos justificamos aos outros. Eu mesma, em muitas situações, me percebo justificando minhas atitudes, escolhas, sentimentos; obviamente, acredito e acho importante que algumas de nossas atitudes devam ser explicadas, principalmente quando amamos alguém e desejamos que ela compreenda nossas limitações e motivações, entretanto, é necessário muita sensibilidade pra perceber quando apenas queremos usar "desculpas" para tudo na nossa vida.

Primeiro lugar, na minha cabeça, quando estamos nos justificando muito é porque alguma coisa errada tem, estamos querendo convencer alguém de algo que nem nós mesmos temos certeza ou de certa forma, queremos também acreditar; acredito também que quando estamos nesta situação, queremos mostrar algo que não somos, queremos encontrar um modo de dizer que agimos desta ou daquela maneira por um fator externo e não por nossa incapacidade, negligência, desinteresse, enfim, porque causa de nossas fraquezas e limitações; e por fim, enxergo nesta atitude uma vontade de querer agradar ao outro, de fazer com que aquela pessoa não nos julgue, mas nos aceite, mesmo que isso signifique aumentar ou até mesmo inventar algumas "desculpinhas".

Amigo, pare de se enganar! Olha para dentro de você e perceba que estas atitudes só prejudicam a você mesmo! Se enganar não é a melhor alternativa, aliás, poderia dizer que é uma atitude pouco inteligente, visto que já é preciso muita energia para enganar o outro, imagine força-se a acreditar nesta mesma mentira?

Se estamos na necessidade de se justificar com alguém é porque de alguma forma caminhamos errado e estamos querendo mostrar alguma coisa que prove nossa "inocência", então se for isto mesmo, é melhor assumir o erro, arrepender-se e começar tudo de novo; não é fácil, eu bem sei, mas este é o caminho da liberdade, do contrário, passaremos o resto da vida prisioneiros de nós mesmos. 

Se estamos nos justificando para mostrar algo que não somos, é porque estamos insatisfeitos com nossa própria pessoa e isso precisa ser curado; no meu entender, alguém com a auto-estima prejudicada é incapaz de crescer sem o mínimo de desconfiança (em si mesmo e nos outros) ou sem recorrer a mentiras para mostrar aquilo que ela não é e agir assim, só nos leva ao orgulho de não se aceitar e consequentemente não aceitar nossas limitações.

E quando nos justificamos para agradar o outro, para evitar o julgamento de quem amamos, já estamos passando longe do Amor, porque este pressupõe liberdade e quando precisamos fugir da verdade para não desagradar alguém, é porque nesta relação não existe liberdade e consequentemente, não existe amor. Quando se chega a este nível, é necessário muita coragem para encarar o fato e transforma-lo, porque corremos o risco de magoar outra pessoa; na verdade, agir de acordo com suas próprias convicções sempre trará dualidade em nossas vidas; ser quem você é poderá fazer muitas pessoas amá-la, mas também muitas pessoas não gostarem de você e pelo mesmo motivo, então não adianta nada agradar aos outros e esquecer de si mesmo, quem não pode aceitar o nosso pior, também não merece nosso melhor!


No fim das contas, o único motivo que deve nos impulsionar é Deus. É a Ele quem devemos nossas vidas, atitudes e pensamentos; quando temos consciência que a minha vida é entre eu e Deus, todas as coisas encontram seu lugar, passamos a viver no Amor de Deus, que nos dá liberdade e consequentemente nos faz viver melhor a vida com o irmão e até mesmo com aquelas pessoas que não convivemos tão bem. Deus não espera de nós justificativas ou desculpas, porque Ele nos conhece melhor que a nós mesmos e não podemos enganá-Lo, então porque querer me justificar para o outro? Quando estou em paz com Deus, fico em paz comigo e com o mundo.

Precisamos rever constantemente nossos caminhos e atitudes e perceber se estão agradando a Deus ou não; quando entregamos nossas vidas nas mãos do Pai, deixamos que Ele mesmo trilhe nossa estrada, nos cure de nossas doenças, nos perdoe de nossos pecados, nos acolha em Seus braços e nos dê a liberdade que permite amá-Lo e amar o próximo. 

"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." 
(Provérbio Árabe)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Eu te escolhi!

"Não fostes vós que me escolheram, mas eu que vos escolhi." 
(Jo 15, 16)

Mesmo sendo o próprio Cristo a nos revelar isso, para muito ainda não é fácil de aceitar esta verdade. É preciso muita fé para crer nisto com convicção e ao mesmo tempo não fazer disto um motivo de glória pessoal! 

A maioria de minhas amizades se encontram na Igreja e apesar disto, dificilmente reconheço essa verdade na vida dos que me rodeiam, aliás, são poucos que entendem o que isso quer dizer;  eu mesma demorei muito tempo e ainda hoje eu vacilo.

"Não foram vós que me escolhestes..."! Já começamos com uma contradição interior, porque na nossa mentalidade medíocre, entendemos que por sermos feitos de escolhas, também escolhemos estar na Igreja, servindo a Deus. Esse pensamento deriva de uma auto-suficiência que muitas vezes está mascarada e é um dos maiores problemas neste reconhecimento que fomos escolhidos. Poderíamos achar que somos especiais, mas nosso ego foi atingido, porque nossa liberdade foi posta em questionamento e nossa humanidade rejeita tudo que confronta essa "liberdade". O que deveria ser uma graça, torna-se um peso, porque não podemos conceber uma realidade onde eu não posso escolher para onde eu vou, porque alguém já fez isto por mim! 

Eu cheguei a esta conclusão porque conheço muitas pessoas que não se importam com o chamado que receberam. Ignoram, desprezam, zombam muitas vezes; eu acredito que não reconhecer o chamado de Deus na nossa vida só pode ser explicado pelo orgulho, pela vontade de ser dono de si mesmo, pela vaidade de achar que pode escolher melhor que Deus, os caminhos a percorrer! Só o apego ao mundo explica meu NÃO e minha revolta com a vontade de Deus. 

Quando eu não tenho dentro de mim a convicção que fui chamada por Deus, nada faz sentido. E mesmo quando estou, aparentemente, numa caminhada cristã, facilmente prefiro o mundo, porque no nosso coração não regamos essa semente, esse chamado!

Muitas vezes em minha caminhada, tratei com indiferença minha missão. Levei de qualquer forma, não fiz o melhor que eu podia, nem dei o melhor que poderia dá, porque simplesmente não estava concreto dentro de mim a verdade que não fui eu que decidi, mas o próprio Deus que me chamou pelo nome e me deu a missão!


É preciso muita fé e experiência com Deus para poder perceber isto na vida; é preciso coragem! Jesus não exitou porque Ele sabia quem era e qual sua missão, era Ele quem devia redimir o mundo e o fez, mesmo quando exigiu de sua humanidade até a última gota de sangue, literalmente, mesmo quando exigiu de seu coração de homem, o sabor amargo de ser traído, abandonado, negado, mesmo quando a sua missão exigiu de suas costas, carregar não somente aquele madeiro, mas todos os pecados da humanidade. 

Precisamos desta coragem também, que faz com que nós amemos mais a causa do que a nós mesmos! E só é possível amar essa causa quando reconhecemos em nós, um chamado, uma convocação do próprio Deus, quando percebemos que por nossa vontade poderíamos estar em qualquer lugar, mas por vontade (amor) de Deus, estamos aqui!

Como você se sente? Talhado em sua liberdade? Ou um filho amado de Deus, que recebeu uma missão? Somos livres e podemos escolher nossos próprios caminhos, mas certamente, o chamado que Deus tem para cada um de nós, é fonte de alegria, paz e esperança! 


Escolhe, pois, a vida! (Dt 30, 19b)

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora!

Gente, que emoção!

Como eu já falei no post anterior, minha cidade, João Pessoa, está recebendo os símbolos da Jornada Mundial da Juventude que estão em peregrinação pelo Brasil, iniciando os preparativos para JMJ de 2013! Mais informações, podem ver neste site AQUI!

Confesso que não estava tão animada com este evento aqui, mas durante a semana minha ansiedade foi aumentando e hoje foi uma experiência maravilhosa! Muitas recordações de Madri, no ano passado!  Vou tentar passar aqui no blog, todas as sensações, como eu fiz ano passado, mas deixando claro sempre que são IMPRESSÕES PESSOAIS!

Os símbolos chegaram na Catedral cerca de 16h e foi uma recepção calorosa; lá dentro o Bispo nos deixou algumas palavras de esperança e de alegria e em seguida fomos caminhando pelas Igrejas do centro até o Adro de São Francisco. Em cada parada, refletíamos sobre a situação do jovem nas famílias, na Igreja e no Mundo. 


JUVENTUDE ESTÁ NO CORAÇÃO!
 

































 




A Missa foi linda! Dom Aldo estava inspirado, porque sua homilia foi marcante e me tocou bastante! Em um determinado momento, a força do vento quase derrubou a cruz e nesta hora os jovens correram para que ela não chegasse ao chão e a partir disto, nosso Bispo começou sua reflexão. Dentre tantas coisas, algumas me marcaram como quando ele falou do sentido da cruz em nossa vida, que era necessário o sofrimento para o crescimento e que é essa a vida do Cristão e apesar das dores, Deus não nos abandona e que precisamos SIM amar a Cruz, porque se eu nego a cruz, eu nego JESUS. E por fim, falou de Nossa Senhora, que não abandonou Jesus, não abandonou a cruz e por isso não nos abandona NUNCA!

Após a Missa, seguiu-se a carreata até o Busto de Tamandaré, onde iria ter um show! Não ficamos infelizmente para esse momento porque amanhã terá a catequese com o Bispo, para todos os catequistas e precisamos chegar cedo e estávamos muito cansados.


Bem, o que deu pra sentir hoje foi uma emoção sincera. Ver os símbolos passando pelas ruas da cidade me deu a sensação de que a paz estava voltando a minha Paraíba amada; deu a certeza que a juventude está realmente sendo ouvida e focada; me deu saudades das andanças em Madri; me senti muito alegre e cheia de paz. E é só o começo...amanhã tem muito mais! 


Deus abençoe e Nossa Senhora nos abençoe!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

No peito eu levo uma cruz...

E na minha cidade, João Pessoa, não se fala de outra coisa que não seja a CRUZ; é Cruz pra lá, Cruz pra cá, onde ela vai ficar, onde ela vai dormir...e o que danado eu tenho com essa CRUZ? Aliás, parece muito estranho tanto alvoroço diante de um símbolo que lembra dor e sofrimento. Parece loucura!

"A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, 
mas para os que são salvos, para nós, é força divina." 
(1 Cor 1, 18)

É...já dizia São Paulo! Parece loucura mesmo, mas não é, para nós é SALVAÇÃO!

NÓS AMAMOS A CRUZ! E o que isso representa? 

Num mundo onde é proibido sofrer, é muito contrastante dizer que amamos o sofrimento. Veja bem, não amamos sofrer, mas reconhecemos no sofrimento, na dor, nas tribulações, que existe um propósito e quando compreendemos o que Deus fez por nós na Cruz, tudo faz sentido! Não é masoquismo, não é sadismo...é sabedoria! A dor que vem e tira de nós a alegria, a esperança, a razão, é dor INÚTIL, mas a partir do momento que encontramos nas provações um sentido, quando percebemos que existe uma luz que brilha para nós, a paz invade nosso coração!

Não é fácil, eu sei, leva um tempo! Muitas vezes, eu abracei minha cruz chorando, mas no fundo de minha alma, a fé que eu cultivei dia a dia, me dava esperança de que Deus cuidava de tudo e que eu iria sair dali mais fortalecida. Ainda não é fácil e minha humanidade muitas vezes vai falar mais alto, mas é preciso continuar, sempre! Sempre!

Esperamos sim, com alegria a Cruz da Jornada Mundial da Juventude, pois sabemos que ela representa para nós o SOL de um novo tempo, tempo de conversão e de amor, tempo de paz e de graças em nossas vidas! Sem a Cruz nunca chegaríamos à Salvação! E ter o ícone de Nossa Senhora acompanhando essa Cruz, nos faz lembrar que ela esteve ao lado de Seu Filho até o fim e ficou de pé, o que é exemplo para nós; contamos sempre com a poderosa intercessão da Santa Mãe de Deus!

"Eu grito ao mundo descrente, que eu quero ser gente, que eu creio na Cruz
Eu creio na força do Jovem que segue o caminho do Cristo Jesus...
No peito eu levo uma Cruz. E no coração o que disse Jesus."








quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

E se preciso for, estamos aqui!

Como sempre tenho muitas atividades na Igreja, acaba que minhas noites quase sempre são tomadas de reuniões, encontros, ensaios etc. e agradeço a Deus por isso, às vezes eu acho que não darei conta, mas Ele sempre me ajuda a conseguir realizar tudo; pois bem, essa noite excepcionalmente, fiquei em casa, para alegria de minha avó e aproveitei para assistir TV, escolhi a Canção Nova. Começou com o programa de Padre Fábio, que foi muito bom, me falou direto ao coração, mas todavia, foi o programa em seguida que me marcou!

O programa REVOLUÇÃO JESUS de hoje foi sobre o acampamento de férias que ocorreu dos dias 11 a 15 de janeiro, em Cachoeira Paulista. Não vou falar aqui do programa, nem do acampamento em si, quem quiser saber como foi e EU RECOMENDO, visita o blog deles AQUI. O que quero partilhar com vocês foi da emoção que eu vi nas pessoas que participaram daqueles dias.

Obviamente, não tem como eu sentir o que eles sentiram vendo pela TV ou lendo sobre o assunto, é preciso a experiência pessoal, entretanto, não posso negar que me deu um ânimo ver tudo aquilo, aquelas pessoas, os testemunhos, um pouco das pregações e reacendeu em mim, a vontade de cuidar cada vez mais dos jovens!

Apesar de estar falando assim também sou jovem, tenho 25 anos, mas muitas vezes me sinto como alguém que deva proteger, mesmo sendo pouco mais velha que eles; sempre tive carinho e predileção pelos adolescentes e jovens-adultos, gosto de ouvi-los, de conversar, de ensinar do pouco que sei sobre a vida, sobre a Igreja, sobre Deus...é muito tocante pra mim ver as mudanças que ocorrem na vida de tantos que já passaram por mim e por meus amigos de pastoral.

Enxergar a alegria, as lágrimas, a emoção dos que apareciam no programa me recordou aquilo que eu já havia percebido em Madri, na JMJ, que jovem é tudo igual, que passamos pelos mesmos problemas, mesmas angústias, que lutamos por ideais parecidos e queremos APENAS ser felizes. E nós precisamos ajudar essas pessoas a entender que essa felicidade tem um nome e é CRISTO!



Vendo um pouco de tudo que aconteceu lá em São Paulo, bem longe de mim, percebi que na verdade estamos mais próximos do que eu imaginava, é CRISTO que nos une, que nos liga; estamos no mesmo barco e precisamos unir forças com os jovens do mundo inteiro e gritar ao quatro ventos: É POSSÍVEL SER SANTO, SEM DEIXAR DE SER JOVEM! Precisamos nos esforçar para fazer com todos vejam em nossos rostos a alegria de ser de Deus, que vale a pena! É URGENTE que nossos jovens percebam o quanto são amados, como dizia Dom Bosco: Que os jovens não sejam amados, mas que eles próprios saibam ser amados. É mais urgente ainda levar JESUS e Nossa Senhora para as casas, para as FAMÍLIAS! Ufa! É preciso tanto coisa e precisamos começar já! 

VAMOOOS? 

Que Nossa Senhora nos ajude, nos ensine suas virtudes e nos faça, assim como ela, dizer nosso FIAT! E que nossa missão e nossa motivação seja CANTAR assim:

"O CÉU INTEIRO ESTÁ REZANDO POR TI, 
SE FOR PRECISO NÓS ESTAMOS AQUI! 
ANJOS E SANTOS INTERCEDEM POR TI 
E SE PRECISO FOR, ESTAMOS AQUI!" 
(Anjos de Resgate)