quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher?

"A máquina de lavar fez mais pelas mulheres que o feminismo!" (João Paulo II)

Dias como este servem mais como um ALERTA do que como comemoração. Dia Internacional da Mulher? Que ótimo, fico feliz em saber que somos reconhecidas, mas sinceramente? Isso não é lá grande coisa. Ainda somos discriminadas, mutiladas e violentadas, em alma e corpo. E não somente pelos homens, mas também por nós mulheres. 

Somos obrigadas a viver num mundo hedonista, cheio de falsas liberdades e homicida!  Queremos a todo momento provar que somos poderosas, livres, donas de si e do corpo, bem sucedidas, estilosas, modernas...ufa! E na verdade, acredito que perdemos a essência do que é ser mulher, do nosso valor, nossa dignidade, nossa missão na terra e assim queremos cada dia mais ser como os homens, e então vem o aborto, entre tantos males que atormentam nossa dignidade feminina!

O movimento feminista tem muito valor, porque de fato, hoje temos muitos direitos que antes eram inconcebíveis, porém nos deu uma "liberdade", mas nos tornaram escravas de muitos conceitos. Não somos iguais aos homens, nem melhores, nem piores, somos diferentes e ponto. Não podemos abrir mão de ser MULHER, devemos lutar sim por direitos igualitários, mas sem perder nossa delicadeza, sensibilidade, graciosidade. Merecemos o cuidado da famílias, dos homens, da sociedade e isso EM NADA me diminui ou me torna dependente de ninguém. 

Acredito que essa obrigação da mulher se impor e querer dominar o mundo é um dos motivos da destruição dos lares, das famílias. Muitas mulheres esqueceram o que é ser esposa e mãe, para ser tornarem mulheres guerreiras. Acredito que foi uma perda muito grande para os lares e podem dizer o que quiserem, que sou machista, antiquada, ultrapassada, mas o modelo de mulher de hoje não me atrai em absoluto.

Não quero ver mulheres humilhadas, diminuídas, sem voz, excluídas da sociedade, ao contrário, quero vê-las nas profissões, nas Igrejas, na política, mas não sendo iguais aos homens, mas sendo o que as mulheres são: sensíveis, delicadas, inteligentes, emotivas, e desta forma, podem ter certeza que teremos lares melhores, profissões melhores, países melhores...



Que Nossa Senhora seja modelo de mulher para todos nós, ela que na sua simplicidade e humildade, educou, ensinou, formou o HOMEM que mudou a história da HUMANIDADE; uma mulher que não reivindicou um alto cargo, muito menos posição de destaque, mas serviu inteiramente e desta forma recebeu o título de mãe e rainha da Igreja. Ela que no seu silêncio falou e reconquistou para nós, aquilo que Eva tinha perdido no pecado original: a dignidade em ser mulher.

"Maria, eu me consagro a Ti. Maria, eu me consagro a Ti.
Quero você como minha mãe, minha meta.
Consagro a minha história a Ti. Consagro a minha vida a Ti.
Quero você como minha mãe, minha mestra." 
(José Costa Filho - Com. Nova Berith)

quarta-feira, 7 de março de 2012

É Deus falando contigo!

Muitos amigos meus se queixam de não ouvir a Deus. Se perguntam por que Ele fala com uns e com outros não; pedem sinais, uma sensação, uma voz...enfim, querem sentir que Deus responde às orações delas. Infelizmente essa necessidade tem surgido cada vez mais e pior, tem sido deturpada por muitas pessoas. Deus fala conosco a todo momentos, em qualquer lugar e com qualquer filho seu; não são pessoas especiais, melhores, nem muito menos mais amadas pelo Pai que escutam, mas pessoas que estão abertas, pessoas sensíveis e principalmente, pessoas ATENTAS ao que o Senhor tem para dizer. 

Por muito tempo eu também fiquei triste e frustrada porque Deus não "falava"comigo; eu ouvia tanta gente dizendo: "Deus me disse." "Deus me revelou" e depois de um tempo comecei a achar que eu não merecia "ouvir" Deus e que não tinha esse "dom" e por isso fui deixando de lado e pior, fui me fechando aos sinais que Ele me dava. 

Nos últimos meses de minha vida, passei por uma aridez extrema. Nem as coisas simples me tocavam, tão pouco as extraordinárias, participava de tudo de forma muito apática, sem espírito, muito menos com o coração. Simplesmente estava presente e só isso...e foi justamente neste momento, quando me sentia a pessoa mais suja, indigna, distante e infiel, que Deus "falou" comigo. Numa das minhas tantas noites de insônia, dirigi uma prece a Deus, pra dizer a verdade, foi um desabafo, como alguém que necessitava de uma razão, um sentido novo. Eis que no outro dia, estava na equipe de liturgia de uma missa e na primeira leitura, lembro ainda que foi em Isaias, ouvi exatamente a resposta à minha lamentação, foi impressionante, eram exatamente as mesmas palavras que eu tinha usado na noite anterior e aquilo me tocou profundamente. 

Não foi ninguém, não foi uma mensagem, foi a própria palavra de Deus que se dirigiu a mim, e na liturgia do dia, e então percebi que Ele sempre estava se dirigindo a mim, bastava que eu ficasse atenta. 

Nossa Igreja é muito sábia e preparou para nós uma sequência diária, perfeita, de leituras da Bíblia; além da liturgia própria da Missa que também cita passagens bíblicas, bem como da tradição católica. Tenho plena convicção que se ouvirmos atentamente estas Palavras, algo, nem que seja uma frase, servirá para nosso momento, servirá para minha vida, para minha santidade.

Além do mais, Deus fala conosco também na família, nos amigos e até mesmo com desconhecidos; quantas e quantas palavras, simples, sem retoques ou beleza, nos foram dirigidas, falando de amor, de verdade, de Deus e já ignoramos? Deus fala comigo, quando aquele irmão de rua nos olha nos olhos e pede um trocado, pode ter certeza, neste momento não ouvimos somente, mas encontramos o próprio Deus diante de nossos olhos. Deus nos fala a cada sol que nasce, cada pássaro que canta, cada vento que refresca do calor, cada gota de chuva.



E antes disso tudo, Deus fala conosco em nosso coração. Aquela vozinha interior, aquela intuição, aquela sensação que você não consegue explicar; isso é Deus falando contigo. Quando você está sem saber como agir, o que falar, mas dentro de seu coração tem uma resposta, que muitas vezes calamos porque ela, na maioria das vezes, não corresponde ao nosso desejo humano; isso é que Deus falando contigo. 

Queremos momentos extraordinários, queremos manifestações fantásticas, queremos uma cena de filme; mas Deus é simples, é suave, é discreto. Ele se revela sim de forma grandiosa, quantos milagres e quantas respostas magníficas que ouvimos testemunhos, mas os milagres diárias, a Liturgia de nossa amada Igreja, os pequenos testemunhos de nossos amigos, são também respostas de Deus à nossa oração. 

Não espere essa tal resposta, vindo de uma luz que sai do meio das nuvens para tomar decisões em sua vida. Simplesmente siga os ensinamentos da Bíblia, que são uma carta de Amor para você que o Pai nos deixou. Siga o  que seu coração diz no seu íntimo, mesmo que parece ilógico; se o caminho que você quer seguir não te deixa em paz, mesmo que você nem tenha entrado nele, pode ter certeza, não vem de Deus. Uma vida de oração, de intimidade com Deus, vai te levar a uma sensibilidade maior e inevitavelmente irás ouvir o Senhor, em todos os momentos, nas pessoas, na natureza; nas coisas visíveis e invisíveis. 

"Deus quer falar comigo, 
em coisas tão pequenas, 
nas coisas simples.

E eu quero ouvir Sua voz, 
preciso estar atento, 
a todo movimento do céu, 
em direção a mim.

Fala Senhor, preciso ouvir tua voz, 
eis aqui o teu servo. 
Fala no irmão, na Palavra, Senhor, 
e no meu coração."

Fala Senhor - Márcio Todeschini