quarta-feira, 23 de maio de 2012

Escutai, portanto, a Decisão do Senhor! (Jr 50, 45a)

Todos os dias de nossas vidas somos colocados diante de situações que precisamos decidir o que fazer: que roupa usar, o que comer no almoço, malhar ou comer aquele chocolate, dormir ou estudar...obviamente, essas são situações de nosso cotidiano que não levam mais de 5 minutos para serem resolvidas, mas a vida também nos apresenta outras circunstâncias que nos deixa sem muita certeza de que rumo tomar e muitas delas, demoramos a vida toda para resolver!

E o que fazer, então? Que decisão tomar, afinal? 
Que caminho seguir?

O homem busca em toda sua existência a felicidade, a certeza que sua vida não está passando em vão, nós necessitamos da certeza que nossa história não se resume a uma página, mas a uma verdadeira enciclopédia. Entretanto, para alcançar essa felicidade, muitos de nós tropeça pelas pedras da vida, buscam caminhos longe da verdadeira alegria. Se perdem em ilusões, devaneios, mentiras...o mundo quer te convencer que as modas, os vícios, o prazer pelo prazer são os caminhos para ser feliz, mas a verdade é que não passa de um buraco, cada vez mais fundo, que caímos e nos afastando cada vez mais da luz!  

E esta é a maior decisão de nossas vidas: tomar o caminho de volta! Perceber o que realmente tem valor, o que nos dá vida e não morte, aquilo que vai nos trazer paz. E só existe uma caminho seguro, existe apenas uma felicidade plena, existe apenas uma verdade a ser seguida: JESUS CRISTO! É preciso abandonar-se nas mãos de Deus e deixar o orgulho de lado; é preciso entender que nosso Pai do Céu só quer o nosso melhor e portanto, é preciso ouvir o que Ele tem para nós!

Você, porém, deve se perguntar: e como ouvir essa decisão? Bem, a teoria é simples, mas a prática é mais complicada. Primeiro, para ouvir, é preciso silêncio interior, paciência, humildade, intimidade com o Senhor. Necessita abandonar os pré-conceitos, as nossas verdades absolutas, nosso orgulho, resumindo: é preciso esvaziar-se e deixar que Deus nos preencha completamente! Viver isso, todavia, não é de uma hora pra outra, é um processo, é um caminho, muitas vezes lento, dolorido, árduo, mas é o único que vai valer a pena e para ter certeza que se está tomando a mesma decisão que o Senhor tem para nós, é só perceber como nosso coração reage, se essa decisão te dá paz, é vontade de Deus, se não, é decisão do humano!



Não tenha medo de abandonar seus velhos caminhos e eu não estou falando somente para o que estão no mundo das drogas, da prostituição, roubando, matando...eu estou falando de quem não faz a vontade de Deus nas pequenas coisas, seja no namoro, nos estudos, na profissão, na família, no serviço dentro da Igreja. Eu estou falando de tomar decisões que levam a Deus, que geram bons frutos, que dão testemunho do amor de Cristo por nós: Escutai, portanto, a decisão do Senhor! 

Deus nos abençoe e Nossa Senhora nos guarde!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Confesso: sou alienada!

Muitas vezes, desde que começou minha caminhada pra valer, eu escuto variadas críticas; na maioria das vezes, as pessoas dizem que eu sou alienada e que, nós católicos, somos pessoas sem pensamento crítico, blablablabla! Nunca me incomodou muito esse tipo de comentário, mas dia desses estava pensando seriamente nisto e analisando, CRITICAMENTE, o quanto alienada eu sou! E então fiquei me indagando no que a Igreja diz (e eu acredito) que pode me levar a ser alguém sem personalidade!

Em primeiro lugar a Igreja nos ensina o maior de todos os mandamentos: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO CRISTO NOS AMOU! Isso significa amar indistintamente, amar a pessoa como ela é e não como gostaríamos que ela fosse, amar sem esperar nada em troca...amar tanto que não consegue ficar em paz com o pecado do outro, porque da mesma forma que queremos ir pro céu, queremos encontrar todos lá em cima! Não é julgar o outro, não é apontar o dedo para o defeito alheio, isso é coisa do diabo, queremos corrigir, mostrar a direção! 

A Igreja também nos ensina a valorizar a vida, cuidar dela acima de tudo, porque sabemos que Deus não faz nada errado e cada vida é especial, independente de como ela foi concebida; por falar nisso, nossa Igreja também nos ensina a valorizar nosso TEMPLO VIVO, não deixando que as pessoas invadam e destruam aquilo que pertence a Deus: nosso coração! E é por isso que ela pede que vivamos a CASTIDADE! E desta forma também vivemos outro ensinamento: CUIDAR DE NOSSAS FAMÍLIAS! Não queremos mais divórcios, brigas, desunião...queremos lares santos e consagrados a Deus!

Também aprendemos a dar o pouco que temos, para ajudar quem nada tem; aprendemos a cuidar dos doentes, dos desabrigados, dos famintos...aprendemos a superar nossas dificuldades, amando a cruz e deixando que Deus nos ame, cuidando de nós; sem se deixar levar pelas modas, pelo egoísmo, pelos vícios, 

E tantas outras coisas que a Igreja me ensina e me deixa alienada...sei que ainda é de forma imperfeita que vivo tudo isso, aliás, ainda tenho muitos passos a caminhar rumo a santidade, mas uma coisa que tenho certeza: não é falta de amor da minha Igreja! Na verdade é a deficiência do meu coração que impede que as pessoas vejam como é linda nossa família! Se ser alienada é buscar tudo isso, eu sou e tenho MUITO ORGULHO disto!!! E sigo o Papa mesmo: eu sou da JUVENTUDE DO PAPA! Oras...

"Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA e as portas do inferno NÃO prevaleccerão contra Ela." (Mt 16, 28)