quinta-feira, 25 de julho de 2013

3º dia - Jornada Mundial da Juventude - Rio de Janeiro

Bom Dia, pessoal! =)

Mais uma dia para partilhar com vocês e vamos deixar de conversa fiada e partir logo para o que interessa. Acordamos logo cedo e preparamos nosso café da manhã. Como fizemos nossa inscrição individual, todas as meninas do apê ficaram em catequeses diferentes e distantes de Copacabana (que é onde estamos hospedadas), então não dava para pegar nosso kits do café da manhã (estão sendo distribuídos nas catequeses) por isso resolvemos fazer nosso próprio café da manhã. Escolhemos uma igreja perto de casa para participarmos da catequeses e fomos andando mesmo, no caminho vimos algumas estações da via sacra de sexta que será no calçadão e também aproveitamos para fazer turismo.





 Quando chegamos na catequeses nos encontramos com os outros amigos que viajaram conosco e fomos assistir a catequese. O Bispo que conduziu o momento foi Dom Felipe Santoro, que hoje é arcebispo na Itália, mas trabalhou muito tempo aqui no Brasil. Foram muito boas suas palavras, realmente animadoras, principalmente na hora das perguntas dos jovens. Um dos momentos que mais gostei foi quando ele disse que o mais importante na evangelização da juventude é fazer como Cristo fez: apresentou-se. Devemos fazer conhecer o Cristo, isso é essencial, o resto é supérfluo. Depois tivemos a Missa. Encontrei um pessoal das EJNS de Brasília e Vinhedo, foi bem legal!







Quando saímos de lá, fomos almoçar (um caos, mas normal) e daí partimos para a feira vocacional, que fica em São Cristovão, pegamos o metrô e fomos felizes e peregrinos! Quando chegamos tinha MUITOS peregrinos por lá, apesar da chuva. Ah! Pausa para esse momento! GENTE, TÁ MUITO FRIO! Muita chuva, muito frio, muito mesmo; mas estamos resistindo bravamente. Andamos um pouco lá na feira, encontramos FINALMENTE um pessoal do EJC e outros da Crisma. A feira é muito legal. Tem uns stands de várias congregações, movimentos, comunidades; direção espiritual, praça de alimentação, praça de lazer, confessionários. É um parque muito lindo. Amei o lugar, pena que estava nesse clima e não dava para aproveitar tudo. 

De 17h fomos pegar o metrô para ir para a Lapa para o palco Halleluya e este foi o momento mais tenso que vivemos; estava tudo parado e era horário de final de expediente e não tinha como subir a rampa, mas as pessoas NÃO entendiam isso e foi o CAOS pra todo mundo descer e infelizmente uma parte da população não foi preparada para nos receber e estavam revoltados com a JMJ, mas são coisas que acontecem. Depois de uns 20 minutos finalmente conseguimos sair do sufoco e pegamos ônibus mesmo, uma parte das meninas foi para casa e eu e Jéssica fomos para Lapa. No ônibus viemos com um grupo muito animado do Peru e do Taiwan e viemos cantando . Esse clima de JMJ é muuuuuito bom!

Na Lapa os shows foram ótimos, mas a melhor parte mesmo foi quando Jesus passou no meio de nós. Isso mesmo, fomos surpreendidos por uma ADORAÇÃO e JESUS passava no meio de nós. Meu coração acelerou. Foi muito bom mesmo! O último show da noite foi Rosa de Saron, mas não ficamos até o fim, de qualquer forma valeu a pena. Pegamos o metrô que já estava tranquilo e chegamos em casa de 00h. Tomamos um banho BEEEEEM QUENTE pra espantar o frio e desabamos. Cansadas, mas felizes!














Deus abençoe! Amanhã tem mais! =)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

1º e 2º dia - Jornada Mundial da Juventude - Rio de Janeiro

Depois de tanto tempo sem escrever aqui, eu volto para partilhar com vocês uma das melhores experiências de minha vida, que aliás estou vivendo e que está se repetindo! A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE! Quem acompanha o blog sabe que em 2011 eu fui para Madri e coloquei tudo aqui como foi; pois bem, dois anos depois aqui estou eu repetindo a dose, só que no meu país, no Brasil, diretamente da cidade do Rio de Janeiro.

Dessa vez, tudo foi muito tranquilo, planejado e organizado. Deus providenciou tudo como da outra vez, mas de uma forma diferente, porém tão especial como, mas sempre mas sempre mostrando como Ele cuida de mim e como quer que proclame as Sua Boa Nova. E eis-me aqui, buscando fazer Sua vontade, buscando atender seu chamado seja de que forma for.

Como foi em Madri, quero partilhar cada momento com vocês aqui por esse espaço que eu considero muito especial, podem ter certeza que é tudo com muita paixão e vontade de passar cada detalhe do que estamos vivendo, para que você possa também sentir o gostinho do que é ser  A JUVENTUDE DO PAPA! 

Bem, o primeiro dia como sempre é de acomodação. Vou dividir o apartamento com mais quatro meninas; três delas (Pâmela, Renatinha, Galega) vieram no voo antes de mim e outra, Jéssica, comigo. Chegamos de 19h e fomos direto para o apartamento, deixamos as malas e fomos comer algo na lanchonete da esquina. A localização do nosso apê é maravilhosa, perto de todos os eventos centrais em Copacabana e perto de tudo que precisamos (banco, farmácia, padaria, mercado). Em casa, ficamos batendo papo e dormimos tarde. Acho que foi a empolgação de saber que depois de tanto preparo e ansiedade, finalmente chegamos ao RIO DE JANEIRO e estamos na JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE! \o/

O Papa chegou hoje por aqui também, mas estávamos saindo de João Pessoa e não deu tempo de ver, mas alguns amigos viram e também colocarei fotos deles.

No segundo dia, acordamos cedo, tomamos café e fomos para o sambódromo pegar nossos kit's peregrinos. Quando chegamos, por volta das 8h, a fila estava relativamente pequena e organizada, mas a medida que o tempo passava além de crescer em tamanho, também começava a perder a forma e os intrusos furões de fila começavam a aparecer. depois de duas horas, finalmente abrem os portões e entramos. Esperamos mais duas horas lá dentro para poder pegar os kits. Mas uma de nós, a Jéssica, não recebeu a tempo seu voucher(comprovante de recebimento do kit) e por isso teve que esperar numa fila diferente, só que ela teve que esperar nada mais, nada menos que 7 HORAS! Um absurdo! Depois desse sufoco todo, saímos correndo para comer bem rápido e ir pra Copacabana tentar pegar algum lugar decente para a Missa de abertura. Doce ilusão. Mas tudo bem, o importante é participar.

A Missa foi linda. Lembrei da sensação de Madri, de celebrar num outro idioma e entender tudo. Hoje eu celebrava no meu idioma, mas eu sabia que muitos ali, apesar de estarem em terras estrangeiras, estavam unidos por uma UNIDADE absoluta: A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. Minha Igreja é linda demais e cada vez mais eu confirmo meu AMOR por ela!

Agora deixo vocês com as fotos que falam mais que qualquer palavras. 



            








Deus abençoe!