terça-feira, 15 de outubro de 2013

A verdade vos libertará!

"Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (Jo 8, 32)

Acredito que uma das coisas mais difíceis de se alcançar de fato é a liberdade, porque a liberdade mesmo é um bem muito delicado, muito sutil e muito árduo de se conviver! Exige de nós muita força de vontade, muito esforço, exige de nós uma intimidade com Deus e uma confiança plena no Seu Amor por nós. Conheço pouquíssimas pessoas de fato livres, porque sempre existe pelo menos alguma coisa, algum ponto de nossa vida que nos prende. Mas não podemos desistir, precisamos lutar por ela todos os dias, porque foi para liberdade que Cristo nos libertou (Cf. Gl 5, 1)

Posso partilhar com vocês muitas coisas da minha vida que me fizeram perceber o quanto eu não sou livre, mas hoje só quero dizer uma. Eu amo praia! Gosto do sol, do mar, da areia, água de coco, pele bronzeada, gosto de chegar em casa "enfadada" do sol (como diz minha avó), mas eu não vou à praia! Nos últimos 4 anos de minha vida devo ter ido 3 ou 4 vezes por um simples motivo: tenho vergonha do meu corpo! Eu sei, eu sei, é um absurdo, mas eu não sou livre! Pronto, assumi! Sou vítima de mim mesma, do padrão de beleza imposto pela sociedade atual, dos olhares de reprovação que EU imagino receber, da comparação que vou fazer com minhas amigas. 



Talvez você pense: o que isso tem a ver com Deus? Meu irmão, TUDO! Porque eu não devia me importar tanto assim com o que os outros vão pensar ou com o meu exterior, porque "o homem vale aquilo que é diante de Deus e nada mais" já dizia São Francisco de Assis, eu devia ter consciência que Deus me deu vida e vida em abundância e eu preciso fazer aquilo que me faz bem, me faz feliz, porque é isso que Ele quer pra mim, mas eu rejeito isso porque eu não sou livre! Me falta liberdade interior. Eu poderia citar mil coisas que eu não faço, não digo, porque tenho medo de reprovação, de errar, de me decepcionar...

E quantas coisas você deixou de fazer na sua vida por falta de liberdade interior? Quantos sonhos deixados para trás, quantos momentos de prazer, de alegria suprimidos, porque você estava mais preocupado com os olhares humanos que o olhar de Deus feliz por você? Não podemos permitir que o sacrifício de Cristo, que todas as Suas palavras de liberdade sejam em vão, precisamos tomar posse delas em nossas vidas, mesmo que seja difícil coloca-las em prática, eu sei que é, mas não podemos desistir. Todos os dias devemos acordar com a certeza que somos amados, que Deus tem o melhor para nós; devemos olhar para a Cruz e pensar que esse Amor me deu a liberdade e a vida plena! Cristo é a VERDADE que liberta, conhece-Lo, se aprofundar no seu Amor é a certeza da liberdade! Busquemos Deus, sejamos livres! Livres para amar, para viver, para ser feliz!