quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Amanhã pode ser tarde!

Quanto tempo nós temos? Como será o amanhã? Responda quem puder... Nossa vida é um brevíssimo segundo, já dizia Santa Teresinha do Menino Jesus, não sabemos quanto tempo temos, tão pouco o que pode nos acontecer daqui um segundo, o que sabemos é que estamos a merce das pessoas, do tempo, das situações e não temos controle absolutamente de nada, além de nossas escolhas, claro.

Gosto de observar as pessoas, as expressões e imaginar a história de cada um, de como chegaram ali, se aquele sorriso significa alegria ou dor, se aquele olhar significa solidão, tristeza, amor, enfim, imagino a vida como um grande livro e as pessoas os personagens e penso no enredo de cada história deste livro. Dia desses estava esperando na fila de um banco e chegou um senhor, devia ter por volta dos 40 anos e ele era portador de necessidades especiais, pelo que observei ele deve ter sofrido algum tipo de derrame ou paralisia, pois tinha deficiências somente num lado do corpo. Sua expressão era de uma pessoa inteligente, pelo menos aparentemente, parecia que se esforçava para não precisar de ajuda, adaptou a bolsa ao corpo para poder ter maior agilidade. Comecei a pensar naquela história...será que há uns anos, antes de acontecer a tal paralisia, este homem podia sonhar como seria sua vida hoje? Certamente que não. Tantos sonhos, metas, objetivos, que simplesmente foram interrompidos por uma fatalidade.

Pelo que observei aquele homem logo adaptou-se à situação que não podia mudar e parecia que estava indo bem; mas mesmo assim, não pude deixar de pensar na revolta, na indignação  dele e até de sua família diante das circunstâncias. Por que comigo? É, não dá pra responder isso, nem esta pergunta, nem as tantas perguntas que temos dentro de nós.



Lição que tirei daqueles breves minutos foi que precisamos viver cada dia como sendo o último. E você pode dizer: que original, todo mundo fala isso! E é verdade, todos falam...mas quantos vivem? Parece que vamos viver eternamente e na juventude, dificilmente as pessoas pensam que vão envelhecer, que podem sofrer algum acidente que as inviabilizem de realizar seus sonhos, que podem perder tudo materialmente falando, parece que as pessoas acreditam que tem tempo de sobra, mas quer saber a verdade? NÃO TEMOS TODO TEMPO DO MUNDO. Não estamos imunes a nada, tudo pode nos acontecer, de bom ou de ruim. E isso não é ser pessimista, mas realista!

Precisamos aproveitar nosso tempo de hoje, nas condições de hoje, com a saúde de hoje, com a juventude de hoje. Amanhã pode ser tarde! Precisamos amar hoje, cuidar dos pobres e esquecidos hoje, BUSCAR A DEUS hoje. Amanhã pode ser tarde! 

"Deixe de agir como se a vida fosse uma repetição. Viva este dia como se fosse o último. 
O passado terminou e se foi. O futuro não está garantido." 
(Wayne Dyer)