quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Desapega, desapega...

Exercitar o desapego deve ser uma prática constante em nossas vidas, porque ser apegado é uma das piores coisas que você pode escolher para sua vida. São muitas as consequências de quem é preso à suas coisas ou a pessoas, memórias, a pior delas certamente é a falta de liberdade.

Existem alguns programas de tv que mostram os dramas de algumas pessoas que são as chamadas de "acumuladores". É triste. Elas acumulam objetos de forma doentia, na esperança de um dia usá-los, esses mesmos objetos vão tomando o lugar das coisas realmente importantes e daqui a pouco das pessoas, depois de um tempo o local em que elas vivem torna-se um "chiqueiro", cheio de doenças, inclusive. E o pior é que estes acumuladores realmente acreditam que ter tudo aquilo é essencial para sua vida, aquilo lhes dá segurança, elas se sentem protegidas e é um sofrimento se livrar daquelas coisas, é como se uma parte delas estivesse indo embora, porque afinal de contas elas levaram uma vida toda acumulando aqueles objetos.

Não muito diferentes dessas pessoas que sofrem dessa patologia, também temos pessoas ao nosso lado, ou nós mesmo, que também sofrem de algo semelhante, a diferença é que não são objetos acumulados, mas sentimentos ruins e o local, o coração. Assim como os acumuladores, aconteceu algum evento catalisador que desencadeou aquela postura, muitas vezes uma raiva, um trauma, uma traição, uma mentira, algo que gerou dentro do coração um sentimento negativo. Não sou psicologa e não posso falar com propriedade sobre o assunto, mas eu acredito que nenhum sentimento que seja gerado em nós possa ser controlado, principalmente diante de circunstâncias reais como essas que falei, portanto a reação que temos são legítimas, reais, factuais, objetivas. Por exemplo, não tem como você controlar a frustração, a tristeza e a decepção diante de uma traição, é um fato que realmente nos entristece e esse sentimentos são inevitáveis, e você sendo humano e tendo um coração, é bem normal que os sinta. 

Entretanto, o que faremos depois com esses sentimentos é uma escolha, isso sim podemos controlar. Vamos guardar dentro de nossos corações e acumular tantos outros sentimentos ruins? Nesse exemplo da traição mesmo, a decepção de termos sido traídos por alguém não pode gerar em nós a desconfiança por todas as pessoas do mundo, não pode tornar nosso coração duro a ponto de não confiarmos tão pouco não nos relacionarmos com mais ninguém, algumas pessoas até começam a agir do mesmo modo com outras, numa forma de justiça pelo mal que sofreu. 



Diante do mal que vivemos é necessário uma entrega sem medidas ao misericordioso coração de Jesus. Ele tudo sofreu na cruz por nossos pecados, todo tipo de dor, de agonia, de tortura, mas sua prece ao Pai foi que Ele os perdoassem pois não sabiam o que faziam; não é fácil superar o coração ferido, mas é necessário, eu diria mais, é INDISPENSÁVEL para que possamos seguir em frente, sem pesos, sem lixos em nossa casa, que é nosso coração. Para quê ficar acumulando tanta "tralha" enquanto podemos preencher nossa vida de sentimentos de amor, paz, alegria, sorrisos, por que escolher sentir ódio, rancor, mágoa, tristeza, se podemos escolher o AMOR? Sim, escolher, porque o amor é uma decisão, nem sempre fácil, é verdade, mas a melhor decisão que podemos tomar. 

Limpar o coração de vez em quando, fazer uma "faxina" dos sentimentos, é vital para nossa saúde mental, espiritual e física; retoma o equilíbrio muitas vezes perdido, uma vez que cultivar sentimentos negativos nos faz ver a vida com olhos negativos também e nos faz sempre enxergar tudo de forma pessimista e a vida vai ficando cinza, sem graça, triste. Não faça de seu coração um chiqueiro, não acumule sentimentos que só te derrubam, não tome esse veneno, porque você está matando a si mesmo e o outro muitas vezes nem sabe do seu sofrimento, já seguiu em frente e você está aí, parado no tempo, sem espaço para novas pessoas, novas oportunidades, novos sentimentos. Seja livre, desapega...


Deus abençoe!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário