domingo, 3 de julho de 2011

Coragem: Eu venci o mundo!


Observando as pessoas com quem convivo, percebo que não existe falta de sofrimento, é inevitável que as pessoas sofram, chorem, tenham problemas, sejam eles de qualquer natureza: financeira, relacionamentos, violência, saudades. A verdade é que normal mesmo são os problemas.

Entretanto, apesar de perceber essa semelhança, existe uma imensa diferença naqueles que esperam em Deus, mas essa imensa diferença ao mesmo tempo é tão tênue que parece imperceptível e na verdade é. Só vê esse abismo quem reconhece, após a tempestade, a ação de Deus. Alguns momentos de tristeza realmente vêm acompanhados de dor, mágoa e até revolta; quantas vezes nos sentimos sozinhos, fracos e desacreditados e parece que aquela dor nunca vai passar? Quantas vezes nos entregamos e por um momento desistimos de lutar? Mesmo aqueles que acreditam em Deus também sentem isso. Mas, passado estes momentos de desespero, é que aparece a imensa e imperceptível diferença entre os que acreditam e os que não acreditam.

Os que esperam verdadeiramente em Deus, ao fim de tudo, continuam INTEIROS. A dor, o sofrimento não lhes tira absolutamente nada de bom, mas pelo contrario fortalece as qualidades e faz os defeitos serem refletidos, como disse Friedrich Nietzsche: “Aquilo que não me mata, só me fortalece”. A tristeza não lhes rouba a fé, a esperança e principalmente a vontade de amar. Sofrimento vira oportunidade de crescimento.

Já aqueles que não têm Deus no coração, ou até mesmo diz que tem, mas nesses momentos desistem, mal-dizem, testam ao Pai, a estes tudo lhes é tirado, a esperança, a serenidade, a alegria, e só resta um coração ferido, magoado, julgando-se vítima do mundo, de Deus, do sistema. Sofrem porque não sabem esquecer, por culparem os outros por seus problemas, por não perdoarem, por “remoer” um passado que já não voltará, mas que está tão presente que continuamente torna-se motivo de tristeza.

A estes que não se entregam, que acreditam que seu sofrimento é o maior de todos, saibam que o maior sofrimento de todos já foi vivido por um homem-Deus, que levou consigo todos os pecados da humanidade em suas chagas, mas que ressuscitou para nos provar que existe esperança sim: “No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16, 33) E somos uno com Ele, somos vencedores também e juntos de Deus, venceremos o mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário