segunda-feira, 11 de julho de 2011

Foi por você!

Você já se perguntou por quantas pessoas no mundo você morreria? Me deparei com esse questionamento e fiquei a imaginar se durante minha vida criei laços suficientes que me fariam ser capaz de entregar minha vida, literalmente! E será que você sabe quem seria capaz de morrer por você? Alguém que se entregaria sem reservas para salvar sua vida? Talvez seus pais, talvez...

De fato, não podemos responder essa pergunta de forma absoluta porque não há como afirmar nossa reação diante de uma situação extrema, mas vale a reflexão.

Temos um amor e um apego a nossa vida enorme, muitas vezes nem vivemos tão bem assim, temos problemas financeiros, afetivos, espirituais que tornam nossas vidas complicadas, agitadas, todavia, se alguém te perguntar se queres morrer agora, instintivamente, você luta pela sobrevivência. Deus nos deu essa capacidade porque sabia que passaríamos por momentos difíceis mas que não podíamos desistir.

Apesar de não podermos responder categoricamente qual seria nossa reação, num plano de suposições, talvez você consiga pensar em pessoas por quem você morreria ou que morreria por você: pais, irmãos, amigos, esposo/esposa...são pessoas que nos são caras e que, de coração, seríamos capazes de salvar suas vidas com as nossas próprias.

Agora, porém, vou dificultar: você seria capaz de morrer por um inimigo? Alguém que te fez mal, que você nem goste tanto ou até mesmo alguém que te despreza e até te maltrate? Você seria capaz?

"Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios. Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo; por um homem de bem, quiça se consentiria em morrer. Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós."
(Rm 5, 6-8)


Percebamos o que diz São Paulo aos Romanos nesta passagem: quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Que belíssima prova de amor. Morreu por mim e por você, morreu pelos que o crucificaram e pelos que O crucificam diariamente. Qual a dimensão disso tudo?

Deus se fez homem e assemelhou-se a nós, exceto no pecado. Isto por si só já é a prova do Amor de Deus, que saiu de Seu trono para habitar no meio de nós, que se rebaixou à condição humana, Ele que é o onipresente, onisciente, onipotente, o Todo Poderoso, o Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, simplesmente Aquele que É.

Como se não bastasse isso, ainda realizou as curas, milagres, tirou da margem os excluídos, deu dignidade a quem não tinha mais esperança, fez cegos enxergarem, surdos ouvirem, coxos andarem. Perdoou pecados, olhou nos olhos, escolheu os piores de sua época para andarem lado a lado com Ele. Quanto Amor...

E assim podíamos dizer que imenso Amor Deus nos dispensou, mas não foi o suficiente, Ele quis mais, Ele quis ir até o fim (Cf Jo 13, 1). E foi! Quando ainda éramos seus inimigos, morreu por nós, deu Sua vida para me salvar, venceu a morte e nos reconciliou com Deus. Isso sim é Amor ao extremo. Não morreu por uma causa qualquer, por um ideal ou um sonho, morreu simplesmente por amor e ressuscitou para nos dá vida.

Na história do Cristianismo temos muitos mártires que seguiram o caminho de Cristo e morreram por Amor a Deus, à Igreja, aos irmãos; os pilares de nossa Igreja, Pedro e Paulo, foram apenas dois de milhares, canonizados ou não. Você teria coragem de demonstrar tal amor?

Talvez hoje para nós seja difícil entender quão grande é essa fé capaz deste extremo, mas é possível alcançar esse mistério. Se você ainda não tem coragem de morrer por alguém ou pela Igreja, comece de baixo, comece dando sua vida dedicando-se às coisas de Deus, ao serviço, ao amor ao próximo, ao perdão, à acolhida. Tenho certeza que aos poucos, à medida que vamos cultivando o Amor em nossos corações, seremos capazes de ir além de nosso compreender e irmos até o fim.

Que o Amor de Deus nos invada e que Seu Espírito Santo nos impulsione e nos dê coragem de amar sem medidas, que tenhamos força para nos desapegarmos de tudo que nos prende ao mundo e que possamos nos entregar inteiramente a Deus! Que Nossa Senhora nos ensine a amar e que ela nos ensine seu SIM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário