"Arrancar as máscaras, que livramento!"
(Victor Hugo)
Ser quem se é não é lá coisa muito fácil, é preciso muito trabalho, coragem, determinação: é preciso ir no fundo da alma buscar sua essência, é preciso estar disposto a encontrar a verdade nua e crua, é necessário nunca parar, porque somos uma infinidade de sentimentos, dores, alegrias, e no fundo, nunca teremos a resposta definitiva; todavia, acredito eu, que não ser quem você é, é mais difícil ainda!
Desde muito cedo somos obrigados a nos esconder atrás de máscaras, a sinceridade da criança é abafada pelo "convívio social" que nos sujeita a dissimular reações, sentimentos em prol de uma convivência pacífica, sem conflitos e muitas vezes mergulhada na mentira. E vamos crescendo acreditando que é melhor uma "mentirinha de leve" pra não magoar, para não ficarem com raiva da gente. E com base nisto as amizades, os casamentos, relacionamentos são construídos e quantas pessoas infelizes existem no mundo porque vivem escondidos atrás de máscaras.
Usamos máscaras quando pretendemos esconder algo de ruim, uma fraqueza, um medo! Queremos que as pessoas não nos veja como somos, mas como gostaríamos de ser, porque queremos ser amados, queridos; somos inseguros e o mundo nos pede uma postura, um pensamento, e necessitamos responder com "sucesso" às expectativas dos OUTROS em nós, enfim, queremos ser aceitos! QUANTA ILUSÃO! Quer saber a verdade? Eles não estão nem aí, nem pra você, nem pra mim!
Qual o sentido de ser outra pessoa, de ter as coisas de outras pessoas? Fomos criados com tanto amor, cuidado, exclusividade, Deus nos quis exatamente como somos, porque então rejeitar o presente de d'Ele por causa da modas, padrões (muitas vezes impossível) de beleza? Para agradar a quem? Temos nossa personalidade, nossos "jeitos", nossa história foi construída a cada passo, com cada dor, alegria, amor e desamor, porque então desejar imitar certos ícones que nem sabem que nós existimos?
É necessário mergulhar no profundo amor de Deus por nós e crer, firmemente, que Ele nos ama tal qual nós somos, e se for preciso mudar, que seja por amor a Ele, porque nossas atitudes o desagradam e ferem outros irmãos e não para agradar a homens. É preciso entender que viver de máscaras é uma mentira inventada por e para nós mesmos, que não pode ser sustentada, que nos leva a viver numa cadeia de falsidades, que nos tira a paz...ENTÃO, JOGUE FORA AS SUAS MÁSCARAS!
Para ser feliz de verdade só existe um caminho: JESUS CRISTO, que é totalmente INCOMPATÍVEL com a mentira. Jogar fora as máscaras é libertar-se, é ficar em paz, é se aceitar, é conseguir amar o outro como ele é, é viver leve, feliz...e então, encarando os outros com nosso próprio rosto, aos poucos, as pessoas enxergarão o rosto de Jesus em nós e finalmente, seremos aquilo que Deus quis que fossemos ao nos criar: IMAGEM E SEMELHANÇA d'Ele!