terça-feira, 5 de junho de 2012

Andar com fé eu vou...

O que é ter fé? É o mesmo que acreditar? 

"A fé é a garantia dos bens que se esperam, a prova das realidades que não se vêem." (Hb 11, 1)

A fé pode ser entendida de muitas maneiras: a que você deposita nos amigos, nas coisas, em você mesmo...se você pergunta a alguém na rua que horas são, você acredita no que ela diz porque ela não teria porque mentir; se você coloca uma moeda numa máquina de refrigerante e aperta o botão da coca-cola você sabe que vai sair a coca-cola e não outra coisa; quando você estuda muito para uma prova, você tem fé que vai passar, porque sabe a matéria...mas a fé em Deus é mais profunda e mais complexa do que as situações de nosso dia a dia.

Fé em Deus significa crer firmemente que Ele é o Senhor da sua vida e por isso não existe espaço para dúvidas, questionamentos ou medo! É, como dizia Santo Agostinho, assinar uma folha em branco e deixar que Deus escreva nela. É um dom, uma dádiva, um presente de Deus que nos impulsiona a buscá-Lo e LIVREMENTE aderir ao Seu projeto de amor na nossa vida. É alimentar diariamente essa semente através da Palavra e da Eucaristia e CONCRETIZA-LA em atos de amor para com o próximo, porque fé sem obras é fé morta! Ter fé é responder ao chamado que Deus fez a cada um de nós, chamando-nos a conhece-Lo, ama-Lo e segui-Lo, mesmo quando parece impossível ou as limitações humanas nos impede de compreender!

Em muitos relatos dos evangelistas, nas curas que Jesus realizou, Ele dizia: TUA FÉ TE CUROU! E por quê? Por que sem a fé, a pessoa não iria enxergar aquilo que Deus havia realizado...quantas e quantas curas chegaram na nossa vida, mas nossa falta de fé impediu de enxergarmos! Jesus pedia insistentemente aos seus discípulos: TENHAM FÉ! Porque sem ela, seria IMPOSSÍVEL crer na sua RESSURREIÇÃO, é tanto que depois de ressuscitado, Jesus só apareceu aos que tinha fé n'Ele, se fosse aos outros, no mínimo, eles achariam que estavam ficando loucos! Mesmo assim, a fé daqueles homens ainda era limitada, foi somente depois de Pentecostes, depois da descida do Espírito Santo sobre eles, que finalmente aquela fé que era do tamanho de um grão de mostarda, cresceu e nos trouxe até aqui, 2000 anos depois!

Acreditar que Deus existe não é o suficiente, os demônios crêem nisso também e morrem de medo (Cf Tg 2, 19), é preciso adesão total, entrega livre e decidida, como uma criança que não tem medo de se jogar quando sabe que o pai vai estar lá para pegá-la. 



Que na nossa oração diária peçamos fé, mesmo que seja do tamanho de um grão de mostarda, para continuarmos firmes, mesmo diante das tribulações do mundo, mesmo diante das perseguições e dos obstáculos; fé para enxergar os planos de alegria, paz e amor que Deus tem para nós, mesmo quando no momento só exista angústia e dor; fé para continuar e quando cair, ter força para levantar!

Não tenha medo, se ainda falta coragem para decidir por Cristo, peça ao Espírito Santo consolo e força: aquele que confiou em Deus e não nos homens, JAMAIS foi confundido, esquecido ou frustrado. Caminhar com fé em Deus é andar seguro, mesmo que seja no vale da sombra da morte, então NÃO TEMAS! Segue em frente! 

Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário