quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Conversão é isso...

"Toda reforma interior e toda mudança para melhor 
dependem exclusivamente 
da aplicação do nosso próprio esforço." 
(Immanuel Kant)

É natural para o homem a mudança, mesmo que ele não deseje, mesmo que resista, mesmo que faça birra como uma criança mimada, não adianta, nada permanece como é, tudo muda, a todo instante. Cabe a cada um de nós aceitar e tomar as rédeas de nossas vidas, ou simplesmente ver o mundo se transformar e nós continuarmos com a mesma mentalidade e assim sofrer as consequências disto.

Na nossa espiritualidade também ocorrem mudanças, evoluções. Chamamos de conversão. Muitos ainda têm uma certa resistência a esta palavra, porque é usada erroneamente pelos nossos irmãos protestantes como mudança de religião, todavia, não necessariamente é preciso mudar de religião para converter-se. Pelo etimologia da palavra, vemos que no latim conversio significa voltar-se para; esta mesma palavra no grego corresponde a metá: depois, além, com, no meio de; e nóos ou nous: intelecto, mente, juízo. Numa tradução literal teríamos: ir além do pensamento; mas poderíamos também entender como: mudança de juízo e se for mais além, se relacionarmos isso com nossa ação seria também, mudança de atitude. Conversão é isso: é mudar de pensamento e de atitude. 

Estamos dispostos a mudar muita coisa em nossas vidas visando somente bens transitórios: alimentação, exercício físico, hábitos para preservação da natureza. Claro que estas são mudanças saudáveis e importantes, todavia, muito pouco fazemos para mudar de pensamento e atitude em relação a Deus. Até compreendemos de alguma forma a onipotência d'Ele no universo, mas quando se trata de minha pessoalidade, quando se trata de minhas atitudes particulares, costumamos ignorar a existência de Deus e agimos conforme nossos preconceitos e nossas racionalidades direcionam. É mais fácil!

É preciso, porém, sair deste comodismo. É preciso olhar para dentro de nós e analisarmos se nossas atitudes e pensamentos são de agrado do Pai, se estamos vivendo uma espiritualidade barata, fraca, superficial. É necessário olhar-se no espelho e confrontar a nossa verdadeira face, porque faz parte da natureza humana agir conforme os instintos da carne, todavia, recebemos o Espírito Santo e podemos vencer o maligno, basta que tenhamos força e coragem, decisão, esforço para alcançar a santidade, dia após dia. 


Pai, ajuda-nos a encontrar o verdadeiro caminho a seguir, que é Jesus Cristo. Nos dá força, coragem e sabedoria para te buscar, para vencer as barreiras de nosso comodismos e assim mudarmos nossos pensamentos e atitudes. Mãezinha, intercede por nós, sede para nós modelo de santidade e coragem, olhai nossas causas e apresenta a teu filho amado. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário