segunda-feira, 21 de março de 2016

É de dentro pra fora!

Durante toda a quaresma e de forma mais intensa agora na semana santa, muito falamos de conversão. Para nós cristãos, e católicos de forma mais específica, se converter é muito mais que mudar de religião ou de atitude, a verdadeira conversão vem de dentro pra fora.

A "metanoia", que usamos pra explicar o que seria conversão, seria uma mudança de mentalidade, de pensamento, de ideia. Ou seja, pra eu ter me convertido é necessário que tenha acontecido uma mudança de direção do caminho que eu caminhava anteriormente, deixa de acreditar em algo e começar a acreditar em outra coisa.



Mas como isso acontece na prática? Bem, não é algo que ocorre de uma hora pra outra, até porque da mesma forma que não estruturamos todos os conceitos, ideias e certezas que temos na vida de um só vez, também não podemos modificá-los todos de uma vez. Antes de tudo faz-se necessário que aconteça um encontro com uma verdade e no nosso caso, A VERDADE, e diante dela perceber que algo começa a incomodar dentro de nós.

"No início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo." (Bento XVI - Deus Caristas Est)

Vemos frequentemente alguns neo-convertidos que pela emoção, euforia de um encontro avassalador, começam a mudar de atitudes, começam a se ater em conceitos morais. Não que estes não sejam bons ou importantes de serem seguidos, mas quem limita a religião, o crer, em apenas atitudes externas pode cair facilmente em dois extremos: ou perde a fé em momentos de tribulação ou vira um extremista que começa a julgar todos a sua volta. 

Perde a fé porque na verdade nunca a teve de fato, pois a fé é provada no dia a dia, no conhecimento, no aprofundar, como diz São Pedro, é necessário estar sempre pronto a responder a todo aquele que nos pede a razão de nossa esperança (Cf I Pd 3, 15). É de suma importância raciocinar, e isso não quer dizer racionalizar, mas entender o que cremos e porque cremos, sem fantasias, sem utopias, sem relativismos. 

"Eu creio para compreender e compreendo para crer melhor." (Sto Agostinho)

Ou Vira um extremista porque a pessoa acredita que só as atitudes correspondem a uma conversão e começa a se envaidecer, achando que deixar de cometer certos pecados já é uma grande evolução. E fica julgando aquelas pessoas que mesmo dentro da Igreja não conseguem mudar de vida.

Acontece que a mudança é de dentro pra fora, eu preciso internalizar aquilo que escuto, preciso plantar como uma semente para que ela germine gradativamente e seja forte dentro de mim. Eu preciso criar intimidade com o Senhor para poder compreender Sua Palavra, seus ensinamentos. A mudança de atitude é consequência, naturalmente eu não quero agir como antes pois isso não condiz mais com o que acredito, de tal forma que a nossa vida seja uma oferta agradável ao Senhor.

"Amar a Deus de todo o coração e de todo entendimento, e com todas as forças, bem como amar ao próximo como a si mesmo é muito mais importante que todos os sacrifícios e ofertas juntos." 
(Mc 12, 33)

Que o Espírito Santo inflame nosso coração para que possamos nos entregar a vontade de Deus em nossas vidas, que possamos colocar todo nosso ser, mente, corpo, alma, coração, nas mãos de Deus para que Ele escreva nossa história de acordo com o Seu querer,

Santa Maria Mãe de Deus, Rogai por nós.
São José, Rogai por nós.

Um comentário:

  1. Que o Senhor me ajude, que Ele se compadeça de mim e guie nessa caminhada rumo ao Céu! Todos os dias é dia de mudança, de aprendizado e, principalmente, de abertura ao AMOR DE DEUS!!!

    ResponderExcluir