terça-feira, 30 de agosto de 2016

Amar não é o suficiente!

Pode parecer loucura isso, mas é a mais pura verdade. O Amor que "sentimos" é um decisão, portanto, fruto de um ato de razão, mas antes dele se tornar um firme propósito, foram vencidos instintos naturais no homem, porque mais forte que a razão é o instinto. 

Muitas pessoas buscam a vida inteira alguém que as ame ACIMA DE TUDO, que faça tudo por elas e que o amor seja sem limites. Claro que dentro dessa procura está a busca por suprir carências, inseguranças, mas também está uma ilusão criada pelo mundo de um amor que não existe, um amor que o Papa Francisco chamou de "novela", cheio de fantasias, de "finais felizes" mas que está muito longe da realidade.

A vida a dois não é fácil. As dificuldade já começam no namoro, principalmente quando o casal se propõe a viver castamente, e vão se intensificando à medida que um vai se comprometendo com o outro. O que antes era uma atração, interesses em comum, vai se tornando uma decisão de dividir a vida porque algo mais os une. Acontece que dividir a vida com alguém significa renúncias, palavras duras, frustrações, limites a serem vencidos, claro que existem muitas alegrias, aprendizados, companheirismo, união. Mas, não é um conto de fadas, não é uma novela, nem um filme, é vida real, com sabores e dissabores, e precisa ser enfrentada, com firmeza, coragem e honestidade.



E porque AMAR não é suficiente? Como eu disse no início somos conduzidos por nossas razões, por isso somos humanos e não animais, mas existe algo em nós muito forte que é o INSTINTO, que tem uma força devastadora e perigosa quando não estamos equilibrados. Um homem pode "amar" muito sua esposa, mas a tentação de traí-la pode ser muito forte caso outra mulher mais atraente que a sua lhe seduza. Uma mulher pode "amar" muito seu esposo, mas uma carência pode falar mais alto, de repente. E então? Se o amor não é o suficiente, o que pode salvar os relacionamentos, o casamento?

Deus pode salvar. Deus é o AMOR que une todas as coisas e dá a força para que possamos nos manter firme em nossos propósitos. Quando tivermos em busca de alguém para dividir nossa vida, não devemos querer alguém que nos ame mais que tudo, mas que AME A DEUS ACIMA DE TUDO, porque é esse amor por Deus que vai justificar o que somos, o que fazemos, o que pensamos. 

 Sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, andar ao redor de vós, como um leão que ruge, procurando a quem devorar. resisti-lhe fortes na fé. 
(2 Pd 5, 8). 

Quando a tentação vier, o homem e a mulher, se lembrarão das promessas que fizeram um ao outro diante de Deus, e que fizeram a Ele também. Quem tem temor a Deus, tem uma motivação a mais para se manter firme naquilo que lhe foi confiado. Infelizmente vemos muitos casamentos se desmancharem, porque não estão dispostos a abrirem mão de si mesmos, de recomeçarem, de superarem seus egoísmos. Preferem desistir. 

E esse relacionamento você constrói hoje, mesmo que você não esteja namorando. Tenha convicção dentro do seu coração que o que você quer construir é esse tipo de relação e que você simplesmente não aceita menos que isso. Se seu namoro ainda não está nessa realidade, tenha paciência, talvez você seja a pessoa que vai conduzi-lo(a) a Deus e fazê-lo(a) experimentar esse AMOR MAIOR que dá sentido a tudo, que completa tudo, que cura tudo e que salva tudo, até mesmo os corações mais feridos, mais machucados, mais enganados. 

"O coração de um CRISTÃO deve estar tão bem escondido em Deus que ALGUÉM para 
achá-lo, precisa buscar a Deus primeiro." 
(C. S. Lewis - Com uma pequena mudança na frase original)

P.S. Amar é o suficiente quando é o AMOR DE DEUS que nos move e nos impulsiona. (Só pra que fique bem claro!!)

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Notas sobre...

Dia desses no facebook um "teste" viralizou, pelo menos com a maioria de meus amigos, um tal de "notas sobre...". Confesso que fiz também, era divertido ver "alguém" que não tem conhece falar sobre você. Mas está ai onde reside a minha reflexão. Como simplesmente permitimos que outras pessoas nos definam, nos expliquem, nos conceituem e aceitamos muitas vezes sem questionar, e pior, vamos tornando verdade a visão externa, de quem só vê o superficial.

Nós somos um produto do meio, já diria Rousseau, e como tal existem muitas influências em nós que determinam o que somos. Nascemos também com nossas tendências, com características, dons, colocados perfeitamente por Deus para que sejamos aquilo que Ele sonhou para nós. E ao juntarmos tudo isso, o que Deus fez e o que o mundo fez, eis o que somos. E somente Ele e nós sabemos, de fato, o que isso significa. 



Acontece que muitas pessoas não tem coragem de mergulhar em si mesmo, preferem se enquadrar num padrão e seguir a maré. Escolhem esse tipo de vida porque não é fácil fechar a porta do quarto e reconhecer quem se é, porque nessa descoberta iremos nos deparar com o melhor e o pior de nós mesmos, com as luzes mas também com as trevas, e nem todos tem essa audácia. 

Muitas coisas aconteceram em nossas vidas que nos transformaram, que mexeram com nossos medos, nossos sonhos, que nos deram vontade, mas também que nos deram desânimo. Esses fatos dizem respeito ao que nos tornamos, mas ao tomar consciência disso, precisamos tomar as rédeas de nossas vidas e definir nosso futuro. 

"Eu sou aquilo que Deus pensa de mim e nada mais." 
(Sta Teresinha do Menino Jesus)

Somos tão inseguros, tão cheios de medos, que precisamos o tempo inteiro ser afirmados em nossas qualidades, porque não confiamos em nós mesmos, ou porque nossa auto-imagem está deturpada para além da realidade e precisamos mostrar o quanto somos bons. Se nos conhecêssemos de fato, ou mais ainda, se buscássemos a única opinião que realmente importa, não precisaríamos gritar aos quatro ventos quem somos esperando aprovação, porque apenas somos e isso basta.

Senhor, quero te pedir hoje que mandes Teu Espírito Santo sobre meu coração e me ilumine para que eu conheça a mim mesmo, me conheça como o Senhor me conhece e eu possa buscar ser aquilo que o sonhastes para mim. Não quero aprovações humanas, porque ninguém sabe o que passei, o que vivi, os caminhos que andei para chegar até aqui, mas o Senhor sabe e me ama e por isso somente o teu olhar me importa. Que eu nunca procure outro olhar além do teu, Senhor. Amém.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Ê, vida mais ou menos!

Ninguém gosta de sofrer, isso é óbvio e quem gosta, certamente tem algum problema psicológico e precisa de ajuda. Entretanto não podemos fugir do sofrimento, ele faz parte da vida independente da pessoa acreditar ou não em Deus. Infelizmente algumas pessoas tem um medo paralisante do sofrer que as impede de viver e por isso acabam experimentando uma vida medíocre, ou no popular, uma vida "mais ou menos".

É claro que qualquer experiência nova nos assusta e nos faz de alguma forma temer o incerto, isso inclusive é essencial para preservação da espécie (imagine se o homem não tivesse medo de enfrentar feras selvagens? teríamos sido extintos!). Experiências que nos causaram traumas também podem causar um certo medo de viver novamente aquela dor. Existem até alguns medos que são misteriosos, temos e não sabemos a causa. Enfim, são muitos os motivos que podem ser obstáculos no nosso caminhar. 

Mas não podemos viver reféns de nossos temores. A vida nos oferece todos os dias novas oportunidades de vivermos experiências lindas e grandiosas, capazes de nos tirar da nossa inércia. Pode ser que não dê certo, pode ser que você sofra, mas e daí? A vida é assim mesmo! Cair, levantar, sorrir, vencer, perder. Um emprego novo, um amor novo, um amigo novo, seja lá o que for, o novo pode trazer alegria ou tristeza, mas não deve ser inútil, e isso depende mais da gente do que do outro. Mesmo que cause sofrimento, então que esse sofrimento nos faça crescer. Nada se perde.

Jesus também teve medo antes de sua hora chegar, ele sofreria muita dor (física, espiritual, moral, psicológica), mas ele enfrentou porque maior que a dor, era a recompensa, o céu foi aberto para nós. Por meio do sofrimento da cruz, recebemos a vida eterna, que não sabemos como é, só temos a certeza que é maravilhosa, o que nos garante é a fé que temos nas promessas de Deus ("Todavia, como está escrito: olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam." 1 Cor 2, 9)



Então pare de ser medroso, mimado e egoísta.  Saia de sua vida mais ou menos e vá viver a vida que Deus sonhou pra você, com alegrias e tristezas, com vitórias e fracassos. Não queira fugir dessa verdade, pois é o mesmo que fugir de você mesmo. Construa sua casa na rocha firme, porque a tempestade veio para os dois homens, mas a casa que ficou de pé, nós sabemos qual foi (Cf. Mt 7, 24-27) e vá viver. 

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito quem nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota." 
(T. Roosevelt)

Deus abençoe.