terça-feira, 30 de agosto de 2016

Amar não é o suficiente!

Pode parecer loucura isso, mas é a mais pura verdade. O Amor que "sentimos" é um decisão, portanto, fruto de um ato de razão, mas antes dele se tornar um firme propósito, foram vencidos instintos naturais no homem, porque mais forte que a razão é o instinto. 

Muitas pessoas buscam a vida inteira alguém que as ame ACIMA DE TUDO, que faça tudo por elas e que o amor seja sem limites. Claro que dentro dessa procura está a busca por suprir carências, inseguranças, mas também está uma ilusão criada pelo mundo de um amor que não existe, um amor que o Papa Francisco chamou de "novela", cheio de fantasias, de "finais felizes" mas que está muito longe da realidade.

A vida a dois não é fácil. As dificuldade já começam no namoro, principalmente quando o casal se propõe a viver castamente, e vão se intensificando à medida que um vai se comprometendo com o outro. O que antes era uma atração, interesses em comum, vai se tornando uma decisão de dividir a vida porque algo mais os une. Acontece que dividir a vida com alguém significa renúncias, palavras duras, frustrações, limites a serem vencidos, claro que existem muitas alegrias, aprendizados, companheirismo, união. Mas, não é um conto de fadas, não é uma novela, nem um filme, é vida real, com sabores e dissabores, e precisa ser enfrentada, com firmeza, coragem e honestidade.



E porque AMAR não é suficiente? Como eu disse no início somos conduzidos por nossas razões, por isso somos humanos e não animais, mas existe algo em nós muito forte que é o INSTINTO, que tem uma força devastadora e perigosa quando não estamos equilibrados. Um homem pode "amar" muito sua esposa, mas a tentação de traí-la pode ser muito forte caso outra mulher mais atraente que a sua lhe seduza. Uma mulher pode "amar" muito seu esposo, mas uma carência pode falar mais alto, de repente. E então? Se o amor não é o suficiente, o que pode salvar os relacionamentos, o casamento?

Deus pode salvar. Deus é o AMOR que une todas as coisas e dá a força para que possamos nos manter firme em nossos propósitos. Quando tivermos em busca de alguém para dividir nossa vida, não devemos querer alguém que nos ame mais que tudo, mas que AME A DEUS ACIMA DE TUDO, porque é esse amor por Deus que vai justificar o que somos, o que fazemos, o que pensamos. 

 Sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, andar ao redor de vós, como um leão que ruge, procurando a quem devorar. resisti-lhe fortes na fé. 
(2 Pd 5, 8). 

Quando a tentação vier, o homem e a mulher, se lembrarão das promessas que fizeram um ao outro diante de Deus, e que fizeram a Ele também. Quem tem temor a Deus, tem uma motivação a mais para se manter firme naquilo que lhe foi confiado. Infelizmente vemos muitos casamentos se desmancharem, porque não estão dispostos a abrirem mão de si mesmos, de recomeçarem, de superarem seus egoísmos. Preferem desistir. 

E esse relacionamento você constrói hoje, mesmo que você não esteja namorando. Tenha convicção dentro do seu coração que o que você quer construir é esse tipo de relação e que você simplesmente não aceita menos que isso. Se seu namoro ainda não está nessa realidade, tenha paciência, talvez você seja a pessoa que vai conduzi-lo(a) a Deus e fazê-lo(a) experimentar esse AMOR MAIOR que dá sentido a tudo, que completa tudo, que cura tudo e que salva tudo, até mesmo os corações mais feridos, mais machucados, mais enganados. 

"O coração de um CRISTÃO deve estar tão bem escondido em Deus que ALGUÉM para 
achá-lo, precisa buscar a Deus primeiro." 
(C. S. Lewis - Com uma pequena mudança na frase original)

P.S. Amar é o suficiente quando é o AMOR DE DEUS que nos move e nos impulsiona. (Só pra que fique bem claro!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário