segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Notas sobre...

Dia desses no facebook um "teste" viralizou, pelo menos com a maioria de meus amigos, um tal de "notas sobre...". Confesso que fiz também, era divertido ver "alguém" que não tem conhece falar sobre você. Mas está ai onde reside a minha reflexão. Como simplesmente permitimos que outras pessoas nos definam, nos expliquem, nos conceituem e aceitamos muitas vezes sem questionar, e pior, vamos tornando verdade a visão externa, de quem só vê o superficial.

Nós somos um produto do meio, já diria Rousseau, e como tal existem muitas influências em nós que determinam o que somos. Nascemos também com nossas tendências, com características, dons, colocados perfeitamente por Deus para que sejamos aquilo que Ele sonhou para nós. E ao juntarmos tudo isso, o que Deus fez e o que o mundo fez, eis o que somos. E somente Ele e nós sabemos, de fato, o que isso significa. 



Acontece que muitas pessoas não tem coragem de mergulhar em si mesmo, preferem se enquadrar num padrão e seguir a maré. Escolhem esse tipo de vida porque não é fácil fechar a porta do quarto e reconhecer quem se é, porque nessa descoberta iremos nos deparar com o melhor e o pior de nós mesmos, com as luzes mas também com as trevas, e nem todos tem essa audácia. 

Muitas coisas aconteceram em nossas vidas que nos transformaram, que mexeram com nossos medos, nossos sonhos, que nos deram vontade, mas também que nos deram desânimo. Esses fatos dizem respeito ao que nos tornamos, mas ao tomar consciência disso, precisamos tomar as rédeas de nossas vidas e definir nosso futuro. 

"Eu sou aquilo que Deus pensa de mim e nada mais." 
(Sta Teresinha do Menino Jesus)

Somos tão inseguros, tão cheios de medos, que precisamos o tempo inteiro ser afirmados em nossas qualidades, porque não confiamos em nós mesmos, ou porque nossa auto-imagem está deturpada para além da realidade e precisamos mostrar o quanto somos bons. Se nos conhecêssemos de fato, ou mais ainda, se buscássemos a única opinião que realmente importa, não precisaríamos gritar aos quatro ventos quem somos esperando aprovação, porque apenas somos e isso basta.

Senhor, quero te pedir hoje que mandes Teu Espírito Santo sobre meu coração e me ilumine para que eu conheça a mim mesmo, me conheça como o Senhor me conhece e eu possa buscar ser aquilo que o sonhastes para mim. Não quero aprovações humanas, porque ninguém sabe o que passei, o que vivi, os caminhos que andei para chegar até aqui, mas o Senhor sabe e me ama e por isso somente o teu olhar me importa. Que eu nunca procure outro olhar além do teu, Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário