sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Ê, vida mais ou menos!

Ninguém gosta de sofrer, isso é óbvio e quem gosta, certamente tem algum problema psicológico e precisa de ajuda. Entretanto não podemos fugir do sofrimento, ele faz parte da vida independente da pessoa acreditar ou não em Deus. Infelizmente algumas pessoas tem um medo paralisante do sofrer que as impede de viver e por isso acabam experimentando uma vida medíocre, ou no popular, uma vida "mais ou menos".

É claro que qualquer experiência nova nos assusta e nos faz de alguma forma temer o incerto, isso inclusive é essencial para preservação da espécie (imagine se o homem não tivesse medo de enfrentar feras selvagens? teríamos sido extintos!). Experiências que nos causaram traumas também podem causar um certo medo de viver novamente aquela dor. Existem até alguns medos que são misteriosos, temos e não sabemos a causa. Enfim, são muitos os motivos que podem ser obstáculos no nosso caminhar. 

Mas não podemos viver reféns de nossos temores. A vida nos oferece todos os dias novas oportunidades de vivermos experiências lindas e grandiosas, capazes de nos tirar da nossa inércia. Pode ser que não dê certo, pode ser que você sofra, mas e daí? A vida é assim mesmo! Cair, levantar, sorrir, vencer, perder. Um emprego novo, um amor novo, um amigo novo, seja lá o que for, o novo pode trazer alegria ou tristeza, mas não deve ser inútil, e isso depende mais da gente do que do outro. Mesmo que cause sofrimento, então que esse sofrimento nos faça crescer. Nada se perde.

Jesus também teve medo antes de sua hora chegar, ele sofreria muita dor (física, espiritual, moral, psicológica), mas ele enfrentou porque maior que a dor, era a recompensa, o céu foi aberto para nós. Por meio do sofrimento da cruz, recebemos a vida eterna, que não sabemos como é, só temos a certeza que é maravilhosa, o que nos garante é a fé que temos nas promessas de Deus ("Todavia, como está escrito: olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam." 1 Cor 2, 9)



Então pare de ser medroso, mimado e egoísta.  Saia de sua vida mais ou menos e vá viver a vida que Deus sonhou pra você, com alegrias e tristezas, com vitórias e fracassos. Não queira fugir dessa verdade, pois é o mesmo que fugir de você mesmo. Construa sua casa na rocha firme, porque a tempestade veio para os dois homens, mas a casa que ficou de pé, nós sabemos qual foi (Cf. Mt 7, 24-27) e vá viver. 

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito quem nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota." 
(T. Roosevelt)

Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário