terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fazer a diferença!

Hoje, precisei ir ao shopping resolver uma pendência num banco, porém, toda vez que vou por lá visito as livrarias, pelo menos pra sentir o gostinho dos livros e aumentar a lista de todos que terei um dia! E lá, presenciei uma cena interessante!

Ao entrar numa delas, na maior que tem, me deparei com um homem que sempre está perambulando por lá, sob os olhos atentos dos seguranças; ele parece um mendigo, não sei ao certo, está com uma perna imobilizada e andando de muletas, neste fim de ano precisei ir muito no shopping e o vi várias vezes já! De todo modo, não é o tipo comum a um centro de compras das classes mais favorecidas, apesar de ser hoje, um espaço bem mais democrático, mas mesmo assim, ele ainda não faz parte deste público. Pois bem, ao entrar na livraria, me deparo com este homem, mergulhado nas páginas de um livro, tentando ler, em voz alta...soletrando, letra por letra, sílaba por sílaba e assim formando as palavras, como fazíamos quando éramos crianças!


Deu vontade de comprar o livro para ele, não comprei porque não tinha dinheiro. E como é de costume, minha imaginação voou para o mundo encantado das utopias! Fiquei a pensar naquele homem, que apesar de não ter nenhuma expectativa de melhora de vida, se esforçava para ler, pra de alguma forma ter algum conhecimento, aprender um pouco! Quão longe ele iria se tivesse as oportunidades? E se o simples ato de dá o livro para aquele homem o transformasse completamente? E os "se's" vão tomando conta de nossa vida...

Essa semana o Brasil alcançou o status de 6ª maior potência econômica do mundo, ultrapassando o Reino Unido! É algo importante, mas não é o MAIS importante, crescimento econômico é necessário para que haja uma divisão justa de bens, mais emprego, mais condições de vida digna para todos, mas para que um país seja forte, seu povo tenha uma vida melhor, para que possamos ter cidadãos atuantes e que compreendam o mundo que vivem, o ÚNICO caminho é a educação!

Sei que este blog tem um caráter cristão/católico e que essencialmente trato de assuntos ligados à espiritualidade, todavia, considero nosso papel enquanto seguidores de Cristo que lutemos pela inclusão social e contra tudo que separa; é nosso papel lutar por melhorias para TODA a população, escolhermos corretamente nossos políticos, denunciar os erros e viver retamente, o Evangelho nos ensina isso!

Temos as ferramentas nas mãos para mudar a sociedade, levamos a cruz de Cristo no nosso peito e precisamos viver aquilo que falamos, e isso inclui lutar por uma sociedade mais justa, sem esmolas, sem querer dá o peixe, mas ensinando o povo a pescar! Não é mudar o mundo, mas é poder mudar o mundo de poucas pessoas, mas que faz toda a diferença, pra ela e para Deus! 

"Olhei os mais que pude os rostos dos pobres, gastos pela fome, esmagados pelas humilhações e neles descobri Teu rosto, CRISTO RESSUSCITADO!" 
(Dom Hélder Câmara)

"Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles não tem comida, chamam-me de comunista." 
(Dom Hélder Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário