terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Olho por olho, dente por dente?

"E se chegar apanhado em casa, apanha de novo."

E assim, nossas crianças vão aprendendo a se defender. E a se vingar! 

Acredito que a maioria de nós escutou isso quando criança; faz parte de nossa criação a ideia de que não podemos sofrer agressões sem que a pessoa que o fez, pague por isso! Tanto faz parte de nossa cultura que, mesmo o sistema penal de nosso país dando prioridade à penas alternativas e tendo a prisão como ÚLTIMO RECURSO, ficamos indignados quando alguém que cometeu um crime, mesmo que leve, fique solto. Tem que ficar preso, apodrecer na cadeia!

Obviamente, eu sou a favor de que todos devam arcar com as consequências de seus atos. Sou da área jurídica e compreendo bem e concordo com a punição para aquelas pessoas que prejudicaram outras; mas também sou cristã e compreendo que é necessário cautela e discernimento! Aprendi com Cristo que nem mesmo às leis devem ser maiores que o AMOR.



Quando incentivamos nossas crianças a pagarem na mesma moeda a ofensa ou agressão que sofreram, estamos disseminando a cultura do "olho por olho, dente por dente" que diga-se de passagem foi deturpada a  mercê dos vingativos; a expressão original é "não mais que olho por olho, não mais que dente por dente", ou seja, nosso limite está até onde fomos prejudicados, não mais que isso, todavia, não significa que devemos fazer a mesma coisa, este é o LIMITE, não a REGRA.

E vamos passando da infância à adolescência e depois para a fase adulta, acreditando que não podemos deixar "barato" aquilo que nos prejudicou e muitas vezes damos à vingança o nome de JUSTIÇA. Repito: sou a favor de que cada um arque com as consequências de seus atos, todavia, é necessário um coração puro e reto para compreender o que é importante fazer em cada situação e principalmente olhar o ofensor com amor e misericórdia, porque não há como fugir desta realidade: as pessoas erram, se enganam, nos magoam e muitas vezes agem com MALDADE mesmo, mas precisamos superar esses sentimentos e simplesmente entregar à Deus.

Então quer dizer que devemos ser "bestas" e aceitar tudo que fazem conosco? Claro que não! Você nunca deve aceitar uma agressão, seja ela física, moral, psicológica...mas se vingar não é o meio. Se for possível conversar, então que se converse. Se não for o caso, denuncie, nossa justiça está aí pra resolver essas coisas! Procure alguém para mediar a situação. Se afaste um pouco para curar sua ferida! E, o mais importante de tudo, perdoe! Perdoe sempre. A mágoa é como um pedaço de vidro na mão, se você fechar, vai cortar e sangrar, mas se você deixar a mão aberta, não vai acontecer nada!

Eu sei que não é fácil, eu mesma já tive muitas dificuldades em perdoar, principalmente as pessoas que mais eu amava e que me magoaram. Hoje, procuro compreender, porque sei que eu em algum momento de minha vida magoei alguém! Não é fácil ainda, muitas vezes meu lado humano quer falar mais alto e clama por "justiça", mas eu aprendi que o tempo coloca tudo no seu lugar, a verdade aparece e acredito piamente que Deus tem o domínio sobre tudo e sobre todos e a Ele cabe a justiça (Cf. Rm 12, 1ss). Tenho certeza absoluta que quem se vinga, é feliz por um momento, mas quem perdoa é feliz pra sempre! Pense nisso!

"A justiça pode irritar-se porque é precária. A verdade não se impaciente, porque é eterna." 
(Rui Barbosa)

"Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem." 
(Rm 12, 21)

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário