sexta-feira, 2 de agosto de 2013

4º dia - Jornada Mundial da Juventude - Rio de Janeiro

Pessoal, desculpem a ausência, mas realmente foi uma Jornada muito intensa e não deu pra atualizar nada por aqui, mas se ainda interessa saber alguma coisa, eis-me aqui!

Na quinta-feira foi o dia da recepção oficial ao Papa Francisco no Rio. De manhã, fomos à catequese e fomos almoçar e só depois é que fomos para as areias de Copacabana, resultado: ESTAVA TUDO LOTADÍSSIMO! Nossa sorte é que uns amigos já estavam na praia há um tempo e fomos para onde eles estavam. O clima ainda estava fechado, muito frio, chuva, vento, mas a animação era total, pessoas cantando, conversando, empolgadas com a chegada iminente de nosso "Chiquinho" amado! Como em Madri, a espera foi longa...








Estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas estavam à espera do Papa neste dia, ou seja, ERA GENTE DEMAIS! Finalmente, depois de algumas horas, no meu caso 7 horas, pontualmente o Papa Francisco desfila com seu Papa Móvel a caminho do palco montado na praia. Neste percurso, ele para, beija as crianças, troca o solidéu com o povo, acena, SORRI, é simplesmente encantador. Nós o víamos somente pelo telão, mas cada gesto dele me encantava, não sei definir bem o que ele me transmitia, eu só conseguia SORRIR!




Depois de alguns minutos, enfim ele chega ao palco e então começa a cerimônia de acolhida. Todavia, minha ansiedade maior era ouvir de perto sua voz, não via a hora dele falar e ao primeiro som que saiu de sua boca, lágrimas saíram de meus olhos, que emoção ouvi-lo, mais uma vez eu digo: não dá pra explicar o que foi aquilo. Em Madri confesso que me emocionei pouco, foi uma experiência mais humana, mas no Rio, estava sendo muito espiritual. Me identifiquei completamente com sua maneira de discursar, afinal, ele é jesuíta e um catequista por excelência, o que nos une mais ainda. Era empolgante vê-lo se empolgar, quando ele subia a voz e acabava misturando português com espanhol, tamanha era sua paixão. Ah! Francisco LINDO! E eu só me perguntava: será que é anti-litúrgico apertar as bochechas dele?

"Mas o que podemos fazer? Bote fé. A Cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou pelo Brasil inteiro com este apelo: BOTE FÉ. O que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta sal, você então bota o sal; falta o azeite, então bota o azeite...Botar, ou seja, colocar, derramar. É assim também na nossa vida, queridos jovens, se queremos que ela tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e cada uma de você: bote fé e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; bote esperança e todos os dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; bote amor e sua existência será como uma casa constuída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. Bote fé, bote esperança, bote amor! (...) Por isso, hoje, lhe digo com força: bote Cristo na sua vida, e você encontrará um amigo em quem sempre confiar; bote Cristo, e você cerá crescer as asas da esperanças para percorrer com alegria o caminho do futuro; bote Cristo e a sua vida ficará cheia do seu amor, será uma vida fecunda. Porque todos queremos ter uma vida fecunda" (Trecho do discurso do Papa Francisco)

Terminada a cerimônia, fomos para casa e esperamos as ruas acalmarem para poder sair pra comer, mas mesmo 2 duas horas depois, ainda haviam muitos peregrinos cantando, animados e cheios de vida pelas ruas cariocas e não teve jeito, tivemos que enfrentar fila pra poder comer. Mas valeu a pena...aliás, tudo valeu a pena!



Vamos lá, juventude, coloquemos fé, esperança e amor. Coloquemos Cristo em nossas vidas! Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário