sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Vigília e Missa de envio - Jornada Mundial da Juventude - Rio de Janeiro

Infelizmente, sobre a sexta não tenho quase nada, pois meu telefone descarregou e não tiramos fotos; não vimos nada da via sacra porque uma das meninas que estava conosco passou mal por causa da quantidade de pessoas onde estávamos e saímos de lá pra que ela pudesse respirar melhor. Depois pudemos acompanhar pelos telões, mas voltamos cedo para casa, porque estávamos muito cansados mesmo. Neste dia também visitei uma exposição sobre Madre Teresa de Calcutá, que mulher maravilhosa! Seu exemplo me emociona bastante, cada vez que ouço/vejo sua história, analiso a minha e penso o que estou fazendo de diferente neste mundo!

Já no dia da vigília, temos muitas histórias pra contar. De manhã logo cedo começamos a nos organizar; como o local foi mudado para Copacabana, muitas coisas que íamos levar, deixamos em casa mesmo, já que tínhamos a liberdade de vir em casa a hora que precisássemos (bem, pensávamos assim!). O local de entrega dos kits para a vigília era um pouco distante de nossa casa e ficamos sabemos que a fila estava enorme, então preferimos levar o que tínhamos em casa mesmo e partimos direto para Copacabana; andamos um pouco e encontramos um local bom, perto de um telão e perto de uma saída, delimitamos nosso lote e acampamos por ali! Pouco tempo depois, chegou outro grupo de amigos e ficamos por ali, conversando com os outros grupos acampados perto de nós! 













E a cada hora que passava, a praia enchia mais e mais. E enquanto esperávamos, aconteciam shows, ensaiávamos o MAIOR FLASH MOB DO MUNDO, fazíamos uma "farofa" na areia. Sinceramente, um clima maravilhoso, que eu não vivi em Madri porque chegamos muito tarde à vigília e peguei "somente" a Adoração. 

Mais uma vez, PONTUALMENTE, o Papa Francisco chega a Copacabana e começa-se a Adoração. Mais um momento EMOCIONANTE. Estava longe fisicamente do Santíssimo, mas Sua presença viva, real supera essa distância, podia senti-Lo. Antes da Adoração em si, ouvimos os testemunhos de alguns jovens, testemunhos não muito diferentes dos meus amigos ou do meu mesmo, jovens que enfrentam as mesmas dificuldades, mas que buscam o mesmo Amor. A Adoração foi muito linda e as palavras do Papa foram fortes também, mais uma vez mexeram comigo! Depois recebemos a benção do Santíssimo.

"Queridos jovens, o Senhor precisa de vocês! Ele também hoje chama a cada um de vocês para segui-lo na sua Igreja e ser missionário. Hoje, queridos jovens, o Senhor lhes chama! Não em magote, mas um a um... a cada um. Escutem no coração aquilo que lhes diz. Penso que podemos aprender algo daquilo que sucedeu nestes dias: por causa do mau tempo, tivemos que suspender a realização desta Vigília no "Campus Fide" em Guaratiba. Não quererá porventura o Senhor dizer-nos que o verdadeiro "Campus Fide", o verdadeiro Campo da Fé não é um lugar geográfico, mas somos nós mesmos? Sim, é verdade! Cada um de nós, cada um de vocês, eu todos. E ser discípulo missionário significa saber que somos o Campo da Fé de Deus." (trecho do Discurso do Papa Francisco).

A noite então foi longa. Ficamos conversando, fomos em casa, mas o cansaço nos venceu. 





O dia foi amanhecendo e o sol acordando os peregrinos. Aos poucos fomos nos organizando para a Missa de envio, para o momento mais importante de toda a jornada, o momento de voltarmos para nossas casas e fazer acontecer nas nossas vidas o pedido de Francisco: Ir e fazer discípulos entre todas as nações. A Missa foi maravilhosa, mais uma vez a  feliz sensação de fazer parte desta Igreja UNA, que celebra de forma tão bonita a SANTA MISSA! No fim, foi anunciada a próxima JMJ, que será na Cracóvia, Polônia, terra de João Paulo II, em 2016. Já me sinto lá! E então nada mais restou do que juntarmos nossas coisas e voltarmos para casa, mas voltarmos com a certeza que não somos mais os mesmos, com o espírito renovado e a certeza que precisamos fazer mais, precisamos amar mais, precisamos EVANGELIZAR. Precisamos ser e fazer discípulos onde quer que estejamos! 












Sim, Francisco, estou pronta para seguir teu exemplo de amor a Cristo, ao próximo, à Igreja. Obrigada por tanto amor e por sua simplicidade, obrigada por seu sorriso, obrigada, obrigada! Vamos rezar por você sim, mas por favor, reze por nós! E até a Cracóvia, em 2016! Valeu, Rio! Essa JMJ foi demais! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário