segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Somos o CAMPO DA FÉ!

Inspirada pelo discurso do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, na vigília do sábado, fiquei pensando em suas palavras quando ele nos chama de "campus fidei". 

"Penso que podemos aprender algo daquilo que sucedeu nestes dias: por causa do mau tempo, tivemos que suspender a realização desta vigília no "Campus Fidei", em Guaratiba. Não quererá porventura o Senhor dizer-nos que o verdadeiro "Campus Fidei", o verdadeiro Campo da Fé não é um lugar geográfico, mas somos nós mesmos? Sim, é verdade! Cada um de nós, cada um de vocês, eu, todos. E ser discípulo missionário significa saber que somos o Campo da Fé de Deus." (Papa Francisco)

Questiono-me como tenho cuidado deste campo que Deus me deu; será que o tenho tornado fértil, será que tenho treinado o bastante, será que tenho construído alicerces sólidos? Cada dia que passa, noto que preciso mais: me converter mais, amar mais, ter mais intimidade com Deus, rezar mais... se não for assim, não tenho como tornar meu campo fértil, meu treino será pouco, meus alicerces serão fracos. 

O Deus que eu digo acreditar é presente em minha vida, se fez homem e morreu por mim, se faz "pedaço de pão" para estar em comunhão comigo. É muito amor e eu preciso de alguma forma fazer a minha parte, preciso responder a este amor, porque se não for assim, não serei feliz! (Cf CIC §27) 



Quando eu escuto a Palavra de Deus mas não permito que ela seja fecunda em mim, não estou cuidando de meu campo; quando não me disciplino na busca do Reino dos Céus, esse campo não está sendo um lugar de treino; quando sou apenas um telespectador da história, essa campo não é de construção. Amigos, nosso querido Papa Francisco, nos exorta a sermos corajosos, a enfrentarmos nossos medos, nossas limitações e não sermos cristãos de fachadas, mas autênticos. Ouçamos esses conselhos e busquemos ser esse CAMPO DA FÉ!

Termino com mais um trecho do discurso dessa noite:

"Queridos amigos, não esqueçam: vocês são o Campo da Fé! Vocês são os atletas de Cristo! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor. Elevemos o olhar para Nossa Senhora. Ela nos ajuda a seguir Jesus, nos dá o exemplo com o seu "sim" a Deus: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra (Lc 1, 38). Também nós o dizemos a Deus, juntos com Maria: faça-se em segundo a tua Palavra. Assim seja!"

Deus abençoe a todos!

P.S. Neste LINK tem todos os discursos do Papa Francisco na JMJ do Rio de janeiro. Vale a pena ler! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário