terça-feira, 4 de agosto de 2015

Mas o Senhor virá, Ele não tardará.

O pecado original, não se chama assim somente por ser o primeiro pecado do homem contra Deus, mas também porque a partir dele, todos os outros acontecem em nossas vidas naturalmente. O homem abusou de sua liberdade quando, mesmo diante do pedido de Deus, o desobedeceu e fez isto porque a vontade de "ser como Deus" invadiu seu coração. Ora, não seria isso a origem de todos os pecados que nos cercam? Afinal, quando eu desobedeço aos mandamentos de Deus e escolho um caminho diferente daquele que Ele me mostrou eu estou querendo dizer nada menos que: EU SEI MAIS QUE DEUS, PORTANTO, EU ESCOLHO SOZINHO.

Infelizmente, essa marca da desobediência fica martelando em nossa cabeça todos os dias e precisamos lutar contra essa força que quer nos dominar, essa tentação que o diabo fica insistindo em colocar em nossos corações. O caminho de Deus é sempre a melhor opção, porque Ele quer nos dá vida e vida em abundância (cf. Jo 10, 10), já hoje nessa vida terrena, mas muito mais na Pátria Celeste. 

Como eu disse, o pecado original traz consigo o peso de puxar os outros pecados, muitas vezes nem percebemos isso porque olhamos na verdade para o pecado em si, mas não a causa, olhamos o sintoma, mas não o motivo de estarmos doentes. É preciso ir além do que os olhos enxergam ou o corpo sente, é preciso analisar bem o gatilho que nos faz cair em tentação, pois só assim seremos capazes de controlarmos nossos impulsos. 

E qual a profilaxia da doença da alma? Temos algumas que podem ajudar. A primeira é a ORAÇÃO. Sem dúvidas, manter-se em diálogo com Deus nos ajuda a abrirmos nossos corações para Sua vontade em nós. A oração deve ser pessoal, sincera e atenta, muitas pessoas (eu sou uma delas) gosta de "conversar" com Deus no seu dia-a-dia, fazendo de sua rotina uma oração, mas é importante reservar um tempo do dia para o Senhor, num local adequado, num tempo dedicado a essa intimidade com o Pai. A vivência dos SACRAMENTOS também nos ajuda a nos mantermos longe do pecado, especialmente a PENITÊNCIA e a EUCARISTIA; esses meios que Jesus nos deixou são as formas mais plenas de alcançarmos a salvação, se claro, vivermos sinceramente. A ESMOLA também é um meio, pois quando ajudamos outras pessoas, o egoísmo vai dando espaço à caridade e quanto mais AMOR temos no coração, menos espaço sobra para pensarmos e fazermos besteiras. Por fim, o JEJUM é de SUMA IMPORTÂNCIA no caminho da santidade, pois através dele mortificamos nossas vontades e disciplinamos nosso corpo, é uma forma de amar a Deus, pois deixamos de lado nossos instintos POR AMOR e se essa não for a motivação, o AMOR, não é jejum, é sacrifício vazio, é masoquismo, é falsidade.



Enfim, precisamos nos cercar de todos os lados, como diz na carta de Pedro: Sede sensatos e vigilantes. O diabo, vosso inimigo, andar ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. (Pd 5, 8). Não podemos perder de vista o nosso objetivo que é o céu, o Senhor virá como um ladrão, não sabemos o dia nem a hora. Somos criaturas e nosso Deus nos criou para a felicidade, não podemos esquecer isso, precisamos CONFIAR no que Deus tem para nós. 

"Não te deixes levar por tuas más inclinações, 
e refreia teus apetites." (Eclo 18, 30)

Que Nossa Senhora, Maria Santíssima, interceda por nós e nos mostre o Caminho. Que aprendamos com ela a amarmos COMPLETAMENTE a Deus. Ela que pela obediência nos deu Jesus, reabriu as portas do céu que tinha sido fechadas pela desobediência de Eva e assim inaugurou uma nova humanidade. 

"Mas o Senhor virá,
Ele não tardará.
Que eu seja santo, santo,
pois o Senhor é Santo.
Que a santidade da minha vida,
apresse o Senhor 
e Ele logo virá."
(Que santidade de vida - Pe. Jonas Abib)

Nenhum comentário:

Postar um comentário