segunda-feira, 21 de junho de 2010

Paz sem voz, não é paz, é medo!

"A minha alma tá armada
e apontada para a cara do sossego,
pois paz sem voz (paz sem voz)
não é paz, é medo.

As vezes eu falo com a vida,
as vezes é ela que diz,
qual a paz que eu não quero conservar pra tentar ser feliz.

As grades do condomínio são pra trazer proteção,
mas também trazem a dúvida
se é você que tá nessa prisão.

Me abraça e me dê um beijo,
faça um filho comigo,
mas não me deixe sentar na poltrona num dia de domingo.
Procurando novas drogas de aluguel,
nesse vídeo coagido,
é pela paz que eu não quero seguir admitindo."

(Minha alma - Marcelo Yuka)

O que é paz para você? Não ter preocupação? Estar seguro dentro de casa? Não estar brigado com ninguém? Sinto muito, mas isto não é paz, no máximo isso é sossego, mas paz mesmo é outra coisa. Muitas vezes nos acomodamos dentro de nossas prisões particulares e achamos que com isso estamos seguros da violência; criticamos a segurança pública, os governos, culpamos até mesmo Deus de permitir que boas pessoas morram vítimas da violência das grandes cidades, todavia, nossa atitude diante desta realidade é simplesmente reclamar e continuar trancados dentro de nossos casulos.
Estamos cada vez mais submersos na ilusão que a televisão nos oferece. Quando a realidade dói demais ver, mudamos de canal; mas dificilmente encontramos pessoas que estejam dispostas realmente a lutarem para que mude essa situação, que saiam de suas poltronas e lutem contra a desigualdade, violência, tristeza que assola nossa sociedade, nossos jovens.
De fato, essa paz que nada fala, que nada reivindica, que não luta, não é uma paz verdadeira, é medo de admitir que somos culpados também por toda essa situação; somos culpados quando votamos nos mesmos políticos de sempre, quando deixamos nossos filhos sem limites e sem amor e que acabam se entregando às drogas, quando não fazemos nossa parte para diminuir as desigualdades sociais, quando simplesmente fechamos os olhos e preferimos ficar sentados numa poltrona num dia de domingo.
Isso não é ser Cristão. A paz que Jesus proclama não é uma paz de sossego, mas uma paz que luta, que muda a realidade que dói. Se fosse hoje, Jesus certamente lutaria contra a corrupção e contra a indústria da fome, da seca, da doença, no Brasil, na África e em todos os lugares do mundo. E cadê o Jesus que está dentro de você? O que você está fazendo com Ele? Coloque-o pra fora, lute também contra essa "paz"; abrace, beije, forme sua família, se liberte da prisão que você mesmo criou, busque a verdadeira paz que o mundo não pode dá.

"Portanto, toda aquele que der testemunho de mim diante dos homens, eu também darei testemunho dele diante do meu Pai que está no céu. Aquele porém que me renegar diante dos homens, eu também o renegarei diante do meu Pai que está no céu. Não pensem que eu vim trazer paz à terra, eu não vim trazer a paz, e sim, a espada. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procurar conservar a própria vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la."
(Mt 10, 32-34.38-39)


SUGESTÃO DE Pe. JUNIOR. Brigada, Padre Junior! ^^

Um comentário:

  1. Ótimo como sempre, Aninha! Continue com esse excelente trabalho. As reflexões são sempre muito boas!

    ResponderExcluir