segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A prática que leva a perfeição! (Parte 1)

Você se recorda quando começou a escrever? Eu lembro que todos os dias a professora trazia novas palavras para aprender, mas também trazia as que eu já tinha aprendido e eu ficava repetindo, repetindo, repetindo...e quando comecei a ler? ficava lendo tudo que era palavra no meio da rua, placas, out-door, vitrine, lia mil vezes os mesmos livrinhos e repetia, repetia, repetia.

Quando vamos ficando mais velhos, também precisamos exercitar tudo que fazemos: os exercícios de matemática, jogos de videogame e na medida que vamos crescendo são novos exercícios a entrarem em nossa rotina: academia, estudos na faculdade, conversas com namorado(a) e assim por diante. E porque precisamos fazer isso?

Acontece que para chegarmos a fazer algo bem, é necessário repetir, pois sem essa prática, vamos esquecendo do que aprendemos. Para chegar a algum resultado naquele exercício físico que se faz na academia, você precisa repeti-lo 3, 4 vezes e pelo menos 3 vezes por semana, senão, o trabalho de um dia será em vão. Quando se aprende a tocar um instrumento, sem praticar aquelas notas diariamente e incansavelmente durante algumas horas, suas mãos não vão criar agilidade e sua mente também não. Quando um ator vai apresentar um espetáculo, ele precisa decorar aquele texto, todos os dias reler e passar horas repetindo com seus colegas! Assim deve ser também em nossa vida espiritual. Precisamos exercitar, praticar e repetir.

"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. 
Excelência, portanto, não é um modo de agir, mas um hábito." 
(Aristóteles)  

Será possível namorar alguém vendo-a esporadicamente? Ou pior, falando com ela uma vez por mês ou nos dias de festa? Isso certamente nem é namoro, porque para se construir uma relação é necessário convivência, conhecer o outro, ir além da superficialidade, com as amizades também é assim, é necessário constância e isso vai fortalecendo os laços, e então, essas pessoas um dia podem partir, mas no coração elas criaram raízes e por isso a amizade e o amor não morre na distância, entretanto, antes disso foi necessário "exercitar" a amizade, o amor!



Quando falamos do nosso relacionamento com Deus, podemos usar essa mesma dinâmica. Como posso compreender aquilo que Ele tem pra mim se só nos falamos de vez em quando? Como posso aprender os ensinamentos de Cristo, se leio a Palavra uma vez na semana, com o jornalzinho da Missa? Como posso amar a Sua Esposa, a Igreja, se frequento-a apenas como ambiente social e não compreendo que ela é mais que um templo construído por mãos humanas? 

Como Aristóteles disse, somos aquilo que fazemos repetidas vezes, por tanto, se você não vive tudo aquilo que o cristianismos e a Igreja te pedem, você não faz parte disto. A oração é o canal de comunicação com Deus e vice-versa, se eu não estabeleço esse canal, a mensagem ficará retida e se eu não me abro para falar, tão pouco me abrirei para escutar. É necessário repetir e praticar, porque sem essas duas premissas não chegarei a excelência no relacionamento. 

Para chegarmos a algum lugar em nossa espiritualidade é preciso construí-la primeiro, para construir um prédio de vários andares é preciso primeiro construir uma base segura e na construção de nossa relação com Deus também e essa base é a oração pessoal. Mesmo quando nós estamos no serviço, é muito importante retomarmos ao ponto inicial de nossa caminhada para não perdermos o foco. Repetir e praticar a nossa espiritualidade nos dá força e segurança para enfrentar as dificuldades que a caminhada oferece.

Não é possível a amar a Deus sem conhece-Lo. Não é possível crescer em maturidade espiritual se não exercitamos. Não é possível sair da margem se não damos o primeiro passo para mergulharmos. 

A partir do momento que desenvolvo a excelência da minha oração, através da prática, a resposta aparece: ficamos mais em paz depois de uma conversa com Deus, nos sentimos mais confiantes para enfrentar os perigos da vida. Talvez não recebamos as respostas que desejamos, mas certamente desenvolveremos em nós a confiança de Nossa Senhora, que tudo depositava no silêncio de seu coração e esperava em Deus.


Portanto, este é o segredo: Praticar!

Deus nos abençoe e Nossa Senhora nos guarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário