quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A prática que leva à perfeição! (Parte 2)

Continuando...

Seguindo a dinâmica do post anterior, vamos permanecer falando sobre praticar! 

Chegamos à conclusão no texto anterior que para a oração é o caminho que devemos seguir para manter uma relação com Deus, é a maneira mais segura de alcançar uma espiritualidade profunda e madura e nesse caminho é necessário a prática, repetição e disciplina! ! Todavia, não podemos parar por aqui, é preciso ir além!

Quando começamos a viver uma relação com Deus passamos por fases, assim como nos outros relacionamentos que temos nessa vida. Aos poucos saimos da superficialidade e vamos conhecendo mais, criamos mais intimidade e em determinado momento as responsabilidades aparecem! Já não basta perguntar se tudo bem, você deve estar disposto a escutar, caso não esteja, no mínimo!

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." 
(A. de Saint Exupéry)

Conhecer a Deus também implica isto. Não basta mais saber alguns fatos das manifestações de Deus para com Seu povo, não basta conhecer a história da "Semana Santa", não basta decorar algumas frases de impacto de São Paulo. É preciso mais! 

Depois de um tempo, se meu amor por Deus não passa de um sentimento, precisamos rever esse "amor", porque amar a Deus é querer configurar-se a Ele e nosso referencial é Cristo, Ele é o modelo ideal a ser seguido. Portanto, a medida que me aproximo de Deus, vou buscando ser igual a Ele e esse ser igual, chamamos de SANTIDADE!

"Sede Santos, porque eu sou Santo." 
(Lv 11, 44)

Ser santo é nosso ideal. E ser santo não é fácil, mas também não é como certos esteriótipos sugerem. Vamos começar pela origem do significado: o termo hebraico vem de um conceito que sugere a SEPARAÇÃO, ou seja, ser santo é ser separado; separado de quê? Se Deus é SANTO (separado), logo, tudo que não está em Deus, não é santo. Portanto, para viver a santidade é ESSENCIAL buscar a Deus, porque n'Ele temos tudo que é SANTO.

Isso não quer dizer que você precise parar toda sua vida, ficar neurótico achando que tudo no mundo não é de Deus e agora viver isolado ou dentro da Igreja para buscar a santidade. Ao contrário, é preciso viver no mundo, mas não ser do mundo. É ser imagem e semelhança de Deus nos lugares onde Ele não é bem vindo! 

E assim como na oração é preciso PRATICAR E REPETIR. Todos os dias devem ser uma oportunidade de viver a santidade, em todos os lugares e com todas as pessoas. Durante esse processo e essa caminhada com certeza cairemos, porque somos falhos e muita vezes o mundo atrai nosso olhar, mas é preciso perseverança. Com o tempo essa prática vai nos levando a um caminho de perfeição, perfeição no sentido de excelência no agir. Citando novamente Aristóteles, somos aquilo que fazemos repetidamente...se praticamos a santidade, seremos santos! Simples assim!

Eu sei, eu sei...não é tão simples, mas não existe outro caminho; mas saibas que é no fogo que se experimenta o fogo e a prata.

Por fim, é importante entender que esse caminho de santidade deve ser uma resposta ao amor de Deus por nós. Fomos salvos por suas chagas e justificados pelo seu sacrifício; quando ainda éramos inimigos, Ele morreu por nós. Tantas graças recebemos todos os dias de nosso Senhor, nossa própria vida já é a maior graça que recebemos. E finalmente, apesar de nossas limitações e da falta de Amor que temos em nós, mesmo assim Ele nos ama e nos escolhe!

Senhor, somos gratos por Teu amor. Te pedimos força para continuar na caminhada, somos fracos, lentos! Por mais difícil que seja praticar a santidade, ajuda-nos a não desanimar e perseverar, afim de alcançarmos, um dia, o prêmio da vida eterna. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário