terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Nada querer. Tudo ter."

"Nada querer. Tudo ter." 
(São João da Cruz)

Se pararmos para pensar em nossas vidas e em tudo que já tivemos materialmente, desde a infância até este exato momento, vamos relembrar de muitas coisas: brinquedos, roupas, caixa de lápis de cor, lancheira, mochila, caderno, videogame, computador, sapatos, enfim, uma infinidade de coisas; e então me pergunto quantas delas você ainda tem ou tem certeza que terá até o fim de sua vida? Acredito que poucas ou nenhuma!

Tudo que temos nesta vida é emprestado. Recebemos, trabalhamos para ter, usufruímos, mas de uma hora para outra, isso pode nos ser tomado; da mesma forma que Deus PERMITE que certas coisas cheguem em nossas mãos, Ele também permite que se vá. Ainda assim, vemos que a maioria das pessoas colocam sua confiança em bens materiais, perdem toda sua vida atrás de construir um império para si e para sua família e esquecem de viver e de cultivar aquilo que de fato vamos levar depois da morte: o Amor!

São Francisco de Assis dizia que somente é livre aquela pessoa que nada tem e por isso mesmo, diante de todos ele se despiu, não somente de suas roupas, mas dele mesmo, em busca da pérola mais preciosa, o Reino de Deus. Quantos teriam essa coragem?

Temos tanto medo de nos doar para Deus e ao próximo, temos medo de se envolver, de que seja tirada nossa liberdade. Grande ilusão! Deus não nos tira nada, Ele nos dá TUDO! Não precisamos ter medo! 


Isso não quer dizer que faremos como São Francisco, ou podemos fazer, depende do seu chamado, mas quer dizer que diante de todos nossos bens materiais temos desapego e sabemos que eles são passageiros, se doar a Deus é "SOMENTE" colocar sua vida em Suas mãos e deixar que Ele nos conduza! É ter confiança que mesmo nos momentos de provação, tribulação, estaremos de pé porque confiamos em nosso Pai!

Nós podemos e devemos lutar pelos ideias, sonhos, por uma vida melhor, mas não podemos esquecer que tantos morrem de fome e frio, enquanto nossas mesas estão fartas e temos roupas e agasalhos; devemos nos esforçar para aprender cada vez mais, mas precisamos usar esse conhecimento em favor da dignidade do outro e não para humilhá-lo ou somente para acumular bens. Nada querer e tudo ter é ter no coração a convicção que recebemos conforme nossos esforços, mas que o verdadeiro bem que temos é a Graça de Deus e que isto nos basta.

Quantos que vivem imersos em seu "tudo" mas na verdade não possuem NADA? Será que entendemos que nada temos? Porque mesmo que tenhamos algo, na verdade, não é nosso e precisamos nos alegrar com isso, pois é no "nada" que encontramos DEUS e Ele então torna-se TUDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário