segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ser um só coração, meu Senhor!

Sempre ouvi falar disto e na minha vida eu realmente percebia esta verdade, de que quando você convive muito com alguém, torna-se parecido com a mesma, seja na aparência, seja nos hábitos, nos trejeitos. De alguma forma, a convivência faz com que nos assemelhemos mais e mais com a pessoa ao nosso lado; acredito, porém, que isto aconteça somente com as pessoas que admiramos, afinal por que eu iria "imitar", mesmo que inconscientemente, alguém que eu não tenho apreço?

Muitas pessoas se surpreendiam quando eu dizia que era adotada, porque eu realmente me parecia fisicamente com minha mãe. Eu não sei dizer se éramos realmente parecidas ou foi a convivência que nos assemelhou, só sei que era assim! E não só fisicamente, mas vejo muito de minha mãe em mim, algumas vezes me pego com gestos parecidos com o dela: a forma de se sentar, de colocar perfume, de passar batom...pequenos detalhes, mas que quando percebo me faz IMEDIATAMENTE recorda-la. 

E comigo, pelo menos, acontece em outras situações. Quando convivo muito com alguns amigos, acabo adquirindo algumas manias, forma de falar, gírias, até a maneira de andar ou mexer no cabelo. Pode notar isso em você mesmo, tenho certeza que sempre deixamos algo de nós nos outros e também trazemos algo de outra pessoa para nossa vida. Quem dera que imitássemos também as qualidades destas pessoas!

"Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso 
desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos." 
(Sócrates)

Não é nenhuma vergonha ou falta de personalidade imitar boas qualidades das pessoas, na verdade, é uma prova de sabedoria e humildade, afinal, por que não imitar pessoas gentis? Ou pessoas perseverantes, corajosas, destemidas...enfim, boas qualidades devem ser imitadas e passadas adiante. Precisamos observar e escolher bem nossos exemplos, mas muita calma nessa hora, não tão rápido assim!

Mesmo com pessoas muito boas, que admiramos e que confiamos muito, podem haver decepções. Somos todos humanos, falhos e limitados; em algum momento de nossa vida iremos errar, cair, falhar e todos merecem uma nova chance, uma oportunidade. Por isso mesmo, apesar de não ser errado admirar e até imitar algumas pessoas, devemos ter claro algo: SOMENTE CRISTO DEVE SER NOSSO EXEMPLO PERFEITO!

Devemos ter uma foto de Jesus bem diante dos nossos olhos, sempre que acordamos, e pensar: eu quero ser IGUAL a Ele. Se com pessoas humanas, iguais a nós podemos imitar, muito mais devemos tomar por modelo Aquele que deu a vida por nós. Se adquirimos os hábitos, se nos assemelhamos às pessoas que são de nossa convivência, muito mais deveríamos CONFIGURARMOS a Cristo, em Suas atitudes, em Seu Amor e até mesmo em Sua Cruz. Para isso, entretanto, é necessário um longo caminho a percorrer. 

É preciso conhecer, admirar, amar e aderir a Jesus. Nesta ordem! Quando passamos por este caminho, inevitavelmente queremos nos tornar IGUAIS a Ele, porque de fato, entendemos que Ele é verdadeiramente, CAMINHO, VERDADE E VIDA. Aceitar essa verdade em nossas vidas faz com que, gradativamente, passemos a admirar as pessoas que quiseram imitar a Cristo e usando-as como nossos modelos de conduta, os santos por exemplo, nós mesmo passamos a ser exemplos para os outros, não por nossa capacidade, mérito ou qualidades próprias, mas por que as pessoas não nos enxergam mais, mas enxergam o próprio CRISTO em nossas faces, gestos, atitudes, no AMOR que espalhamos pelo mundo e assim, um dia, seremos capazes de dizer como Paulo: Não sou eu quem vivo, mas Cristo que vive em mim (Cf Gl 2, 20).

E se quiser saber o caminho mais curto para torna-se como Cristo, é simples: EUCARISTIA! Viver plenamente este Sacramento te aproxima inteiramente, do Cristo vivo, ressuscitado e vencedor! 

"Em tua presença eu me sinto
um mendigo sentado à mesa de um Rei
E sem ter como pagar tamanha refeição
só posso dar-te eterna gratidão

O cálice e Hóstia era um
Meu desejo também era com Ele ser um

Ser um só coração, meu Senhor
Mesmo sangue nas veias, Senhor
Tua carne em minha carne, Senhor
O teu sangue em meu sangue, Senhor

E estando unido a Ti
Esquecer-me de mim
Concedei que eu fique ETERNAMENTE assim..."

(Majestosa Eucaristia - Anjos de Resgate)


Nenhum comentário:

Postar um comentário