sábado, 11 de fevereiro de 2012

Quem você quer enganar?

Me impressiona a quantidade de vezes que nos justificamos aos outros. Eu mesma, em muitas situações, me percebo justificando minhas atitudes, escolhas, sentimentos; obviamente, acredito e acho importante que algumas de nossas atitudes devam ser explicadas, principalmente quando amamos alguém e desejamos que ela compreenda nossas limitações e motivações, entretanto, é necessário muita sensibilidade pra perceber quando apenas queremos usar "desculpas" para tudo na nossa vida.

Primeiro lugar, na minha cabeça, quando estamos nos justificando muito é porque alguma coisa errada tem, estamos querendo convencer alguém de algo que nem nós mesmos temos certeza ou de certa forma, queremos também acreditar; acredito também que quando estamos nesta situação, queremos mostrar algo que não somos, queremos encontrar um modo de dizer que agimos desta ou daquela maneira por um fator externo e não por nossa incapacidade, negligência, desinteresse, enfim, porque causa de nossas fraquezas e limitações; e por fim, enxergo nesta atitude uma vontade de querer agradar ao outro, de fazer com que aquela pessoa não nos julgue, mas nos aceite, mesmo que isso signifique aumentar ou até mesmo inventar algumas "desculpinhas".

Amigo, pare de se enganar! Olha para dentro de você e perceba que estas atitudes só prejudicam a você mesmo! Se enganar não é a melhor alternativa, aliás, poderia dizer que é uma atitude pouco inteligente, visto que já é preciso muita energia para enganar o outro, imagine força-se a acreditar nesta mesma mentira?

Se estamos na necessidade de se justificar com alguém é porque de alguma forma caminhamos errado e estamos querendo mostrar alguma coisa que prove nossa "inocência", então se for isto mesmo, é melhor assumir o erro, arrepender-se e começar tudo de novo; não é fácil, eu bem sei, mas este é o caminho da liberdade, do contrário, passaremos o resto da vida prisioneiros de nós mesmos. 

Se estamos nos justificando para mostrar algo que não somos, é porque estamos insatisfeitos com nossa própria pessoa e isso precisa ser curado; no meu entender, alguém com a auto-estima prejudicada é incapaz de crescer sem o mínimo de desconfiança (em si mesmo e nos outros) ou sem recorrer a mentiras para mostrar aquilo que ela não é e agir assim, só nos leva ao orgulho de não se aceitar e consequentemente não aceitar nossas limitações.

E quando nos justificamos para agradar o outro, para evitar o julgamento de quem amamos, já estamos passando longe do Amor, porque este pressupõe liberdade e quando precisamos fugir da verdade para não desagradar alguém, é porque nesta relação não existe liberdade e consequentemente, não existe amor. Quando se chega a este nível, é necessário muita coragem para encarar o fato e transforma-lo, porque corremos o risco de magoar outra pessoa; na verdade, agir de acordo com suas próprias convicções sempre trará dualidade em nossas vidas; ser quem você é poderá fazer muitas pessoas amá-la, mas também muitas pessoas não gostarem de você e pelo mesmo motivo, então não adianta nada agradar aos outros e esquecer de si mesmo, quem não pode aceitar o nosso pior, também não merece nosso melhor!


No fim das contas, o único motivo que deve nos impulsionar é Deus. É a Ele quem devemos nossas vidas, atitudes e pensamentos; quando temos consciência que a minha vida é entre eu e Deus, todas as coisas encontram seu lugar, passamos a viver no Amor de Deus, que nos dá liberdade e consequentemente nos faz viver melhor a vida com o irmão e até mesmo com aquelas pessoas que não convivemos tão bem. Deus não espera de nós justificativas ou desculpas, porque Ele nos conhece melhor que a nós mesmos e não podemos enganá-Lo, então porque querer me justificar para o outro? Quando estou em paz com Deus, fico em paz comigo e com o mundo.

Precisamos rever constantemente nossos caminhos e atitudes e perceber se estão agradando a Deus ou não; quando entregamos nossas vidas nas mãos do Pai, deixamos que Ele mesmo trilhe nossa estrada, nos cure de nossas doenças, nos perdoe de nossos pecados, nos acolha em Seus braços e nos dê a liberdade que permite amá-Lo e amar o próximo. 

"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." 
(Provérbio Árabe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário