domingo, 26 de junho de 2011

O importante é que emoções eu vivi!

O que você tem a dizer às pessoas? Quantas vezes na vida você teve a oportunidade de abrir seu coração, mas simplesmente teve medo?

Hoje, me deparei com essa realidade. Passamos pela vida das pessoas e elas passam pela nossa e neste espaço de tempo, simplesmente não conhecemos ninguém. Isto vai do jardineiro de seu prédio aos seus familiares. Não conhecemos as vidas das pessoas, não sabemos os fatos que a fizeram ser do jeito que são, não nos importamos com suas realidades, sonhos, medos, alegrias e tristezas; muitas vezes, não permitimos que outras pessoas invadam nosso espaço, não queremos mostrar fraqueza e por isso deixamos nossos sentimentos escondidos, guardados, intocáveis.

E assim a vida vai passando e em determinado momento, tudo acaba e já não há mais tempo. Hoje, assistindo um episódio do seriado Brothers & Sisters, da Universal Channel, onde a mãe da personagem principal morria, me emocionei e questionei tudo que acontecia naquelas cenas. Não me senti tocada somente por falar de morte, e mais, da morte da mãe dela, mas principalmente pela diferença entre nós, pois, ela simplesmente não sabia o que dizer da mãe, e todos os outros personagens não haviam criado bons laços com a falecida.

Graças a Deus, minha relação com minha mãe foi bem diferente, dizíamos tudo uma a outra. Das declarações de amor aos desaforos! E não me arrependo de nada. Durante muito tempo lutei contra o coração fechado de minha mãe, aos poucos fui arrancando suas histórias, suas lutas e fui entendendo, compreendendo e aceitando a personalidade dela, porque eu sabia o que ela tinha passado.

Hoje sinto muita falta de conversar com ela, de contar minhas coisas, de dizer das pessoas que conheci, das experiências que vivi, dos sonhos que estou realizando...é uma saudade que até dói, fisicamente mesmo, já haviam me dito isso uma vez, que saudade e amor doem, mas eu não acreditava, hoje sei que é verdade.

Eu sei que ela agora tá num lugar maravilhoso, com Deus, mas é um sentimento que não consigo controlar, porque simplesmente está dentro de mim e não posso evitar.

A lição que tiro de tudo isso é: criem laços. O que está dentro de mim não é frustração, arrependimento, peso na consciência, é apenas saudades e saudade é um lugar que só chega quem amou. Eu aprendi com tudo isso que foi importante cativar pessoas, ter amigos, porque sem eles, hoje, seria muito mais difícil suportar. Com eles posso contar, seja pra conversar, sorrir, chorar ou apenas me fazer companhia, sem motivos aparentes.

Com minha relação com Deus, aprendi a ter esperanças, no mundo e nas pessoas. Aprendi que ser Cristão-Católico é mais que ir à Missa ou dá esmola e dizer que é caridade, o verdadeiro amor que aprendi está em se doar, dá sua vida pelo outro, mesmo que sua vida seja uma bagunça, mesmo que você seja cheio de defeitos, estamos aqui para aprender juntos, para amadurecermos e sozinho eu não acho que seja possível.

Por isso, saia de sua casca, deixe que as pessoas entrem na sua vida e não tenha medo de entrar na vida das pessoas. Pergunte, sinceramente, como elas vão, sorria com o olhar, mostre com sua vida que elas podem contar com você, que em seu ombro elas podem desabafar e também podem sorrir com você. Talvez você se magoe algumas vezes, talvez algumas firam seus sentimentos, é um risco que se corre, mas no final de tudo, você vai poder dizer e cantar: se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário