domingo, 28 de agosto de 2011

Sonhos. Objetivos. Desejos (Parte 1)

Quantos sonhos você tem na vida? E quantos objetivos? E os seus desejos, quais são? E qual a diferença entre eles? Antes de mais nada, gostaria apenas de RATIFICAR que o posicionamento aqui expresso é ESTRITAMENTE PESSOAL e condiz apenas com minhas experiências de vida e do que aprendi com elas. 

Do meu ponto de vista existe um diferença básica quando falamos de sonhos, objetivos e desejos, os três são importantes e todos nós precisamos tê-los, mas cada um possui um lugar determinado em nossas vidas e eles precisam estar bem delimitados para que eu possa chegar em algum lugar.

Eu entendo que sonhos são ideais mais utópicos, mas nem por isso irrealizáveis, por exemplo, eu sonho com a paz mundial (quase uma miss, hehehe) mas eu tenho consciência que este sonho não depende unicamente de mim, pois precisam que mais 7 bilhões de pessoas também queiram isto; todavia, eu posso com certeza fazer a minha parte dentro de minha realidade e isso não deixa de ser importante e necessário. Vamos diminuir um pouco, eu sonho com uma renda igualitária para toda população, mas isso também depende do que o governo faz em relação a isso, as condições que ele dá para a população obter esta renda, eu não tenho como fazer isso sozinha. E assim por diante...mas, sonhar com estas realidades mostra que eu tenho consciência que minhas pequenas atitudes contribuem para alcançarmos esse ideal e principalmente nos dá a certeza que a exortação de São Paulo para não nos conformarmos com este mundo (Cf. Rm 12, 2) faz efeito em meu coração.

Já objetivo é algo mais concreto, algo que tenho determinado em minha vida e exige de mim esforço e dedicação pessoal e sobretudo, que depende quase 100% de minha dedicação e persistência naquilo que me foi despertado. Segundo o Aurélio, objetivo é um fim a ser atingido, um alvo, propósito, sendo assim, cabe a mim estabelecer os caminhos que serão necessários para chegar ali. E por fim, quando falamos de desejo chegamos a um terreno do meramente humano, carnal, sensitivo. Desejamos algo tangível, imediatista e temporário, por exemplo, após o almoço é normal muitas pessoas desejarem comer algo doce, ou ainda, quando sou apaixonado por alguém desejo ter aquela pessoa ao meu lado.

É preciso ter muito cuidado com essas realidades que estão em nossas vidas diariamente, porque se não soubermos colocar cada qual em seu devido lugar corremos o risco de invertermos as prioridades em nossas vidas e no fim não termos alcançado nada.

Eu entendo que é preciso sonhar para que não se perca a fantasia e o romantismo da vida. É preciso acreditar que coisas impossíveis podem acontecer, porque podem mesmo, os milagres estão por toda parte e você mesmo pode testemunhar isto em sua vida, entretanto, é preciso ter os pés no chão, é preciso firmeza para compreender que a capacidade de sonhar não pode tomar o lugar da capacidade de lutar. 

"Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado." 
(Roberto Shinyashkki) 

Objetivos são necessários para que nossa vida tenha um sentido. Quando eu vivo minha vida sem metas, sem pontos de chegada simplesmente eu não estou vivendo, mas apenas existindo. Acredito que precisamos criar e recriar novos abjetivos de vida, lutando e buscando alcança-los, mas quando não for possível, que possamos ter a cabeça erguida e maturidade para compreender que talvez não fosse o melhor para nós e então recomeçar. Eu digo por experiência própria que quando se tem uma meta a se alcançar, uma força no coração e confiança em Deus, nada é capaz de deter um objetivo.

"Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa."
 (Mahatma Gandhi)

E os desejos...ah! estes são mais complicados. É preciso cuidado, prudência e temperança para controlar os desejos, porque estes muitas vezes não passam de impulsos carnais. Carnais no sentido de responder somente ao desejo meramente humano, muitas (e na maioria) das vezes sem nenhum acréscimo ao espírito. Claro que faz parte dos prazeres da vida dá vazão a alguns desejos, como de comer um chocolate, beijar quem se ama, comprar uma roupa que gostou e se sentiu bem, todavia, não podemos ser consumidos por estes desejos, eles não podem tomar um destaque na nossa vida e precisamos encará-los de tal forma que o não acontecimento deles não irão mudar o rumo da minha vida, muito menos determinar minha personalidade. 

"A libertação do desejo leva à paz interior." 
(Lao-Tsé)

Agora, encarando de um ponto de vista cristão: precisamos ter no nosso coração a certeza que Deus deve ser o centro de todos nossos pensamentos, quando isto acontece, inevitavelmente meus sonhos, objetivos e desejos estarão equilibrados de tal modo que só podem transparecer Deus. Cristo é o modelo acabado deste equilíbrio, é o exemplo mais perfeito de como direcionar nossos planos e colocá-los ao dispor do Pai. Através da figura de Jesus conseguimos compreender que viver é entregar-se aos sonhos que Deus desperta em nós e que este é o caminho mais seguro a seguir mesmo que ele venha com pedras e cruzes; é preciso coragem para trilhar este caminho porque não é fácil, mas a vitória é certa (Cf. Jo 16, 33).



Por tanto, queridos amigos, busquem uma vida com sentido, com metas e desejos sadios voltado a Deus, de tal forma que seu coração e seu espírito estejam repletos de paz e amor e ao fim de nossas jornadas nesta vida, possamos no encontrar com Deus e finalmente dizer como São Paulo: Combati o bom combate! (Cf. 2Tm 4, 7)

Deus vos abençoe e Nossa Senhora nos guarde em seu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário