terça-feira, 8 de novembro de 2011

A alegria do Senhor é a nossa força!

"A alegria do Senhor é a nossa força." (Ne 8, 10)

Essa passagem sempre me foi muito motivadora, principalmente porque sempre meus serviços pastorais foram voltados aos jovens e certamente, alegria é uma das características da juventude, entretanto, é fácil verem as pessoas confundindo o que é verdadeiramente essa alegria!

Conheço muitas pessoas que são transformistas no serviço ao Senhor, infelizmente, a maioria tem uma visão errada do que é responsabilidade nas coisas de Deus. Quando começa uma reunião, ficam sérias, fechadas, tentando passar muitas vezes uma aparência de compromisso, quando termina aquele momento voltam a sorrir, fazem brincadeiras...é como se fossem outras pessoas. Eu, pelo menos, nunca sei quem é a pessoa realmente.

Nestes poucos anos de vivência de comunidade aprendi muito em relação a postura que devemos ter. Claro que em certas ocasiões é preciso ser mais enérgico mesmo, falar sério e até ser "chato", mas a verdade é que podemos sorrir e isso não significa falta de compromisso. Mostrar alegria é ESSENCIAL na evangelização! Quem vai querer seguir uma doutrina que me deixa de cara feia?

"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz" 
(Madre Teresa de Calcutá)

Demonstrar seriedade nada mais é que honrar seus compromissos, é atender o chamado que o Senhor fez, com dedicação, zelo e principalmente AMOR. Se por acaso, servir ao Senhor te deixa sério e de cara fechada, é melhor verificar onde está o erro, porque TUDO que provém do Espírito Santo gera ALEGRIA (Cf Gl 5, 22). 

São Paulo, mostra muita seriedade em suas cartas e até nos relatos históricos de sua personalidade percebemos o quanto era perfeccionista e dedicado, até disposto a morrer pelo Evangelho, mas repetidas vezes ele fala da importância da alegria: Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: Alegrai-vos (Fl 4, 4). Isso não significa bagunça, baderna e falta de ordem, não mesmo...não precisa gritar, gargalhadas insanas, sorrisos falsos, não precisa exagerar, muito menos chamar a atenção e mostrar a todos o quanto você é "alegre", acredito que inclusive isso é falta de verdadeira alegria. 

Trata-se de se sentir feliz e completo em realizar o serviço de Deus, é demonstrar simpatia e acolhimento, é sorrir como quem diz: a casa é sua! É brincar com as pessoas, sem ofendê-las; é rir das situações sem banalizá-las; é abraçar com vontade de estar realmente junto!



É justamente essa alegria do Senhor que preenche nosso coração e nos dá força, é essa alegria que faz tudo ter sentido e valer a pena. Por isso, eu te digo, meu irmão, sorria e seja alegre! Não permita que a correria e a lógica que move o mundo te faça fechar os olhos para a FELICIDADE que é ser de Deus!

Deus abençoe e Nossa Senhora nos proteja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário