terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pelos frutos reconhecemos.

"Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. 
Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. 
Pelos frutos os conhecereis." 
(Mt 7, 17-18.20)

Nesta passagem Jesus é muito claro e não existe meio termo: ou a árvore é boa e dá bons frutos, ou é má e dá maus frutos; não existe uma exceção, não existe fruto mais ou menos bom. E assim é na nossa vida. Tantas vezes nos perguntamos o porquê de estar acontecendo certas coisas em nossas vidas, mas não paramos para analisar que estamos sempre colhendo os frutos, algumas vezes que nós plantamos, outras vezes, que outros plantaram. 

Essa semana me perguntaram se eu acreditava em sorte ou azar, mas desde muito cedo tenho plena consciência que isso não existe, antes mesmo conhecer um pouco a Palavra de Deus. Foi uma certa frase que me fez abrir os olhos: Na natureza não existem recompensas nem castigos. Existem consequências. (Robert Green Ingersoll). Não adianta fugir, mesmo que demore, as consequências aparecerão.

Isso é para o bem e para o mau. Pequenas atitudes de amor e perdão muitas vezes são despercebidas, como dizem popularmente, passam "batido" e isso nos faz até desanimar, todavia, não podemos desistir, porque não enxergamos, mas certamente uma semente foi plantada. Algumas vezes tomamos decisões precipitadas, visando apenas nossos interesses e até mentimos para justificar certas atitudes, estes atos também renderão frutos.



Deus não pode interferir na ordem que Ele mesmo estabeleceu, por mais triste que seja...se nossas atitudes são baseadas em mentiras, na vaidade de nossos corações, no orgulho de estar sempre certo, nossas palavras são vãs, nosso testemunho é falso. Quando erramos por fraqueza, por conta de nossas próprias limitações, Deus tem misericórdia e completa aquilo que não fomos capazes de fazer, mas quando os erros são derivados de nossos instintos egoístas, não existe outra consequência a não ser os maus frutos. 

Por tanto, antes de qualquer atitude, especialmente aquela que vai atingir outras pessoas, precisamos pedir discernimento ao Espirito Santo e mais, devemos estar cientes das consequências de nossos atos. É preciso reavaliar sempre nossa vida e pensar direitinho naquela decisão de tempos atrás que achamos que não ia dá em nada, que nosso orgulho não deixou enxergá-la tal qual ela era, porque o que está acontecendo HOJE, pode ser justamente consequência dela!

E mesmo diante desta realidade, não desanime. É sempre tempo de voltar...é sempre tempo de perdão e reconhecer! Deus é MISERICÓRDIA INFINITA e se existe arrependimento verdadeiro, há uma forma de corrigir, o que aconteceu, aconteceu, não há como voltar, mas o Amor de Deus tudo pode realizar, transformar e reconstruir e sereis feliz, pois feliz é aquele que a culpa foi esquecida e o pecado perdoado (Cf Sl 32, 1).

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário