terça-feira, 15 de novembro de 2011

Quando vês o coração, eu vejo a imagem!

"Tu enxergas o profundo, eu insisto em ver a margem. Quando vês o coração, eu vejo a imagem."
(Padre Fábio de Melo)

Acredito que uma das maiores lutas do cristão é superar os preconceitos, é sair de suas próprias convicções e amar o outro assim como ele é, superando os defeitos e valorizando suas qualidades! Preferimos enxergar somente aquilo que está diante dos olhos e escolhemos ignorar o que, somente o coração, pode ver!

Deus nos enxerga tal qual nós somos, Ele nos conhece melhor que nós mesmos e sabe de nossas capacidades e fraquezas e ainda assim nos ama. Não podemos enganar a Deus, não podemos esconder nossos sentimentos e intenções, porque Ele sabe tudo, vê tudo...e repito, ainda assim, Ele nos ama.

Nós, ao contrário, confiamos naquilo que vemos. Não temos a capacidade de olhar dentro do coração de ninguém, mesmo os profissionais não podem garantir com 100% de certeza conhecer o que tem dentro da cabeça das pessoas mesmo com todo o estudo e técnica. Facilmente somos enganados por sorrisos, olhares, atitudes. Quem pode garantir que o sorriso de uma pessoa representa sua felicidade ou que um abraço representa amizade? E ainda assim, mesmo sendo falhos e humanamente limitados, julgamos as pessoas e escolhemos quem são boas ou ruins, ou pior, determinamos se são melhores ou piores que nós. 




Será que não tem alguma coisa errada nessa conta? Meus amigos, o que quero dizer nada mais é que não somos ninguém para determinar quem uma pessoa é ou que ela é capaz. Nós vemos a margem, não temos se quer a coragem de tocar o coração, julgamos por atitudes passadas e nem damos a chance de um recomeço; e quanto a nós? sabemos que com a mesma severidade com que julgamos, um dia seremos julgados, seja nesta vida ou na vida eterna. 


Não estou falando de amizade, convivência...estou falando de AMOR. Sei que as pessoas tem gosto, manias, personalidades diferentes e por isso mesmo, não temos afinidade com todos do mundo, entretanto, isso não pode ser justificativa para ignorar, desprezar, julgar qualquer pessoa, mesmo aquelas que fizeram algo horrível, como matar, por exemplo. A Deus cabe a justiça, a nós cabe AMAR, afinal ninguém sabe o que levou uma pessoa a cometer certos erros. A culpa pode até ser minha, que escolhi não dá o Amor que eu tanto prego e digo conhecer.

"Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo Espírito, admoestai-o em espírito de mansidão. E tem cuidado de ti mesmo, para que não caias também em tentação! Ajudai-vos uns aos outros a carregar vossos fardos e deste modo cumprireis a lei de Cristo. Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada engana-se a si mesmo. Cada um examine seu procedimento. Então poderá gloriar-se do que lhe pertence e não do que pertence a outro. Pois cada um deve carregar o seu próprio fardo."
(Gl 6, 1-5)

Que busquemos nos configurar a Cristo e imitá-lo, amando sem reservas, doando nossa vida! Que possamos ir além das aparências, além dos erros dos outros e além de nossas próprias convicções. Que tenhamos coragem de ir até o coração e não pararmos na imagem. Que sejamos humildes o suficiente para perceber que também somos falhos e necessitamos do amor de nossos irmãos e principalmente que tenhamos o coração aberto para perceber nossa humanidade e deixarmos Deus ser Deus em nossas vidas!

Deus vos abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário