segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Basta entrar, eu me abri pra te amar...

Quando eu paro pra pensar na vida dos santos, fico imaginando o que foi que os levaram por aquele caminho. Na biografia de cada um sabemos os fatos, datas, acontecimentos e até consequências da conversão deles, mas é impossível determinar quão grande foi a transformação interior destes homens e mulheres ao ponto de renunciarem a sim mesmos por Cristo. A única certeza que temos nisto tudo é que essas pessoas tiveram um verdadeiro ENCONTRO PESSOAL COM CRISTO!

Não trata-se de ouvir falar, nem mesmo de conhecer o assunto, não é simplesmente reconhecer Jesus numa realidade religiosa, social, histórica, esse tipo de conhecimento muitos já obtiveram, são tantos que já estudaram, pesquisaram, escreveram e não necessariamente quer dizer que viveram um encontro pessoal. Este acontecimento único na vida de uma pessoa vai além do que as palavras e sentidos são capazes de explicar!

Não podemos confundir uma experiência espiritual com uma encontro pessoal. No primeiro caso, trata-se de momento que mexe com os sentimentos de uma pessoa, que o faz sentir até fisicamente uma "coisa" diferente ou mesmo inexplicável, esta experiência pode ou não levar a um encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo, mas em muitos casos pára na experiência e não existe aprofundamento. Quando falamos de encontro pessoal, temos uma experiência transformadora, uma força inexplicável que converte a vida e os caminhos de uma pessoa, é um acontecimento que transcende as razões humanas e o mais importante de tudo, é perpétuo.

Podemos enxergar isto claramente na vida de São Paulo, só para utilizar um exemplo. Saulo de Tarso, era um judeu-fariseu, convicto de sua religião, inteligente! Tinha status econômico, social, religioso, ou seja, é que hoje chamaríamos de um homem bem sucedido. Perseguidor de cristãos, desejava apenas defender sua fé, seja lá o que isso custasse, mesmo que fosse a vida de alguns homens. Certamente, Saulo tinha sua vida estabilizada e tinha um "futuro pela frente" cheio de sucesso e felicidade! O que mais alguém poderia querer?

Deus, todavia, tinha outros projetos para Saulo e no caminho de Damasco, quando seguia para matar mais cristãos, eis que toda sua vida toma um rumo completamente diferente daquilo que ele havia planejado. Não existe esse detalhe do cavalo na Bíblia, apenas diz que ao ver uma luz intensa, Saulo caiu com o rosto por terra, mas é interessante usar esse termo, cair do cavalo, para dimensionar o que aquele encontro causou na vida dele. Naquela luz, alguém falou com ele e foi justamente Aquele que diziam ter ressuscitado e ele não acreditara, exatamente Ele veio ao seu encontro perguntar: Saulo, Saulo! Porque me persegues? O resto na história vocês conhecem. Saulo, que passa a usar o nome de Paulo, passa de perseguidor a perseguido. 

Em suas cartas e nos relatos de São Lucas em Atos dos Apóstolos, vemos que depois dessa conversão, Paulo passa por muitas provações. O que levaria um homem a deixar toda a estabilidade de sua vida, toda uma convicção religiosa, toda a mordomia e o status de um cidadão romana (que era algo muito importante na época) para viver da caridade dos cristãos, com seu corpo sofrendo as humilhações de açoites e apedrejamentos, com prisões e tantas outros sofrimentos? Impossível explicar humanamente; somente a certeza que aquele homem teve, verdadeiramente, um encontro pessoal com Cristo pode tornar inteligível o fato de que alguém em sã consciência trocaria, tão drasticamente, de vida!

A conversão que experimentamos diante do encontro pessoal com Cristo deve ser literal, deve nos fazer mudar de vida completamente pois torna impossível, inaceitável continuar a viver da mesma forma. Obviamente, não precisamos ser radicais ao ponto de São Paulo, pois cada pessoa tem o seu chamado, entretanto, devemos ser radicais e coerentes com nossa própria chamado; quem tem um encontro pessoal com Cristo sabe bem o que sente, e principalmente, sabe que não existe mais outro jeito de viver senão dando sua vida inteiramente nas mãos daquele Amor. Não buscar essa nova vida, seria o mesmo que andar conscientemente rumo ao abismo, rumo a uma vida sem sentido e sem alegria. Seria morrer e continuar vivendo!

Eu não tenho ideia das experiências que você já passou, não imagino como foi sua vida e o que te fez chegar até aqui, o que eu sei é que Deus está esperando por esse encontro ansiosamente e não se trata de algo distante de nenhum de nós, na verdade, pode estar nas coisas mais simples, não espere que vai acontecer num retiro, num encontro, numa adoração, pode acontecer numa missa de semana que você decidiu participar, pode estar numa música, numa conversa, num versículo bíblico que alguém te indicou, basta você estar atento aos sinais de Deus em sua vida, basta você abrir o coração e se permitir "cair do cavalo", basta ter coragem de deixar esse Amor invadir todos os espaços de teu ser. Basta querer...




Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário