sexta-feira, 18 de novembro de 2011

E você de que lado está?

Nesta semana muito eu ouvi falar sobre humildade, ostentação, em pobreza; mais especificamente sobre a relação da Igreja com bens materiais, com presentes, sobre a atitude do Papa diante do luxo! A maioria de nós ainda somos levados a pensar que para sermos humildes devemos não ter nada, devemos ser pobres materialmente e viver a pão e água, entretanto, na minha opinião, humildade é muito mais que isso!

Antes de mais nada, é preciso esclarecer uma coisa: os bens que existem no Vaticano e em todo o mundo que são declarados da Igreja Católica, na verdade, são patrimônio da humanidade. Se fossem vendidos, como pedem muitos por aí, seriam obras perdidas para colecionadores particulares por exemplo, o que seria uma perda para a cultura do mundo e não serviram para erradicar a pobreza, visto que isto só é possível com uma política justa, social, igualitária. 

A Igreja Católica é uma das maiores, pra não dizer a maior, instituição caritativa do mundo, não somente por ações da própria Igreja, mas principalmente por sempre estimular e propagar a caridade; não somente temos instituições que cuidam dos pobres e doentes no mundo, mas também ajudamos muitas que existem fora da Igreja. Sem falar das milhares de pessoas e grupos, nascidos no coração da Santa Madre Igreja, que não são conhecidos mas que se dedicam impetuosamente a atender às necessidades de nossos irmãos menos favorecidos: a Igreja Católica também as acolhe, mesmo sem nunca tê-las visto pessoalmente, mas que pela unidade que nos marca, apresenta ao Pai essas pessoas e obras!

E em relação ao Papa, muitos são os boatos, dizem que ele exige isso ou aquilo, mas ninguém nunca provou isto. Alguns se revoltam pelo lugar onde ele mora ou pelas mordomias que ele recebe nas visitas aos países. E quando ouço isso eu me pergunto: será que se soubéssemos que Jesus iria nos visitar, não iríamos preparar o melhor para Ele? Prepararíamos a melhor comida, a melhor cama, as melhores roupas?! CLARO! Ou será que diríamos: Ah! É Jesus, Ele tem que ser humildade! Vamos deixar um colchão na sala e preparar um pão com ovo pra Ele! Certamente não trataríamos Ele assim.

Pois bem, o Papa, representa o próprio Cristo no meio de nós. É o sucessor de Pedro, uma pessoa a quem devemos amar, respeitar e ouvir! É alguém que merece nossa acolhida, nossa atenção e educação! Oras, tenho certeza que ninguém gostaria de ser mal recebido na casa de um amigo, seria no mínimo constrangedor. E porque queremos que o Papa seja assim se nós mesmo não o somos?! Porque ele precisa negar o conforto e hospitalidade do povo católico para mostrar que é humilde? Humildade não é isso e aí, chegamos aonde eu queria!

"Feliz os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus." (Mt 5, 3)

Nas bem-aventuranças, Jesus nos dá uma receita para a vida toda, para vivermos felizes e alcançarmos a vida eterna. Na sua "listinha" apenas dois tipos de pessoa alcançam o Reino dos Céus: os pobres em espírito e os perseguidos por causa de seu nome! Todas as outras recebem a recompensa por suas atitudes, mas somente estas duas alcançam o Reino dos Céus. 

Ser pobre em espírito não quer dizer pobreza material, não necessariamente, mas quer dizer que devemos ser livres e como dizia São Francisco, somente quem é pobre, não tem nada, é livre verdadeiramente. Quer dizer que ricos ou pobres, com fartura na mesa ou com fome, nosso coração é de Deus, nossas atitudes passam Deus, nosso olhar reflete Deus. Quantos pobres materialmente são cheios de orgulho, não aceitam ajuda, se sentem humilhados quando alguém lhes desejar ajudar; em contrapartida, conheço muitos ricos, que são tão pobres espiritualmente que me sinto no céu ao lado delas!

Jesus Cristo foi pobre a vida toda, nasceu numa manjedoura, ao lado de animais e esterco, mas em nenhum momento utilizou-se desta pobreza para se fazer ouvir, seu poder estava no olhar, no amor com que acolheu as pessoas. E quantos ricos se aproximaram dele e foram salvos: Zaqueu, Mateus. Ele aceitou comer na casa de ricos e pobres, dormia onde lhe davam morada, curou quem tinha fé, independente de condição financeira! Ele sendo Mestre, lavou os pés dos discípulos e disse que quem quisesse ser grande, se fizesse pequeno!

O Papa ou qualquer outro membro do clero, aceitando ou não, o acolhimento, serão perseguidos, os chamariam de hipócritas, orgulhosos, mal-educados. Não importa a atitude que nossa Igreja tenha, ela sempre será criticada, sempre ouviremos injustiças e blasfêmias e Deus seja louvado por isso, afinal além dos pobres em espírito, são os perseguidos que terão o Reino dos Céus. 

Antes de criticar nossa Igreja, precisamos conhecê-la, compreender e acima de tudo amá-la, com os acertos e erros; para falar mal de nós temos o mundo todo, não façamos coro com eles, vamos ser mais unidos e acreditar que de fato, onde está a Igreja de Cristo, está a verdade. Eu creio nisso e estou do lado da Igreja. E você de que lado está?

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário