quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Leva um tempo e humildade pra voltar!

Não me arrependo de nada que eu fiz!

Quantos de nós já escutou ou até mesmo já pronunciou essa frase? Para muitos, afirmar isso, significa que viveu-se plenamente, que tudo valeu a pena. Para outros, representa uma justificativa de seus atos, certos ou errados. No entanto, para todos que pensam desta forma, existe um senso: ORGULHO no coração! E depois dessa frase, ainda complementam com um sonoro:

Só me arrependo do que não fiz!

A princípio, este tipo de declaração pode mostrar até uma personalidade forte, alguém que tem convicção do que fez e que consegue compreender que até as coisas ruins de algum modo serviram de alguma coisa, todavia, se formos mais um pouco a fundo, vamos perceber que o nosso SER CATÓLICO vai de encontro diretamente com esse tipo de pensamento! 

Quando Pedro, depois de Pentecostes, perdeu o medo, começou a pregar em praça pública e convidar a todos a crerem n'Aquele que havia ressuscitado dos mortos; suas palavras tocavam o coração dos que ali estavam, aquelas pessoas queriam compreender e perguntaram: O QUE DEVEMOS FAZER? Pedro, logo lhes disse: ARREPENDEI-VOS e sejam batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! (Cf At 2)

Oras, desde sempre nossa Igreja pede que nos arrependamos. João Batista já exortava o povo no sentido de se arrependerem e tantos outros profetas que clamavam ao povo de Deus: ARREPENDAM-SE. Faz parte de nosso relacionamento com Deus arrepender-se!

O pecado original entrou no mundo pela vontade do homem de ser como Deus e deste pecado só nos livramos pelo batismo. Ser batizado significa que renunciamos nosso desejo de sermos deuses de nossas vidas e entregamos nossos passos ao Pai; entretanto, por nossa natureza, estamos sempre "esquecendo" as promessas do batismo e as confirmações da Crisma e acabamos buscando nossas vontades, achando que temos as melhores respostas e caminhos para nossas vidas! E o fim da história sabemos: sempre que confiamos somente em nossa própria inteligência, desabamos. Escolhemos caminhos errados e tortos; nos entregamos à falsas liberdade e felicidade. 

No Sacramento da RECONCILIAÇÃO, temos a alegria e oportunidade de nos arrependermos de nossos desatinos, de nos prostrarmos diante do Senhor e dizer: Pai, pequei, me perdoa! E Ele sempre abre seus braços e nos acolhe!

Sei que para alguns não é fácil passar por esse processo, aprendemos em nossas vidas que não podemos errar, que precisamos ser perfeitos e ter sucesso a todo custo. Somos levados a crer que a queda é sinal de fracasso, de falta de capacidade e por isso nos enchemos de medo de decepcionar às pessoas. Esse medo vai criando uma casca em nossos corações e assim ficamos cheios de orgulho, mostrando uma imagem que não necessariamente corresponde a nossa verdadeira essência! Como diz a canção de Bruno Camurati: "...e por anos o orgulho te impede de andar, leva um tempo e humildade pra voltar..."

Mas ainda é tempo, aliás, SEMPRE É TEMPO! Todos os dias Deus espera de nós um coração contrito, que reconhece nossa pequenez e pede PERDÃO, que deseja voltar e endireitar os caminhos! Deus não quer nos humilhar, nos constranger, quer somente nosso coração, quer cuidar de nossas vidas para que possamos ter felicidade plena. Não tenhas medo de reconhecer sua miséria; quando conseguimos perceber o quanto precisamos deste perdão, estamos caminhando rumo à santidade, que não significa não errar, mas sim que ao cair, levantamos e começamos tudo de novo!

E quanto às coisas "boas" que acontecem quando erramos, não se iluda, Deus é capaz de fazer nascer das pedras seus filhos, portanto, Ele pode e age sempre em nosso favor, mesmo diante de nossa infidelidade; nosso Deus faz nascer coisas boas de nossas iniquidades por misericórdia, porque nos AMA e não quer nos perder! 

Pense nisso...e como CATÓLICO se arrependa sempre que andar por maus caminhos! Não precisa ter medo: "e por mais que esteja longe, Ele sempre te espera, paciente está lá..."



Deus abençoe!

P.S. Reflexão tirada de uma conversa com meu amigo/irmão Klaus Henrique! Brigada, miguxo! Te amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário