sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Por toda minha vida eu vou te amar!

"Eu sei que vou te amar,
por toda minha vida eu vou te amar,
em cada despedida eu vou te amar,
desesperadamente eu sei que vou te amar
e cada verso meu será pra te dizer que eu sei que vou te amar,
por toda minha vida.
Eu sei que vou chorar,
a cada ausência tua eu vou chorar,
mas cada volta tua há de apagar,
o que esta ausência tua me causou,
eu sei que vou sofrer,
a eterna desventura de viver
a espera de viver ao lado teu,
por toda minha vida."

(Eu sei que vou te amar - Tom Jobim/ Vinícius de Morais)


Eu sei que prometi escrever sobre a história de minha mãe nos próximos posts, mas quando escutei essa música me veio imediatamente a lembrança dela! As únicas certezas que tenho nisso tudo é o amor eterno e a certeza que vamos nos encontrar um dia.

Na verdade, a única certeza que temos na vida é de que vamos morrer. Não dá pra evitar, todos temos um dia e uma hora para nos encontrarmos com o Pai; não sabemos quando e como, mas sabemos que este encontro ocorrerá e devemos dá graças por isso, afinal de contas, foi para isso que Cristo viveu e morreu, para termos vida nova, para perdoar nossos pecados e para um dia nos encontrarmos na eternidade. Entretanto, o que acontecerá no nosso encontro, é determinado pelas nossas ações.

"Não podemos fazer muito sobre a extensão de nossas vidas, mas podemos fazer muito sobre a largura e a profundidade delas."
(Evan Esar)

Na nossa doutrina católica, ninguém é salvo por merecimento, somos salvos pela graça e pela misericórdia, somos salvos pelo sacrifício definitivo feito por Jesus na Cruz, entretanto temos uma idéia de que no nosso julgamento TAMBÉM prestaremos conta de nossos atos. Existe a misericórdia de Deus, porque Ele sabe que sozinhos NUNCA alcançaríamos o paraíso, por isso, Ele olha com amor e piedade nossa vida, nossos atos e julga de acordo com a intenção de nosso coração. Claro que são muitos detalhes sobre Escatologia; seria necessário uma formação enorme para poder explicar a visão da Igreja sobre a morte, inclusive, recomendo esta página do Prof. Felipe Aquino: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/category/escatologia-ou-novissimos/.

O que eu quero mesmo falar aqui é que minha esperança está na certeza do Céu. Por mais que hoje esteja doendo a saudade de minha mãe, por mais que por alguns momentos eu me sinta desesperada, eu tenho PLENA CERTEZA que Deus ouve nossas súplicas e tem para nós um lugarzinho no céu também. Enquanto isso, cumprimos nossa missão. No dia determinado por Deus, terei meu encontro definitivo com Ele e finalmente poderei encontrar minha mãe e dá aquele abraço, que hoje sinto tanta falta. E na eternidade, seremos felizes para sempre, POR TODA MINHA VIDA (eterna)!

Deus abençoe a todos! E mais uma vez eu agradeço todo apoio, ajuda, amizade, colo que tenho recebido de muitas pessoas! Que Deus pague a cada um de vocês, porque eu não sou capaz!

Maria guarde a vida de todos nós! Amém!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Não existem palavras!

Oi, queridos amigos! Passei dias sem postar nada aqui por motivos que vou partilhar com vocês! Eu comecei esse texto muitas vezes, falei de toda a história, escrevi, apaguei e nada conseguia realmente expressar meus sentimentos, sei que isso é realmente muito difícil pra qualquer pessoa, mas eu preciso partilhar da forma que mais amo e tenho prazer em fazer, que é escrevendo!

Há 20 dias eu perdi minha mãe. Ela fez uma cirurgia de redução de estômago, mas teve uma complicação (embolia pulmonar) quatro dias depois e ficou na UTI por 5 dias, porém, no domingo, dia 14/11, ela não resistiu e Deus a levou!

Para ser sincera, parece que muitas vezes a ficha não caiu, é como se fosse apenas uma viagem e que daqui a uns dias ela chega! Tem horas que parece um pesadelo, tem momentos que eu começo a fazer planos, querendo reorganizar a vida de qualquer forma, a qualquer preço. Eu tenho 24 anos e ainda não sei direito o que fazer da vida, o que eu quero profissionalmente, pessoalmente, admito que me sinto um pouco perdida e tê-la ao meu lado, me dando suporte, me deixava segura em esperar, deixar a vida responder; agora porém, eu preciso resolver minha vida, eu preciso buscar, lutar, saber finalmente quem eu sou, porque agora eu não tenho ninguém mais que sonhe, chore, sofra, sorria comigo. Me sinto completamente sozinha.

Nesses dias que se passaram, percebi que realmente tenho MUITOS AMIGOS, a solidão não é maior pela presença deles, e não somente pela presença, mas pelo carinho, pela atenção, pelo cuidado. É um verdadeiro bálsamo na dor. Por causa da dor, também pude me reaproximar de pessoas que amo muito, foi um alívio no coração saber que o tempo da amizade que foi construída valeu. Quando as coisas ruins acontecem, sempre trazem coisas boas, é preciso sensibilidade, sabedoria e coração aberto para recebê-las, porque do contrário, a dor vira uma maneira de auto-compaixão e pior, esse sentimento torna-se nocivo de tal forma que a vida perde o sal, o sentido. Na dor, alguns sonhos perdem sentido, na dor, Deus dá sentido a novos sonhos, mas é preciso fé pra enxergar isso com os olhos cheios de lágrimas.

E Deus? O que falar d'Ele? Bem, certamente, sem a confiança, entrega e esperança, esse momento seria de total desespero, entretanto, esse Deus que eu sirvo a tanto tempo me dá a certeza que é preciso força, coragem, ESPERANÇA que a morte não é o fim, é o começo da vida eterna. E esta a mensagem que quero deixar pra vocês, queridos amigos, A MORTE NÃO É O FIM. É preciso acreditar que do mesmo modo que Deus ressuscitou a Cristo, Ele nos ressuscitará também em Cristo (Cf 1 Cor 15); a misericórdia infinita de Deus me faz acreditar que no momento que Deus quiser, estaremos juntas de novo e por toda a eternidade, na morada que o Senhor nos reservou. Não podemos ter medo da morte, a menos que estejamos em pecado, todavia, se procuramos seguir os caminhos de Cristo, mesmo que tenhamos nossas fraquezas a vitória é certa, meus irmãos.

Saber que nesta vida não verei mais a minha mãe, dói tanto que parece que perco até a respiração; mas saber também que brevemente (comparado a eternidade) iremos nos encontrar, me faz ter força pra levantar e trilhar meus caminhos, aliás, trilhar os caminhos que Deus tem para mim. Da mesma forma que eu entreguei minha mãe nas mãos do Senhor, eu entrego minha vida, meus planos, meus sonhos! Graças a Deus, entreguei minha mãe em paz, na amizade de Cristo, e saber disso me conforta, renova minhas esperanças.

Não importa a dor que hoje você sente, quão perdido você está, quando você entregar-se, sem medo do que Deus tem pra você, toda a dor vai ganhar um sentido novo. Não permita que seu sofrimento seja em vão, encontre o sentido desta dor, coloque seu coração aos pés da cruz de Cristo, que Ele que carregou nossos pecados em suas chagas irá te consolar, porque seu jugo é suave e seu fardo é leve.

Quero agradecer a todos meus amigos por tudo que estão fazendo por mim. Como já disse, sem vocês, essa dor seria insuportável. Cada gesto, palavra, preocupação, ligação, mensagem, seja lá de qual forma for, me fazem crer que "Deus me ama, que não estou só, que Deus cuida de mim, quando fala pela tua voz que me diz CORAGEM..."! AMO VOCÊS!

E aos leitores do blog, peço orações: pela alma de minha mãe (Fátima) e por minha perseverança, para que cada dia o Senhor renove minhas forças para continuar minha missão!

Deus abençoe a todos vocês! E até breve! =)

P.S. Por mais que eu tente, ainda não consigo falar da dor. Não achei as palavras ainda. E sobre minha mãe e nossa história, eu colocarei brevemente. Não é porque é minha mãe não, mas a história dela é boa, se eu fosse vocês continuava acompanhando!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como uma onda no mar....

"Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia,
tudo passa, tudo sempre passará.
A vida vem em ondas como o mar,
num indo e vindo infinito.
Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu a um segundo,
tudo muda o tempo todo no mundo.
Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo agora,
há tanta vida lá fora e aqui dentro sempre
como uma onda no mar"

(Como uma onda no mar - Lulu Santos)


Nossa, quanto tempo fazia que não escrevia nada aqui! Estava com muitas saudades, mas admito que a inspiração estava bem longe e confesso que estava bem triste ultimamente. Mas, já melhorei um pouco, estou bem mais disposta e confiante.

Mas vamos ao que interessa: Hoje, senti uma nostalgia enorme dentro de mim, uma falta de coisas tão simples que há muito eu não tenho. Parei para ouvir O Teatro Mágico, me deu saudades do show deles, me deu saudades de alguns amigos e momentos com eles, me deu saudade de ficar na praia de tarde olhando o mar e pensando na vida, deu saudade de umas roupas que não posso usar até perder uns quilinhos, deu saudades de ir pra faculdade e dos meus amigos de lá, DEU SAUDADES DE MEU PAI, dos sonhos que eu tinha...!

Mas, a vida anda pra frente, não posso voltar no tempo e mesmo que hoje pudesse ter algumas coisas dessas, não seria como foi a um tempo atrás, porque tudo muda o tempo todo. Sem esses fatos que aconteceram na minha vida, certamente, não seria que sou hoje e apesar dos meus defeitos, gosto de ser quem eu sou (gostaria de ter uns quilos a menos, mas ninguém - lê-se mulher - nunca tá satisfeito).

Na minha vida, perdi oportunidade, errei, acertei, chorei e sorri, pessoas passaram na minha vida e se foram, eu passei na vida de algumas pessoas e fui embora. E se Deus permitir, ainda tenho muitas coisas a viver, tudo de um jeito diferente. O importante é aprender, é saber que Deus nos dá todos os dias uma nova oportunidade de começar de novo. Não adianta viver de passado, nem planejar demais o futuro, a vida é agora. O passado é importante para nos ensinar, mas não pode ser mudado, mesmo que você corrija um erro, o erro não poderá ser apagado, no máximo, amenizado em suas consequências.

Deus não nos quer pessoas culpadas, afinal Ele é infinita misericórdia. Ele quer nossa humildade, para termos consciência que erramos e precisamos d'Ele para nos ajudar, nos perdoar e sermos mais dignos de comungar com Ele, e Ele só faz isso por Amor!

Hoje me permiti sentir toda essa saudade, mas não me permito paralisar por isso. Hoje senti isso, porque sou humana e tenho sentimentos, mas preciso lutar e valorizar o que tenho hoje, os amigos, momentos, lugares...algumas destas coisas NUNCA mais verei (como meu pai, só na Glória) mas com certeza, elas estão eternizadas em meu coração e de lá nunca poderá sair.

É bom sentir saudades! É bom saber que tudo muda. Na verdade, só Deus não muda! E se hoje, você sentiu falta de algo, alguém, pode chorar, lava a alma! Só não esqueça de amanhã, recomeçar e construir novas lembranças! O tempo é agora, o momento é esse! Sejamos FELIZES hoje!

Fiquem com Deus

E Nossa Senhora, vos guarde!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Contra ou a Favor?

Nestes tempos de eleição, quero aproveitar esse espaço público, democrático e livre de opinião para também tecer alguns comentários sobre todas as polêmicas que estão crescendo em torno da questão fundamental para a Igreja Católica nessa campanha: o ABORTO.

A campanha que a Igreja faz contra o ABORTO e obviamente a favor da vida não é partidária ou direta a alguém. Essa nossa luta é antiga, supera os limites do espaço, tempo, governos...temos um norte e nossa meta é Cristo, por isso, não importa quem esteja defendendo, nosso discurso não muda.

Fico triste quando as pessoas que não conhecem nossa história ou conhecem parte dela, muitas vezes contada por pessoas equivocadas e mal intencionadas, ficam soltando aos quatro ventos que não devemos "nos meter" em política; até mesmo muitos de nós católicos querem se abster de opiniões porque acham que não está sob nossa alçada esse assunto. ERRADO! É nosso dever nos manifestar, não em favor deste ou daquele partido, mas em favor da vida, SEMPRE.

Porque não podemos nos manifestar? Fazemos parte de uma sociedade livre, temos nossas crenças e nossos ideais, lutamos por um mundo melhor. Não consigo entender o porque de tanta revolta e ataques, não somente a "minha" religião, mas a todas que em algum momento se manifestam mais evidentemente sobre algo. Porque tanto julgamento? Temos uma linha de pensamento, temos algo a zelar e isso não é ser retrógrado, mas coerente. Escuto muitos falarem de um FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO, mas sinto muito, não existe isso. Defendemos sim, com ardor nossa opinião, mas não obrigamos ninguém a fazer o que PEDIMOS. Afinal de contas, cada um vai lá e coloca seu voto, secreto e intransferível na urna, por conta e risco. Oras, eu trabalhei nesta eleição como mesária e nem quando alguém mais simples tinha dificuldade de votar podíamos ajudar, imagine obrigar a votar. E nem venha me dizer sobre pressão psicológica, porque quando alguém não quer seguir o que dizemos, seja rico ou pobre, estudado ou analfabeto, não seguem, se fosse assim, não tínhamos tantos problemas com a castidade, dízimo, sincretismo religioso. Não nego o peso da religião e da Igreja na vida das pessoas, mas nossos ideais e nossos sonhos são de que todos saibam que são filhos de Deus, merecem a vida e vida em abundância.

Parem de olhar para as religiões como um atraso, porque não somos, ao contrário queremos trazer o homem de volta a Aquele que é nosso criador, que infelizmente é esquecido e deixado em terceiro, quarta, último plano. Seja qual for a religião, queremos trazer à tona a espiritualidade de cada um, queremos libertar o homem e não escravizá-lo.

Sou católica e não votarei em quem for a favor do aborto. Sou obediente à minha religião, a minha Igreja, que eu amo e acredito. E sou muito feliz e convicta de onde estou e no que penso, vou seguir com muita alegria o que a Igreja Católica Apostólica Romana diz. E você? Que tipo de católico é? Qual sua decisão?

Fiquem com Deus

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Oração da Paz de São Francisco!



Hoje, dia de São Francisco, reservo um espaço para esta oração que não é de autoria do santo, mas tem todos os ideais franciscanos. Este homem que deixou tudo para viver um amor incondicional, que ouviu e SEGUIU a voz que o chamava e dizia: Francisco, reconstrói a minha Igreja! E reconstruiu! São Francisco é, no meu entender, o maior santo de todos, o homem que veio e nos ensinou de novo a amar a Deus, a Cristo, a Cruz, e ainda hoje continua sendo exemplo de seguimento de Cristo!

São Francisco de Assis, rogai por nós!

Oração pela Paz

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz!
Onde houver ódio que eu leve o amor.
Onde houver ofensa que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia que eu leve a união.
Onde houver dúvidas que eu leve a fé.
Onde houver erro que eu leve a verdade.
Onde houver desespero que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza que eu leve a alegria.
Onde houver trevas que eu leve a luz.
Oh, mestre, fazei que eu procure mais, consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido; amar, que ser amado,
pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.




terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tudo isso não tem valor, sem ter VOCÊ!

"Nem o sol, nem o mar, nem o brilho das estrelas,
Tudo isso não tem valor sem ter você.
Sem você, nem o som da mais linda melodia,
nem os versos dessa canção irão valer.
Nem o perfume de todas as rosas é igual,
a doce presença do Seu amor.
O amor estava aqui,
mas eu nunca saberia
que um dia se revelou quando te vi..."

(Quando te vi - Till there was you
Lennon/ McCartney - Versão: Beto guedes)


Quem dera que todos nós pudéssemos cantar essa canção para Deus, seria tão bom que todos nós, EM TODOS OS MOMENTOS, pudéssemos exaltá-Lo e colocá-Lo em primeiro lugar e dedicar-Lhe toda nossa vida. Certamente, Deus canta essa canção para nós, para Ele somos únicos e especiais, somos uma obra maravilhosa que Ele se dedicou com todo Seu Amor!

Conhecer a Deus profundamente é poder cantar também essa música para Ele! Quem já provou, bem o sabe. Ter uma verdadeira experiência com Deus, com Jesus, com o Espírito Santo é nunca mais ser o mesmo, é acordar todo dia com o coração ALEGRE, mesmo nos dias tristes; é ter uma ESPERANÇA que não se explica, mesmo quando tudo parece desmoronar; é ter uma PAZ inabalável, que nenhuma guerra é capaz de comprometer!

Viver uma vida em Cristo é ter a plena certeza que o mundo inteiro é um reflexo da beleza de Deus, que tudo foi criado por Ele e nos foi entregue como prova de Amor! Obviamente, se tudo vem d'Ele, olhar o mundo sem essa consciência torna tudo vazio, sem lógica, sem razão, tudo isso torna-se sem valor.

E está tão pertinho de nós! Aliás, já nasceu em nós, somos frutos do Amor e da Misericórdia Infinita. Demoramos muito para perceber, procuramos em tantas outras coisas, emoções, pessoas, mas basta um único OLHAR para tudo perder o sentido e finalmente, encontrarmos O sentido na e da vida.


Fiquem com Deus!

Até a próxima =D


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ser aquilo que Deus quer fazer de mim!

Olá, meus queridooos! Saudades de escrever aqui! Hoje, mais uma vez não farei referência a livros, músicas, filmes etc. Vou fazer uma reflexão sobre um fato que me aconteceu dia desses.

Estava eu, conversando com uma amiga de minha mãe e estávamos falando sobre futuro profissional e então comentei que não tinha interesse em concurso público. Primeira reação negativa. Infelizmente, hoje com o crescimento dos concursos públicos muitas pessoas esqueceram seus reais objetivos. Em busca de uma segurança financeira e profissional, abandonaram seus sonhos mais íntimos, deixaram de lado sua vocação. Eu não quero isso pra mim! Eu quero poder fazer aquilo que eu goste, mesmo que eu não ganhe muito financeiramente, mas que eu seja feliz; pode parecer utopia, que seja, eu prefiro ser feliz!

Continuando a conversa, falei que tinha interesse em lecionar. Ela então falou de um de seus filhos que ensinava numa faculdade em algum estado do nordeste que agora não recordo qual era, ela falou de todos os itens de seu curriculum, mestrado, especialização, doutorado e agora encaminhando um projeto para ser livre-docente, ufa! Fiquei até impressionada e motivada também, afinal, meu objetivo é fazer o máximo de especialização possível e ser o mais capacitada naquilo que eu estou empenhada em realizar. Entretanto, ela começou a falar de tudo que ele tinha aberto mão em nome destes títulos e então pensei se realmente valia a pena.

Dentre algumas coisas que ela citou, o fato de que num dia de NATAL ele resolveu ir no laboratório da faculdade, pois estava vazio. Como assim?? No dia de Natal? Ele deixou sua família, mulher e filhos, em casa para estudar? Será que um título paga? Sinceramente? Eu não acredito nisso! Eu entendo que por um sonho abrimos mão de muitas coisas, lazer, descanso, convivência familiar e dos amigos; em alguns momentos até acredito que vale a pena, mas até onde vai? No dia de Natal, que mesmo que você não seja cristão, tem uma simbologia enorme, que significa estar em família, em casa, com os seus?

E fiquei imaginando o que eu estava disposta a abrir mão por causa de um "futuro". Tantas coisas hoje em minha vida que são importantes, minha família, meus amigos, meu SERVIÇO na Igreja e não consigo imaginar minha vida sem estas "coisas" e não sei se seria realmente feliz sem elas. E minha vocação? Como posso abrir mão de minha verdadeira vocação em busca de uma realização profissional, se a verdadeira realização de uma vida está em viver sua real vocação? NÃO! Não quero me unir a tantos que têm uma vida cinza e desengraçada, mas quero me unir a Deus em seus desejos mais profundos para minha vida e ser aquilo que Ele quer pra mim.

E você? A quem ou ao quê, quer se unir? Quais seus sonhos? Quem são as pessoas que fazem parte de sua vida? O que você está disposto a perder para ganhar? Perder sua vida e ganhar a vida eterna ou perder a vida eterna por uma ilusão de uma vida que sem Deus é NADA?


"Minha vida não é minha.
Não sou eu quem vivo em mim.
Vivo a vida no presente pela fé no meu Senhor.
Sei que nada sou sozinho e na vida quero ser
Ser aquilo que Deus quer fazer de mim."

(Ser aquilo que Deus quer - Padre Fábio de Melo)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Por Nárnia e por Aslam!

Oi, gente! Como estão? Bem, faz uns dias que não escrevo por aqui, né? Mas, estou aqui para mais uma atualização e já com outras em mente, que ficam para cenas do próximo capítulo! =)
Hoje não vou falar de música, vou falar de livro/filme. AS CRÔNICAS DE NÁRNIA. Como todos nós sabemos, o filme produzido pela Disney é uma adaptação dos livros de C.S. Lewis, por isso, vamos falar dos dois! ;)

Antes de começar, quero dizer (como sempre eu digo) que é uma interpretação COMPLETAMENTE PESSOAL. São percepções minhas que quero compartilhar com vocês. Diferente das outras vezes, fiz uma pesquisa prévia sobre o assunto. E encontrei bastante polêmica, controvérsias, críticas e elogios, falarei um pouco de tudo, mas, o que prevalece aqui é minha opinião, sem claro, desmerecer as outras.

Quem já viu o filme ou leu o livro (ou os dois), percebe em muitos momentos referências cristãs, todavia, também faz parte da temática da história o uso de seres mitológicos, ou seja, seres provenientes de uma cultura pagã. Aqui está uma das maiores polêmicas em relação ao enredo das crônicas de Nárnia. Muitos críticos, sugerem que enquanto as figuras mitológicas são claras e centrais, as referências cristãs são subliminares, ainda citam o fato de que estas mesmas figuras pagãs não poderiam ter ligações cristãs, visto que seria uma heresia. Eu, particularmente, não concordo com essa opinião; eu entendo e acredito que crer em mitologia é errado, obviamente, entretanto, nestas histórias estes seres são submissos, fiéis e obedientes a Aslam, que é a MAIOR referência cristã do enredo, pois, nem tão subliminamente percebemos que ele tem a postura de Deus e do próprio Cristo. Como trata-se de uma história voltada para o público juvenil (mas que serve para todas as idades), seria mais fácil utilizar-se de seres fantásticos para atrair mais facilmente o público a que é destinado. Inclusive, São Paulo, em sua carta aos coríntios demonstra que na sua missão de evangelizar, precisou fazer-se tudo, para salvar a todos (1 Cor 9, 22). Por tanto, não considero que as figuras pagãs diminuam ou comprometam a mensagem cristã, acredito inclusive, que aquelas provam que tudo, todos e qualquer ser, na verdade, deve servir a Deus, a Cristo, ao Evangelho.

Acredito que, de fato, nem todas as referências cristãs são claras, entretanto, precisamos entender que o livro não é religioso, ele simplesmente conta uma história fictícia onde o autor utiliza-se de valores morais cristãos, inclusive, quando perguntado sobre o assunto, C.S. Lewis deixa claro que não teve nenhuma intenção de contar uma história bíblica, mas que quis sim colocar nos seus textos as coisas em que acreditava e ele acreditava em Deus e na Bíblia. Certamente, quando alguma criança que ainda não foi evangelizada ou mesmo pessoas mais velhas que não conheceram a história de Jesus e tiveram um contato com o livro/filme, no momento em que conhecer os valores cristãos, bem como, a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo poderá ter frutos maravilhosos, pois já terá em seu coração alguma semente plantada a partir das crônicas.

A eterna luta entre o bem e o mal, o sacrifício, a justiça, lealdade, o sopro da vida, obediência, o AMOR, arrependimento, a amizade, alegria, fazer o BEM sem olhar a quem, são todos elementos e ensinamentos que encontramos em Nárnia, ensinamentos estes que vão além de uma ética generalizada, mas que está baseado no Evangelho. Não trata-se meramente de valores politicamente corretos, mas de valores CRISTÃOS e é esta a grande diferença desta história e é por isso que eu acredito que seja um meio muito eficaz de evangelização.

Eu recomendo MUITO o livro e o filme, como vocês puderam perceber; são cheios de beleza poética, visual, é uma leitura fácil, tanto para criança, mas que não é infantilizada e portanto, também será do agrado dos mais crescidos, aliás, C.S. Lewis deixa bem claro em todas as crônicas como é importante manter o coração de criança e se não me engano, "Alguém" já disse isso antes, né? (Cf. Mt 18, 3-4)

Não vou aqui ficar comentando partes, passagens do livro/filme, até porque pode ser que alguém não tenha visto e não quero acabar com a surpresa, mas uma coisa eu posso dizer: vale a pena procurar.

Abram suas mentes e corações, mergulhem mais profundo e com certeza todos encontrarão um motivo para se apaixonar por Nárnia e seus seres maravilhosos e quem sabe, como eu, ser evangelizado de forma tão sutil e delicada que nem percebe, apenas sente-se. Afinal de contas, Deus é assim, sutil e educado, se deixamos a porta aberta, Ele entra e transforma nossa vida, para melhor, COM CERTEZA! Por Nárnia e por Aslam! ;)


Fiquem com Deus
Até a próxima!!!


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Amor que não se pede, não se mede, não se repete!

"Amor igual ao teu eu nunca mais terei.
Amor que eu nunca vi igual,
que eu nunca mais verei!
Amor que não se pede,
amor que não se mede,
que não se repete.

Cê vai chegar em casa,
eu quero abrir a porta.
Aonde você mora? Aonde você foi morar?!
Não quero estar de fora, aonde está você!
Eu tive que ir embora,
mesmo querendo ficar,
agora eu sei,
eu sei que eu fui embora agora eu quero
você de volta pra mim."

(Aonde você mora - Cidade Negra)

Essa deve ser a questão fundamental da vida de todo aquele que crê em Deus: aonde Deus está? Ahh! Gente, essa é fácil! DEUS ESTÁ EM TUDO, EM TODOS! Mas, parece que insistimos em viver procurando, "perdendo" tempo...nessa busca incessante acabamos nos decepcionando, frustrados, porque antes de sair procurando esse amor em qualquer canto é necessário olhar dentro de si; tantas vezes tentamos abafar o Deus que tem na gente, preferimos os deuses da mundo, como dinheiro, status, diversão e perdendo o verdadeiro sentido da vida, que é o próprio Deus.

O Catecismo da Igreja Católica diz que é natural a busca por Deus pois fomos criados por Ele e para Ele, e que o mesmo não cessa de atrair o homem para si, pois somente n'Ele teremos verdadeira felicidade (Cf CIC 27).

Podemos rejeitar essa relação, por diversos motivos...mas, no fundo de nossa alma sabemos que existe algo, alguém, um sentimento, uma força, ou seja lá como você chama que é capaz de direcionar tudo, dá sentido a tudo, e a "isto" eu chamo de DEUS.

E, meus irmãos, quando entendemos e assimilamos essa verdade, a alegria é completa, a vida muda, porque finalmente achou-se o sentido para viver e experimenta-se um amor tão grande, tão lindo, que nunca se foi capaz de sentir, nem mesmo de se dá, que num se sabe a dimensão, a largura, que é totalmente gratuito e desinteressado.

Por isso, ABRA AS PORTAS de sua casa para esse amor, mesmo que um dia você fuja, vá embora, não tenha medo de voltar, não queira estar de fora de você mesmo! Dentro de você está o maior amor do mundo, deixe que Ele aconteça e transforme sua vida...!!

"Que Cristo habite pela Fé em vossos corações, arraigados e consolidados pelo Amor, afim de que possais com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, altura e profundidade, isto é conhecer o Amor de Cristo que desafia todo o entendimento e sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Àquele que, pela virtude opera em nós, pode fazer infinitamente mais que tudo que pedimos ou entendemos, a ele seja dado a glória na Igreja e em Cristo Jesus, e por todas as gerações de eternidade. Amém."
(Ef 3, 17-21)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como eu te vejo!


Oi, gente! Hoje vou pedir licença mais uma vez às músicas, filmes e livros e falar um pouco mais sobre meus devaneios! Essa semana estava pensando na minha relação com Jesus, o que Ele representa na minha, se é somente um amigo, um mágico, um professor, psicólogo, enfim como afinal de contas eu vejo Jesus e quem Ele é de verdade.
Vou logo avisando que TEOLOGICAMENTE, esse meu pensamento pode ter falhas, como em outros posts; não tenho direção espiritual, tão pouco doutrinária para o que escrevo aqui, sigo somente a voz de meu coração e as coisas que eu aprendi na minha caminhada dentro da Igreja Católica, que podem ser equivocadas, mas eu acredito que não!

Mas, respondendo à questão, é algo bem complicado, porque muitas vezes depende da situação, de como eu estou, ou seja, eu acabo adequando Jesus à mim. E isso é errado e pior, perigoso, porque Deus não existe para corresponder às minhas expectativas, tão pouco sua "função" é fazer minha vontade, muito menos, sou o centro do universo e as coisas precisam ser do meu jeito. É difícil aceitar isso, até porque somos ensinados a pedir coisas a Deus, muitos testemunhos falam de quanto Deus é bom porque me deu isso, porque fez isso e acabamos acreditando que na verdade, quando não recebo aquilo que eu quero ou os fatos não ocorrem de acordo com meu desejo, é porque Deus está nos castigando ou não nos ama, ou o mundo é injusto e tudo é culpa d'Ele.

Deus é um Pai de Misericórdia, que nos enviou Seu filho único para que todo aquele que n'Ele crê tenha a vida eterna. Seu Filho único, é o Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e que deixou seu Espírito Santo para nós. E Seu Espírito Santo é o consolador, que nos impulsiona, que nos ensina e nos revela aquilo que Deus quer de nós e para nós. Ponto final. O resto é por nossa conta! O que eu preciso de Deus, Ele já me deu. Eu tenho a vida, tenho a misericórdia, de um salvador e tenho um Espírito Santo que me move. Isso tudo basta para eu poder me sentir amada.
Se nosso amor, se nosso serviço está ligado ao que receberemos, na verdade estamos vivendo de barganha e de trabalho e não amor e serviço; nosso testemunho sempre será vazio, porque Jesus nunca mudou verdadeiramente minha vida, nem todos nós temos um testemunho extraordinário, geralmente nossa história é "comum", mas, nem por isso é menos importante ou instrumento na vida de outras pessoas. Jesus só pode mudar a minha vida quando eu entendo que Ele me deu a vida eterna, que Ele me mostrou esse caminho em sua vida pública e mais ainda no seu ato de amor, na sua paixão e morte e mais ainda quando, com sua ressurreição, Ele me deu a esperança de uma vida eterna, e se isso não for suficiente para segui-Lo e ama-Lo, sinto muito, você não entendeu nada!

Tenho alguns amigos de caminhada que eu não consigo enxergar o motivo de estar ali. A conduta moral é exemplar, os preceitos católicos, seguidos à risca, mas eu olho para eles e me pergunto: como será que eles enxergam Jesus? Como será a relação deles com Ele? Quem é Jesus na verdade para ele?
Eu sou APAIXONADA por Jesus. Por seus ensinamentos, por seu Amor, por sua liberdade; mas hoje consigo enxerga-Lo com a racionalidade permitida ao que ama, eu sei que nem sempre eu recebo o que peço, nem sempre as coisas acontecem como eu desejo, nem sempre o mundo é justo e nem sempre sou a pessoa que eu gostaria de ser, mas eu sei que Ele me ama apesar de mim e n'Ele posso confiar e depositar minhas esperanças, porque eu não sei nada da vida, não sei o que é certo para mim, mas Ele sabe e entrego minha vida em Suas mãos.

E você? Como vê Jesus, Deus? Quem Ele é pra você?







sábado, 7 de agosto de 2010

Eu quero crer no amor numa boa...

"Eu vejo a vida melhor no futuro,
eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia
que insiste em nos rodear.
Eu vejo a vida mais clara e farta,
repleta de toda satisfação que se tem direito do firmamento ao chão.
Eu quero crer no amor numa boa,
que isso valha pra qualquer pessoa,
que realizar a força que tem uma paixão.
Eu vejo um novo começo de era,
de gente fina, elegante, sincera
com habilidade pra dizer mais sim do que não.
Hoje o tempo voa, amor,
escorre pelas mãos,
mesmo sem se sentir
e não há tempo que volte amor,
vamos viver tudo que há pra viver,
vamos nos permitir."

(Tempos Modernos - Lulu Santos)

Enquanto a maioria se afunda no pessimismo em relação ao mundo, eu te convido a acreditar numa vida melhor no futuro. Eu acredito na força do amor, na força que transforma e que nos faz também querer espalhar essa mudança.
É muito fácil falar mal do governo, do sistema, da pobreza, dos países capitalistas selvagens, em frente a uma televisão ou computador, é mais fácil acreditar que o mundo vai de mal a pior, é mais cômodo rezar para que alguém apareça e mude tudo, num estalar de dedos. Dificil mesmo é arregaçar as mangas, tirar o bumbumzinho da cadeira e ir a luta e fazer como diz um pensamento de Mahatma Ghandi: SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER NO MUNDO.
Como calar as críticas a nossa Igreja Católica? Como ser diferente num mundo imerso em escuridão? AGINDO! Só assim poderemos provar que o Deus que move minha Igreja é um Deus de Misericórdia, Caridade e Esperança; somente fazendo é que seremos LUZ no mundo, a LUZ que é o próprio Cristo.
Então, ao invés de ficar falando mal de Deus e o mundo, literalmente, diga mais SIM do que Não, acredite que o amor é capaz de transformar QUALQUER coisa. Tenhamos consciência que a vida é um breve suspiro e estamos construindo aqui a vida eterna que teremos, vamos permitir que Deus seja em mim, em você e no mundo.

" Fiquem sempre alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! Que a bondade de vocês seja notada por todos. O Senhor está próximo. Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que ultrapassa toda a compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e os pensamentos de vocês. Finalmente, irmãos, ocupem-se com tudo que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de algum modo mereça louvor. Pratiquem tudo o que vocês aprenderam e receberam como herança, o que ouviram e observaram de mim. Então o Deus da paz estará com vocês."
(Fl 4, 4-9)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Que a força esteja com você!

Bem, antes de mais nada, quero dizer que esta postagem é de cunho totalmente PESSOAL. Não procurei referências, nem opiniões em outros lugares, tudo que escrevo aqui é uma percepção EXCLUSIVAMENTE minha e não conto com o aval de nenhum dirigente espiritual que concorde ou discorde de mim, mais uma vez eu digo, trata-se de um juízo meu a respeito deste tema. Então, devidamente (e dramaticamente) esclarecido, eis que o assunto de hoje é: STARS WARS.

Sempre fui fã da série, porque gosto de ficção científica, não ao ponto de ser uma nerd, mas suficiente para não passar vergonha numa convenção de fãs do gênero. Tinha assistido aos episódios 4, 5 e 6 há mais ou menos 10 anos, quando estreou o primeiro episódio no cinema (pra quem não sabe, os três últimos episódios foram gravados antes dos primeiros, porque o diretor, George Lucas, achava que na época a tecnologia cinematográfica não era boa o suficiente para suas idéias), eu era uma guria e estava vendo mais pelos amigos e pela fama, do que propriamente pela história, mas até que gostei, só não fiz relação nenhuma e com nada, era só um filme que falava sobre o bem e o mal e como ainda dá tempo de fazer a coisa certa, mesmo que você tenha andado errado por muito tempo. Foi sob esta ótica que também assisti ao espisódio 2.

Quando saiu o terceiro filme, em 2005 eu já estava na faculdade e minha caminhada cristã estava cada vez mais sólida, inclusive precisando enfrentar vários tipos de personalidades e crenças, o que foi pra mim uma batalha que muito me amadureceu e firmou minha fé, inclusive uma dessas visões que me fez ver STARS WARS de forma diferente. Numa das conversas sobre o que é a vida, o universo e tudo mais (também gosto do Guia do Mochileiro das galáxias - Douglas Adams), uma de minhas amigas solta essa: pra mim, o que governa o mundo é somente uma força superior, tudo é criado a partir desta força e depois a coisa segue seu rumo. (Num foi exatamente o que ela disse, mas foi essa a idéia) e na mesma hora eu pensei e disse: Eu também creio nisso, mas essa força pra mim se chama DEUS. Um pensamento puxou o outro e logo me veio a lembrança o filme, já que o que governa o universo no filme é justamente a Força.


Desde então, Stars Wars mudou de imagem para mim. Pude perceber claramente referências cristãs no filme, como a relação entre bem e mal, livre arbítrio, um ar messiânico, desapego material e afetivo, enfim, são muitas lições que podemos tirar desta ficção, mas que diariamente encontramos e enfrentamos suas situações na vida real. Anakin Skywalker tinha um belo futuro pela frente, os jedis(cavaleiros que defendiam o bem e o equilíbrio no universo) viam nele a esperança do bem vencer o mal, todavia, o jovem Anakin precisava aprender a controlar-se, principalmente quando se tratava de escolher entre suas próprias vontades ou o bem maior, ele deixava-se levar facilmente pela vaidade e pelo poder, não aceitava ser contrariado e o pior de tudo, permitia ser guiado pelo desejo de vingança, justificando suas atitudes como busca por justiça.

Em vários momentos, seus mestres pedem que Anakin controle sua raiva, tenha paciência e obedeça, mas ele é seduzido pela ilusão de poder usar seus poderes para fazer o que quisesse e assim alcançar seus objetivos. Todavia, essa liberdade é falsa, porque Anakin torna-se escravo deste mal, que inclusive o faz esquecer quem ele era e o torna outra pessoa: Darth Vader. No treinamento de Luke, o filho de Anakin, também encontramos várias motivações, como por exemplo, a insegurança de Luke, que o impede de realizar tudo o que pode. O embate entre pai e filho, mostra que as pequenas escolhem nos fazem quem somos, os dois passaram exatamente pela mesma situação, da escolha entre o bem e o mal, um escolheu o mal e viveu solitário e preso numa armadura, enquanto o outro não esqueceu os valores que o fizeram homem e os honrou com toda a liberdade de quem acredita no que vive.


Por fim, o bem vence e o amor transforma, porque só o amor muda que já se fez. Ainda existe tempo para fazer o bem, sempre existe a oportunidade de escolher aquilo que o coração sempre acreditou mas o mundo quis ocultar. Darth Vader volta a ser Anakin por um breve e crucial momento para poder viver aquilo que estava destinado a ele, o Amor.


Estamos aqui por uma razão, infelizmente, por algumas escolhas desviamos o foco e nos perdemos, mas sempre há uma chance, a Força(Deus) nunca nos abandona, porque somente Ela é capaz de dá sentido e razão à nossa vida e nossa vida foi criada para viver somente uma vontade, que é a de Deus; e quanto mais cedo temos essa experiência, de entregar nossa liberdade a Deus e vivermos verdadeiramente livres, menos são as chance de sermos levados pelo mundo.


O importante é saber que nossas escolhas determinam nosso caráter e que se estamos à luz do Espírito Santo, essas escolham serão sempre as mais corretas e se por falha humana nos desviarmos, paciência, é sempre tempo de voltar. Boa Sorte e que a Força esteja conosco.


P.S. Desculpa gente, este post foi realmente grande, mas é STARS WARS, não tem como falar pouco! ;)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Luz! Seja LUZ!


Hoje, vou pedir licença para falar um pouco sobre o retiro que participei neste último final de semana. Não teremos música, textos ou frases, mas somente experiência. O tema do retiro foi: VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO e foi promovida pela COMUNIDADE NOVA BERITH, aqui de João Pessoa - PB.
Com certeza, foi uma das melhores experiências que tive nesta minha caminhada rumo ao céu. Foi motivador, inspirador, revigorou forças e me deu certeza que Deus fala conosco através das pessoas. Foi de fato, MUITA LUZ que existiu naquele lugar, saindo, entrando, renovando.
O que quero falar, todavia, é de como me sinto hoje. Muitas dúvidas surgiram em minha mente nos últimos meses, qual meu caminho, onde devo ir, para onde devo ir, com quem devo ir. Coloquei muita confiança em pessoas, em sentimentos e ignorei o que realmente era importante; alimentei mágoas, não vivi certas virtudes, como paciência ou humildade e por fim, achei que no fundo estava completamente errada, que nada valia a pena. Por graça de Deus, sempre existe uma luz no fim do túnel e essa luz é JESUS.
Sei que não sou exemplo para ninguém, sei que tenho minhas falhas, limitações, pecados e defeitos, entretanto, todos nós somos assim, o importante é não desistir. O importante é saber que apesar de nossos pecados, Deus nos ama, Ele não tem expectativas em nós, porque nos conhece e nos aceita e é isto que devemos viver conosco e com nossos irmãos. Não podemos julgar, porque somos tão pecadores quanto qualquer um, devemos olhar sempre com misericórdia e fazendo nossa parte para ajudar a se levantar aqueles que estão caídos. É assim que seremos LUZ.
Também não podemos colocar uma cobrança demasiada em nós mesmos, devemos entender que estamos aqui para aprender e mais que o pecado, Deus vê o coração, vê nossas intenções de acertar, de recomeçar, de levantar. Por tanto, faça uma auto-avaliação, sincera e sem medos, procure o que precisa ser mudado, não tente justificar seus erros ou se vangloriar de seus acertos, apenas aceite-se e tudo aquilo que você não considera tão bom assim, entregue a Deus, coloque em suas mãos e lute para mudar, mesmo que isso te faça sofrer um pouco, porque são os sofrimentos de um coração contrito que agradam a Deus e não atos públicos de "fé", "sacrifício" ou "devoção". E claro, não prolonge o sofrimento, chore sem culpa, mas com arrependimento e certo da mudança e lute por isso, para ser melhor, para ser LUZ.
Bem, isso tudo falo primeiro para mim, pois sei que certas coisas não consigo aceitar e por isso mesmo não consigo mudar, mas nesta minha experiência, estou pronta para recomeçar e mudar aquilo que preciso. O passado ficou para trás, me serve apenas como ensinamento. Que assim seja para todos nós, que tenhamos força para ser quem somos e coragem para SER LUZ na vida de nossos irmãos!

Fiquem com Deus e até a próxima! E com música! ;)


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os mesmos pés cansados voltam pra você!

"Fiz mais do que posso, vi mais do que agüento.
E a areia dos meus olhos é a mesma que acolheu minhas pegadas.

Depois de tanto caminhar, depois de quase desistir,
os mesmos pés cansados voltam pra você.

Eu lutei contra tudo, eu fugi do que era seguro,
descobri que é possível viver só,
mas num mundo sem verdade.

Depois de tanto caminhar,
depois de quase desistir,
os mesmo pés cansados voltam pra você.
Pra você.

Sem medo de te pertencer, voltam pra você.
Depois de tanto caminhar, depois de quase desistir,
os mesmo pés cansados voltam pra você.
Meus pés cansados de lutar, meus pés cansados de fugir,
os mesmo pés cansados voltam pra você.
Pra você."

Pés Cansados (Sandy Leah e Lucas Lima)

Essa canção, me tocou quase que instantaneamente quando a ouvi. Parece uma oração, de tão humilde, de tão sincera. E principalmente por me identificar muito é que ela entrou aqui.
Quem conhece a Deus e não somente se apaixona, mas se entrega e mergulha, nunca mais sente-se vazio. Talvez, em alguns momentos se sinta sozinho, perdido, desesperado, mas lá dentro do coração existe uma força que faz acreditar que tudo vai mudar, as coisas vão melhorar sim!
Nesse mundo, existem milhares de motivos pra desistir, mas acredito eu que o pior de todos e maior de todos está em nós mesmos. Nosso cansaço, nossas frustrações, nossas expectativas, medos e sonhos que não se realizam vão nos enfraquecendo, vão tirando de nossos corações o essencial; passamos a querer enxergar apenas com os olhos, o que é um perigo, porque só se vê bem com o coração(Saint-Exupéry).
Mas, sempre existe uma volta. E são justamente nossos cansaços que nos fazem voltar. Esta é a magia de ser de Deus, é que não importa o que te afastou, é justamente esta coisa que vai te trazer de volta, porque percebemos que tudo só faz sentido ao lado d'Ele. Não importa onde você está agora, é momento de voltar. Estes mesmos pés cansados clamam e pedem que você volte, porque Deus sente sua falta, porque não adianta lutar, seu coração pertence ao Senhor. Apenas se entregue e volte.

"Levantar-me-ei e irei encontrar com meu pai e direi: Pai, pequei contra Deus e contra ti, já não mereço ser chamado de teu filho. Quando ainda estava longe, o pai o avistou e teve compaixão, Saiu correndo, o abraçou, e o cobriu de beijos." (Lc 15, 18-19.20b)


terça-feira, 6 de julho de 2010

Que eu sempre fui só de você...

"É só eu sei, quanto amor, eu guardei sem saber que era só pra você.
É só tinha de ser pra você, havia de ser pra você,
senão era mais uma dor, senão não seria o amor,
aquele que o mundo não vê o amor que chegou para dá,
o que ninguém deu pra você.
É você que é feito de azul, me deixa morar nesse azul,
me deixa encontrar minha paz, você que é bonito demais,
se ao menos pudesse saber,
que eu sempre fui só de você e você sempre foi só de mim,
que eu sempre fui só de você e você sempre foi só de mim..."

(Só tinha de ser com você - Tom Jobim)


Sabe aquelas sensações de que o amor que sente por alguém é o maior amor do mundo e nunca vai acabar. Primeiro namorado, a primeira melhor amiga, o primeiro diário, o primeiro brinquedo...enfim, quase todos os primeiros amores são pra sempre, assim como são os segundos, terceiros e assim sucessivamente, pois é, "o pra sempre, sempre acaba". De repente, as coisas vão acabando, se distanciando e outras coisas tomando o lugar e de repente, não mais que de repente, aquele MAIOR AMOR DO MUNDO nem era tão grande assim.
Eu, porém, conheço um primeiro amor que nunca morre, aliás, aumenta a cada dia que se vive, se conhece, enfim que se ama...um primeiro amor que antes mesmo de eu nascer já me amava e me esperava, um primeiro amor que eu tenho dentro de mim, mas demoro a descobrir, entender, perceber...esse é o Amor de Deus, o primeiro e maior amor de nossa vida.
E quando eu finalmente descubro esse amor, percebo que todo amor que eu tinha dentro de mim é ínfimo diante do Imenso Amor, eu quero, desejo, anseio por uma paz que o mundo não pode me oferecer, desejo viver mergulhada nessa beleza que me envolve, me alegra, me conforta e me dá sentido de viver!!! E assim, vivendo neste Amor, consigo entender que eu sempre fui d'Ele e Ele sempre foi e será meu. E pode ser seu também. Basta deixar que entre, é só abrir as portas do coração! Fiquem Com Deus!!


"Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir." (Jr 20, 7a)


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mas tenho culpa porque sou filho do Dono.

"Não sou profeta, nem tão pouco visionário,
mas o diário desse mundo tá na cara.
Um viajante na boléia do destino,
sou mais um fio da tesoura e da navalha.

Levando a vida tiro o verso da cartola,
chora viola nesse mundo sem amor;
desigualdade rima com hipocrisia,
não tem verso nem poesia que console um cantador.
A natureza na fumaça se mistura,
morre a criatura e o planeta sente dor.

O desespero no olhar de uma criança,
a humanidade fecha os olhos pra não ver;
televisão de fantasia e violência,
aumenta o crime, cresce a fome do poder.

Boi com sede bebe lama,
barriga seca não dá sono,
eu não sou dono do mundo,
mas tenho culpa porque sou filho do dono."

(Filho do dono - Petrucio Amorim)



Já que estamos no clima de São João, aproveito pra utilizar dessa música para falar para vocês. Já tinha começado falando sobre questões sociais no post passado e vou continuar falando; essa música que é interpretada por Flávio José, cantor de Monteiro-PB, e fala muito bem de tantas coisas tristes que vemos neste "mundão de meu Deus", mas o que mais me chama atenção nessa música é o refrão.
Queremos muitas vezes nos esquivar de nossas responsabilidades, damos desculpas como: Ah! Não posso fazer nada, não posso fazer tudo sozinho. De fato, sozinho podemos muito pouco, mas o nosso pouco fará a diferença, se cada um fizer um pouco, isto se tornará muito. E a responsabilidade é minha sim, sou filho do Dono do mundo, ora, será que você não cuida das coisas de sua família? Será que você não "toma de conta" das coisas de seu pai? Pois bem, esse mundo é do teu Pai, de Nosso Pai e por isso temos OBRIGAÇÃO de cuidar e se o mundo está nesta situação, pode ter certeza, é culpa nossa.
E o que faremos? Não podemos continuar de braços cruzados. Vamos lutar, pela vida, pelos pobres, pelos que têm fome e sede, de pão e de vida, pelos injustiçados, pelos tristes, por todos os homens, enfim.
Fiquem com Deus e até a próxima!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Paz sem voz, não é paz, é medo!

"A minha alma tá armada
e apontada para a cara do sossego,
pois paz sem voz (paz sem voz)
não é paz, é medo.

As vezes eu falo com a vida,
as vezes é ela que diz,
qual a paz que eu não quero conservar pra tentar ser feliz.

As grades do condomínio são pra trazer proteção,
mas também trazem a dúvida
se é você que tá nessa prisão.

Me abraça e me dê um beijo,
faça um filho comigo,
mas não me deixe sentar na poltrona num dia de domingo.
Procurando novas drogas de aluguel,
nesse vídeo coagido,
é pela paz que eu não quero seguir admitindo."

(Minha alma - Marcelo Yuka)

O que é paz para você? Não ter preocupação? Estar seguro dentro de casa? Não estar brigado com ninguém? Sinto muito, mas isto não é paz, no máximo isso é sossego, mas paz mesmo é outra coisa. Muitas vezes nos acomodamos dentro de nossas prisões particulares e achamos que com isso estamos seguros da violência; criticamos a segurança pública, os governos, culpamos até mesmo Deus de permitir que boas pessoas morram vítimas da violência das grandes cidades, todavia, nossa atitude diante desta realidade é simplesmente reclamar e continuar trancados dentro de nossos casulos.
Estamos cada vez mais submersos na ilusão que a televisão nos oferece. Quando a realidade dói demais ver, mudamos de canal; mas dificilmente encontramos pessoas que estejam dispostas realmente a lutarem para que mude essa situação, que saiam de suas poltronas e lutem contra a desigualdade, violência, tristeza que assola nossa sociedade, nossos jovens.
De fato, essa paz que nada fala, que nada reivindica, que não luta, não é uma paz verdadeira, é medo de admitir que somos culpados também por toda essa situação; somos culpados quando votamos nos mesmos políticos de sempre, quando deixamos nossos filhos sem limites e sem amor e que acabam se entregando às drogas, quando não fazemos nossa parte para diminuir as desigualdades sociais, quando simplesmente fechamos os olhos e preferimos ficar sentados numa poltrona num dia de domingo.
Isso não é ser Cristão. A paz que Jesus proclama não é uma paz de sossego, mas uma paz que luta, que muda a realidade que dói. Se fosse hoje, Jesus certamente lutaria contra a corrupção e contra a indústria da fome, da seca, da doença, no Brasil, na África e em todos os lugares do mundo. E cadê o Jesus que está dentro de você? O que você está fazendo com Ele? Coloque-o pra fora, lute também contra essa "paz"; abrace, beije, forme sua família, se liberte da prisão que você mesmo criou, busque a verdadeira paz que o mundo não pode dá.

"Portanto, toda aquele que der testemunho de mim diante dos homens, eu também darei testemunho dele diante do meu Pai que está no céu. Aquele porém que me renegar diante dos homens, eu também o renegarei diante do meu Pai que está no céu. Não pensem que eu vim trazer paz à terra, eu não vim trazer a paz, e sim, a espada. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procurar conservar a própria vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la."
(Mt 10, 32-34.38-39)


SUGESTÃO DE Pe. JUNIOR. Brigada, Padre Junior! ^^

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Esse amor é IMENSIDÃO

"Pra quê falar? Se você não quer me ouvir,
fugir agora não resolve nada.
Mas não vou chorar, se você quiser partir;
às vezes a distância ajuda
E essa tempestade um dia vai acabar...

Só quero te lembrar,
de quando a gente andava nas estrelas,
nas horas lindas que passamos juntos.
A gente só queria amar e amar
e hoje eu tenho certeza, a nossa história não termina agora
e essa tempestade um dia vai acabar.

Refrão
Quando a chuva passar,
quando o tempo abrir,
abra a janela e veja eu sou o sol,
eu sou céu e mar,
sou seu e fim
e o MEU AMOR É IMENSIDÃO."

(Quando a chuva passar - Ramón Cruz)


Quantas vezes na nossa vida, passamos por tempestades? São dias tristes, sem graça, de solidão! Chegamos a beirar o desespero, se saber pra onde ir, com quem falar e nesse momento é fácil cair em tentação e acabar na revolta. Nos revoltamos com nossos amigos, família, e infelizmente, com Deus e aqui é que mora o perigo.
Aconteceu que algumas pessoas não conseguem administrar o sofrimento, não conseguem pensar diante das coisas ruins que acontecem e só desejam encontrar o culpado para aquele momento ruim, quando na verdade não existem culpados de fato; como não conseguem encontrar um bode expiatório para sua crise, colocam a culpa no mais fácil, em Deus. E acabamos nos afastando d'Ele.
Para nossa sorte, Deus é paciente e entende nosso sofrimento. Ele sabe que somos fracos e cheios de defeitos, sabe também que facilmente caímos nessas tentações e por isso, uma de suas características é a MISERICÓRDIA. Ainda bem!!!!
E esta canção, hoje Deus está cantando para nós. Ele quer nos dizer que apesar da liberdade que Ele nos deu para seguirmos o caminho que quisermos, Sua vontade é que fiquemos ao Seu lado; mas precisamos ter calma, precisamos perseverar e acreditar que as tempestades da vida servem para nosso crescimento espiritual e vão nos ajudar diante das adversidades que vão surgir certamente na nossa caminhada.
Não podemos nos esquecer das coisas maravilhosas que temos, vemos e sentimos quando nos abrimos e nos dedicamos aos projetos de Deus na nossa vida. Não podemos esquecer de que vale a pena e que o Sacrifício de Cristo nos salvou e por isso hoje somos livres, é nisso que devemos colocar nossa esperança. E devemos ter a certeza que a tempestade vai passar e nossa história com Deus não tem fim, porque seu amor é IMENSIDÃO.

"Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, A paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios. Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer. Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida. Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação!"
(Rm 5, 1-11)